Plano de Aula

Plano de aula: Palavras com os grafemas P, B, F, V, T, D

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Trava-línguas

mais ações

Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Criador de livros: https://www.mystorybook.com/

  • Materiais diversos:
    Data show, pen drive, notebook, quadro, caneta piloto, atividade ilustrada, lápis e borracha.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.

Competências gerais

5. Cultura digital

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 70 min

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema dos pares mínimos F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares mínimos são pronunciados de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças não alfabetizadas.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 20 min

Pensando sobre a escrita de palavras com correspondências regulares diretas

Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que eles irão pensar sobre a escrita correta de palavras com correspondências regulares diretas.

O principio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa

Inicie a aula com o questionamento:

- Alguém lembra o que é um trava-língua? Quem pode citar um exemplo?

Espera-se que os alunos citem exemplos de trava-línguas já trabalhados em aulas anteriores.

Projete ou registre no quadro o trava-língua: “O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa”.

Leia o trava-língua e questione:

- Qual é a letra cujo som mais aparece nesse trava-língua?

Espera-se que os alunos respondam que é o som da letra P, caso eles não respondam, faça essa observação.

- Quais são as palavras desse trava-língua que possuem a letra P?

Espera-se que os alunos respondam quais são as palavras: princípio, principal, príncipe, principiava, principalmente, principesco, princesa. Registre no quadro as palavras citadas pelos alunos, formando uma lista de palavras com a letra P.

- Existe alguma outra letra que pode ser usada para representar o som da letra P?

Espera-se que os alunos respondam que não existe outra letra para representar o som da letra P porque essa letra representa um só som. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação.

- Alguém conhece alguma letra que possui um som parecido com o som da letra P?

Espera-se que os alunos respondam que o som da letra B é parecido com o som da letra P. Caso eles não deem essa resposta, faça essa observação.

- Quem pode citar exemplos de palavras com a letra B?

Registre no quadro, os exemplos citados pelos alunos, formando uma lista de palavras com a letra B. Caso eles não consigam dar os exemplos, solicite que observem a lista com os nomes dos alunos exposta na sala ou outra lista de palavras já trabalhada com a turma.

Faça a leitura compartilhada das palavras e depois chame a atenção dos alunos para a pronúncia das letras P e B, que apesar de serem pronunciadas de forma muito parecida, cada uma dessas letras representa um determinado som/fonema, pois não competem com o som de outras letras ou dígrafos.

Pergunte:

- Alguém conhece outras letras que representam um único som? Quais?

Espera-se que os alunos respondam que as letras T, D, F, V também representam apenas um som, ou seja, cada uma delas representa um único fonema e vice-versa. Caso eles não respondam isso, escreva essas letras no quadro e faça essa observação. Caso os alunos citem outras letras, anote-as no quadro e analise junto com eles a partir de exemplos de palavras se as letras citadas realmente representam um único som, ou seja, se tem correspondência regular direta entre letra/grafema e som/ fonema e vice-versa. Se os alunos citarem uma letra que apresenta correspondência contextual como, por exemplo, a letra G, solicite que eles deem alguns exemplos de palavras com essa letra e analise-as junto com eles. Caso não surja nenhuma palavra com o G representando outro som, você mesmo(a) pode sugerir algumas palavras (ex: GIRAFA, GATO, VIAGEM, GOIABA, GIZ, GARÇOM, GELO, GUARANÁ) e analisá-las junto com os alunos, chamando a atenção para o som dessa letra em diferentes palavras (o som do G antes de E e I e antes de A, O, U).

Organize a turma em duplas de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nas duplas para ajudar os colegas em processo de alfabetização.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA