Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre grafemas e fonemas

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Trava-línguas

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Descrição

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender a relação entre grafemas e fonemas de palavras com correspondências regulares diretas.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    C
    omputadores ou outros dispositivos com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Vídeo: Tiquequê - Trava Língua Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PxBWKU9n-44

  • Materiais diversos:
    Trava-língua: “Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão, se o papa tudo papasse, seria um papa-papão” impresso, trava-línguas com a predominância das letras P/B, F/V, T/D impressos, tabela de registro, lápis, borracha, quadro, caneta piloto, pen drive, data show, notebook.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender a relação entre grafemas e fonemas de palavras com correspondências regulares diretas.

Competências gerais

5. Cultura digital

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender a relação entre grafemas e fonemas de palavras com correspondências regulares diretas.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema dos pares mínimos F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares mínimos são pronunciados de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças em processo de alfabetização.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 min

Palavras com correspondências regulares diretas nos trava-línguas

Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que eles irão analisar alguns trava-línguas que possuem palavras com correspondências regulares diretas entre letras/grafemas e sons/fonemas.

Se o Papa papasse papa, se o papa papasse pão, se o papa tudo papasse, seria um papa-papão

Inicie a aula perguntando:

- Alguém sabe o que são trava-línguas?

Caso os alunos tenham dificuldade para explicar, o professor pode dizer que trava-línguas são textos que servem para se divertir e que possuem frases com muitas sílabas difíceis de pronunciar, ou sílabas formadas com os mesmos sons e que devem ser pronunciadas de forma rápida e clara, o que se torna um desafio.

Para brincar com os trava-línguas, prepare o projetor e a caixa de som para passar um vídeo. O vídeo "Tiquequê - Trava Língua" que cantam e brincam com trava-línguas. Caso não consiga passar o vídeo utilizando a Internet da sua escola, baixe o vídeo com antecedência para acessá-lo offline. Passe o vídeo uma vez e pergunte os trava-línguas que os estudantes conseguiram identificar. Passe outra vez e convide-os a cantar junto. Você pode colocar alguns dos trava-línguas no quadro, em uma cartolina ou imprimir para que os estudantes cantem a música junto com o vídeo.

Depois, pergunte:

- Quem conhece algum outro trava-língua?

Espera-se que os alunos citem alguns exemplos, caso eles não consigam, o professor pode citar - nos materiais complementares você encontra alguns exemplos.

Entregue para os alunos o trava-língua: “Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão, se o papa tudo papasse, seria um papa-papão”.

Faça a leitura do trava-língua e, em seguida, peça que os alunos tentem memorizá-lo para conseguir falar bem rápido sem errar.

Oriente que, primeiro, memorizem palavra por palavra e depois leia todo trava-língua devagar até conseguir dizê-lo rapidamente.

Organize a sala em círculo e peça que alguns alunos, um de cada vez, tente dizer o trava-língua de forma bem rápida.

Depois dessa brincadeira, organize a turma em grupos com quatro alunos cada, de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nos grupos e ajudem os colegas não alfabéticos.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar o trava-línguas para impressão.

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