Atividade para impressão - Trava-língua
Plano de Aula
Plano de aula: Relação entre grafemas e fonemas
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Trava-línguas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender a relação entre grafemas e fonemas de palavras com correspondências regulares diretas.
Materiais necessários: Trava-língua: “Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão, se o papa tudo papasse, seria um papa-papão” impresso, trava-línguas com a predominância das letras P/B, F/V, T/D impressos, tabela de registro, lápis, borracha, quadro, caneta piloto, pen drive, data show, notebook.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema dos pares mínimos F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares mínimos são pronunciados de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças em processo de alfabetização.
Referências sobre o assunto:
SILVA, A. Ortografia na sala de aula. (org) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo:Melhoramentos, 2012.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação. Blumenau: FURB, v.6, pp.6-24, 2011.
ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em: 04 de outubro de 2018.
Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/ortografia>. Acesso em: 06 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que eles irão analisar alguns trava-línguas que possuem palavras com correspondências regulares diretas entre letras/grafemas e sons/fonemas.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula perguntando: alguém sabe o que são trava-línguas?
Caso os alunos tenham dificuldade para explicar, o professor pode dizer que trava-línguas são textos que servem para se divertir e que possuem frases com muitas sílabas difíceis de pronunciar, ou sílabas formadas com os mesmos sons e que devem ser pronunciadas de forma rápida e clara, o que se torna um desafio.
Quem conhece algum trava-língua?
Espera-se que os alunos citem alguns exemplos, caso eles não consigam, o professor pode citar - nos materiais complementares do slide 4 você encontra alguns exemplos.
- Entregue para os alunos o trava-língua: “Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão, se o papa tudo papasse, seria um papa-papão”.
- Faça a leitura do trava-língua e, em seguida, peça que os alunos tentem memorizá-lo para conseguir falar bem rápido sem errar.
- Oriente que, primeiro, memorizem palavra por palavra e depois leia todo trava-língua devagar até conseguir dizê-lo rapidamente.
- Organize a sala em círculo e peça que alguns alunos, um de cada vez, tente dizer o trava-língua de forma bem rápida.
- Depois dessa brincadeira, organize a turma em grupos com quatro alunos cada, de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nos grupos e ajudem os colegas não alfabéticos.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar o trava-línguas para impressão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue dois trava-línguas para cada grupo. É interessante selecionar trava-línguas que tenham as letras P/B, F/V, T/D, para que os alunos possam observar o som dessas letras. Nesse caso, um grupo recebe um trava-línguas com a predominância da letra P e um com a predominância da letra B; o outro grupo recebe um trava-línguas com a predominância da letra F e um com a predominância da letra V, e assim sucessivamente.
- Solicite aos grupos que façam a leitura dos dois trava-línguas e localizem as letras que aparecem várias vezes e que apresentam sons semelhantes.
- Peça que os alunos registrem em uma tabela algumas informações dos trava-línguas, tais como: a palavra que mais se repete, as palavras que são iniciadas com a mesma letra da palavra que mais se repete, a letra predominante e as palavras que possuem a letra predominante em diferentes posições, para que os alunos percebam que o grafema predominante representam um único fonema. Por exemplo, se o grupo ficou com o trava-língua: “O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo tempo tem”, a palavra que mais se repete (tempo), as palavras que são iniciadas com a mesma letra da palavra que se repete (tempo - tem, tanto), a letra predominante (t) e as palavras que possuem a letra predominante em diferentes posições (perguntou, quanto).
- Circule pela sala, observando as discussões nos grupos e faça intervenções quando os alunos apresentarem dificuldades. Por exemplo, não conseguirem identificar a predominância de determinada letra no trava-língua, principalmente quando a letra estiver em posições diferentes nas palavras. Nesse caso, você pode ler o trava-língua, pausadamente, e pedir que os alunos prestem atenção no som das letras de cada palavra.
- Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar alguns trava-línguas com os pares de letras P/B, F/V, T/D. Clique aqui para acessar o modelo da tabela de registro.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que um representante de cada grupo, socialize os seus trava-línguas.
- Escolha alguns grupos e pergunte: qual foi a letra cujo som mais apareceu nos trava-línguas de vocês? Espera-se que os alunos respondam que foram as letras T/D, F/V ou P/B, letras escolhidas como predominantes nos trava-línguas.
Vocês perceberam alguma semelhança entre essas letras?
Espera-se que os alunos respondam que esses pares de letras possuem sons parecidos.
Essas letras representam sons diferentes em diferentes palavras?
Espera-se que os alunos respondam que não porque cada grafema representa um único fonema e vice-versa, independente da posição que essas letras aparecem nas palavras.
- Anote as respostas no quadro.
- Explique aos alunos que os pares de letras P/B, F/V, T/D são pronunciadas de forma muito parecida, mas cada uma dessas letras representa um único som/fonema, ou seja, não há outra letra ou grupo de letras competindo com o som delas. Isso significa que há uma correspondência regular direta entre grafemas e fonemas e vice-versa. Aqui você pode citar um exemplo de um grafema que representa mais de um fonema para que os alunos percebam a diferença, por exemplo, a letra G em GIRAFA possui o mesmo som da letra J, da palavra JILÓ, JOELHO, JOANINHA, etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de compreender a relação entre grafemas e fonemas de palavras com correspondências regulares diretas.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Vídeos sugeridos para este plano adaptado:
* Trava-línguas “Se o Papa papasse papa”, disponível aqui;
* Trava-línguas “Patati Patatá”, disponível aqui.
Introdução
Encaminhe, pelo grupo de WhatsApp, o vídeo do trava-língua “Se o Papa papasse papa”, disponível aqui, e lance a seguinte pergunta: alguém sabe o que são trava-línguas?
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula por videochamada, explicando que eles irão analisar alguns trava-línguas que possuem palavras com correspondências regulares diretas entre letras/grafemas e sons/fonemas. Pergunte o que acharam do trava-línguas enviado e se todos sabem o que é um trava-línguas. O vídeo do Patati Patatá, disponível aqui, pode ser compartilhado nesse momento, pois apresenta, de forma musical, o que são trava-línguas, e cantam alguns exemplos. Faça a leitura do trava-línguas e, em seguida, desafie-os a tentarem falar bem rápido, sem errar. Depois dessa brincadeira, organize a turma em grupos com quatro alunos cada, de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nos grupos e ajudem os colegas não alfabéticos. É interessante selecionar trava-línguas que tenham as letras P/B, F/V e T/D, para que possam observar os sons dessas letras. Encaminhe um trava-línguas para cada grupo no WhatsApp e solicite que façam a leitura, localizem as letras que aparecem várias vezes e que apresentam sons semelhantes, registrando-as em uma tabela a ser enviada por e-mail ou WhatsApp, ou ainda impressa na escola para ser retirada pelos responsáveis. Alguns trava-línguas com os pares de letras P/B, F/V e T/D estão disponíveis aqui; o modelo da tabela de registro está disponível aqui.
Fechamento
Você pode solicitar que um representante de cada grupo socialize seu trava-línguas através de vídeo. Fale também que eles devem indicar qual foi a letra cujo som mais apareceu no trava-línguas. Espera-se que os alunos respondam que foram as letras T/D, F/V ou P/B, letras escolhidas como predominantes nos trava-línguas. Se achar necessário, feche esta aula de forma síncrona, fazendo a seguinte pergunta: perceberam alguma semelhança entre essas letras? Explique aos alunos que os pares de letras P/B, F/V e T/D são pronunciadas de forma muito parecida, mas cada uma dessas letras representa um único som/fonema, ou seja, não há outra letra ou grupo de letras competindo com o som delas.
Convite às famílias
Brinque com os trava-línguas e desafie a criança a falar o mais rápido possível, proporcionando um ambiente alegre para a realização das atividades propostas.