Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre grafemas e fonemas

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Trava-línguas

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender a relação entre grafemas e fonemas de palavras com correspondências regulares diretas.

Materiais necessários: Trava-língua: “Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão, se o papa tudo papasse, seria um papa-papão” impresso, trava-línguas com a predominância das letras P/B, F/V, T/D impressos, tabela de registro, lápis, borracha, quadro, caneta piloto, pen drive, data show, notebook.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema dos pares mínimos F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares mínimos são pronunciados de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças em processo de alfabetização.

Referências sobre o assunto:

SILVA, A. Ortografia na sala de aula. (org) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo:Melhoramentos, 2012.

LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação. Blumenau: FURB, v.6, pp.6-24, 2011.

ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em: 04 de outubro de 2018.

Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/ortografia>. Acesso em: 06 de outubro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que eles irão analisar alguns trava-línguas que possuem palavras com correspondências regulares diretas entre letras/grafemas e sons/fonemas.

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