Atividade para impressão - Atividade ilustrada
Plano de Aula
Plano de aula: Palavras com os grafemas P, B, F, V, T, D
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Trava-línguas
Descrição
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Criador de livros: https://www.mystorybook.com/ - Materiais diversos:
Data show, pen drive, notebook, quadro, caneta piloto, atividade ilustrada, lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.
Competências gerais
5. Cultura digital
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 70 min
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema dos pares mínimos F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares mínimos são pronunciados de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças não alfabetizadas.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 20 min
Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que eles irão pensar sobre a escrita correta de palavras com correspondências regulares diretas.
Inicie a aula com o questionamento:
- Alguém lembra o que é um trava-língua? Quem pode citar um exemplo?
Espera-se que os alunos citem exemplos de trava-línguas já trabalhados em aulas anteriores.
Projete ou registre no quadro o trava-língua: “O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa”.
Leia o trava-língua e questione:
- Qual é a letra cujo som mais aparece nesse trava-língua?
Espera-se que os alunos respondam que é o som da letra P, caso eles não respondam, faça essa observação.
- Quais são as palavras desse trava-língua que possuem a letra P?
Espera-se que os alunos respondam quais são as palavras: princípio, principal, príncipe, principiava, principalmente, principesco, princesa. Registre no quadro as palavras citadas pelos alunos, formando uma lista de palavras com a letra P.
- Existe alguma outra letra que pode ser usada para representar o som da letra P?
Espera-se que os alunos respondam que não existe outra letra para representar o som da letra P porque essa letra representa um só som. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação.
- Alguém conhece alguma letra que possui um som parecido com o som da letra P?
Espera-se que os alunos respondam que o som da letra B é parecido com o som da letra P. Caso eles não deem essa resposta, faça essa observação.
- Quem pode citar exemplos de palavras com a letra B?
Registre no quadro, os exemplos citados pelos alunos, formando uma lista de palavras com a letra B. Caso eles não consigam dar os exemplos, solicite que observem a lista com os nomes dos alunos exposta na sala ou outra lista de palavras já trabalhada com a turma.
Faça a leitura compartilhada das palavras e depois chame a atenção dos alunos para a pronúncia das letras P e B, que apesar de serem pronunciadas de forma muito parecida, cada uma dessas letras representa um determinado som/fonema, pois não competem com o som de outras letras ou dígrafos.
Pergunte:
- Alguém conhece outras letras que representam um único som? Quais?
Espera-se que os alunos respondam que as letras T, D, F, V também representam apenas um som, ou seja, cada uma delas representa um único fonema e vice-versa. Caso eles não respondam isso, escreva essas letras no quadro e faça essa observação. Caso os alunos citem outras letras, anote-as no quadro e analise junto com eles a partir de exemplos de palavras se as letras citadas realmente representam um único som, ou seja, se tem correspondência regular direta entre letra/grafema e som/ fonema e vice-versa. Se os alunos citarem uma letra que apresenta correspondência contextual como, por exemplo, a letra G, solicite que eles deem alguns exemplos de palavras com essa letra e analise-as junto com eles. Caso não surja nenhuma palavra com o G representando outro som, você mesmo(a) pode sugerir algumas palavras (ex: GIRAFA, GATO, VIAGEM, GOIABA, GIZ, GARÇOM, GELO, GUARANÁ) e analisá-las junto com os alunos, chamando a atenção para o som dessa letra em diferentes palavras (o som do G antes de E e I e antes de A, O, U).
Organize a turma em duplas de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nas duplas para ajudar os colegas em processo de alfabetização.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA