Atividade para impressão - Trava-língua
Plano de Aula
Plano de aula: Relação entre grafemas e fonemas
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Trava-línguas
Descrição
Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender a relação entre grafemas e fonemas de palavras com correspondências regulares diretas.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Vídeo: Tiquequê - Trava Língua Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PxBWKU9n-44. - Materiais diversos:
Trava-língua: “Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão, se o papa tudo papasse, seria um papa-papão” impresso, trava-línguas com a predominância das letras P/B, F/V, T/D impressos, tabela de registro, lápis, borracha, quadro, caneta piloto, pen drive, data show, notebook.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Compreender a relação entre grafemas e fonemas de palavras com correspondências regulares diretas.
Competências gerais
5. Cultura digital
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender a relação entre grafemas e fonemas de palavras com correspondências regulares diretas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema dos pares mínimos F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares mínimos são pronunciados de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças em processo de alfabetização.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 min
Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que eles irão analisar alguns trava-línguas que possuem palavras com correspondências regulares diretas entre letras/grafemas e sons/fonemas.
Inicie a aula perguntando:
- Alguém sabe o que são trava-línguas?
Caso os alunos tenham dificuldade para explicar, o professor pode dizer que trava-línguas são textos que servem para se divertir e que possuem frases com muitas sílabas difíceis de pronunciar, ou sílabas formadas com os mesmos sons e que devem ser pronunciadas de forma rápida e clara, o que se torna um desafio.
Para brincar com os trava-línguas, prepare o projetor e a caixa de som para passar um vídeo. O vídeo "Tiquequê - Trava Língua" que cantam e brincam com trava-línguas. Caso não consiga passar o vídeo utilizando a Internet da sua escola, baixe o vídeo com antecedência para acessá-lo offline. Passe o vídeo uma vez e pergunte os trava-línguas que os estudantes conseguiram identificar. Passe outra vez e convide-os a cantar junto. Você pode colocar alguns dos trava-línguas no quadro, em uma cartolina ou imprimir para que os estudantes cantem a música junto com o vídeo.
Depois, pergunte:
- Quem conhece algum outro trava-língua?
Espera-se que os alunos citem alguns exemplos, caso eles não consigam, o professor pode citar - nos materiais complementares você encontra alguns exemplos.
Entregue para os alunos o trava-língua: “Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão, se o papa tudo papasse, seria um papa-papão”.
Faça a leitura do trava-língua e, em seguida, peça que os alunos tentem memorizá-lo para conseguir falar bem rápido sem errar.
Oriente que, primeiro, memorizem palavra por palavra e depois leia todo trava-língua devagar até conseguir dizê-lo rapidamente.
Organize a sala em círculo e peça que alguns alunos, um de cada vez, tente dizer o trava-língua de forma bem rápida.
Depois dessa brincadeira, organize a turma em grupos com quatro alunos cada, de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nos grupos e ajudem os colegas não alfabéticos.
Materiais complementares:
Clique aqui para acessar o trava-línguas para impressão.
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