Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de compreender a relação entre grafemas e fonemas de palavras com correspondências regulares diretas.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Vídeos sugeridos para este plano adaptado:
* Trava-línguas “Se o Papa papasse papa”, disponível aqui;
* Trava-línguas “Patati Patatá”, disponível aqui.
Introdução
Encaminhe, pelo grupo de WhatsApp, o vídeo do trava-língua “Se o Papa papasse papa”, disponível aqui, e lance a seguinte pergunta: alguém sabe o que são trava-línguas?
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula por videochamada, explicando que eles irão analisar alguns trava-línguas que possuem palavras com correspondências regulares diretas entre letras/grafemas e sons/fonemas. Pergunte o que acharam do trava-línguas enviado e se todos sabem o que é um trava-línguas. O vídeo do Patati Patatá, disponível aqui, pode ser compartilhado nesse momento, pois apresenta, de forma musical, o que são trava-línguas, e cantam alguns exemplos. Faça a leitura do trava-línguas e, em seguida, desafie-os a tentarem falar bem rápido, sem errar. Depois dessa brincadeira, organize a turma em grupos com quatro alunos cada, de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nos grupos e ajudem os colegas não alfabéticos. É interessante selecionar trava-línguas que tenham as letras P/B, F/V e T/D, para que possam observar os sons dessas letras. Encaminhe um trava-línguas para cada grupo no WhatsApp e solicite que façam a leitura, localizem as letras que aparecem várias vezes e que apresentam sons semelhantes, registrando-as em uma tabela a ser enviada por e-mail ou WhatsApp, ou ainda impressa na escola para ser retirada pelos responsáveis. Alguns trava-línguas com os pares de letras P/B, F/V e T/D estão disponíveis aqui; o modelo da tabela de registro está disponível aqui.
Fechamento
Você pode solicitar que um representante de cada grupo socialize seu trava-línguas através de vídeo. Fale também que eles devem indicar qual foi a letra cujo som mais apareceu no trava-línguas. Espera-se que os alunos respondam que foram as letras T/D, F/V ou P/B, letras escolhidas como predominantes nos trava-línguas. Se achar necessário, feche esta aula de forma síncrona, fazendo a seguinte pergunta: perceberam alguma semelhança entre essas letras? Explique aos alunos que os pares de letras P/B, F/V e T/D são pronunciadas de forma muito parecida, mas cada uma dessas letras representa um único som/fonema, ou seja, não há outra letra ou grupo de letras competindo com o som delas.
Convite às famílias
Brinque com os trava-línguas e desafie a criança a falar o mais rápido possível, proporcionando um ambiente alegre para a realização das atividades propostas.