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Plano de aula - Revisando: O e U em final de palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Revisando: O e U em final de palavras

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras O e U no final de palavras, com ênfase no O átono.

Materiais necessários: Imagens para serem usadas no texto enigmático, disponível aqui. Atividade para impressão, disponível aqui.

Caso queira trabalhar com mais palavras e imagens, utilizando de recorte de revistas, aqui há sugestões de mais palavras terminadas em O e U. Cartolina e imagens de revista para a elaboração de um texto enigmático que servirá de referência para as crianças.

Dificuldades antecipadas: Emprego da sílaba com U no lugar da sílaba com O átono, por apoiarem-se apenas na imagem.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVA, A. Ortografia na sala de aula. (orgs) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e explique que na aula de hoje vão escrever um texto enigmático para que o(a) colega decifre.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8-9 minutos.

Orientações:

  • Sente as crianças em duplas produtivas. É interessante fazer previamente uma lista com o nome dos alunos que queira sentar junto para otimizar o tempo da aula.

  • Inicie a aula fazendo uma revisão rápida sobre o que aprenderam em relação ao uso do O e do U em final de palavras.

  • Caso esta aula esteja sendo usada isoladamente, é necessário utilizar este primeiro momento da aula para firmar alguns conceitos. Uma sugestão é trabalhar com a parlenda Hoje é domingo, oralmente, com as crianças, e escrever no quadro algumas das palavras que tem som final de U quando são faladas, como: domingo, cachimbo, touro, buraco, acabou, destacando as sílabas fortes dessas palavras.

  • Explique novamente as regrinhas e conceitos:
  • Nós já vimos que algumas palavras têm som final de U, mas são escritas com O.
  • E por que isso acontece?
  • Acontece porque a letra O no final da palavra não está na sílaba forte. Já as palavras que terminam em U sempre estão na sílaba forte.

  • Dê exemplos: BURACO e URUBU. Chame as palavras como se fossem nomes junto com a turma e confirme que a sílaba mais forte de BURACO é RA e de URUBU é BU.
  • Então, quando nós não estamos vendo essas palavras, estamos somente as ouvindo, e precisamos escrevê-las, para saber se terminam com O ou U eu posso chamar essa palavra e se a última sílaba for a mais forte, eu vou escrever com O ou U?
  • Isso mesmo, com U.
  • Se eu chamar a palavra e a sílaba mais forte não for a última, vou escrever com O ou U?
  • Isso mesmo, com O, porque é o O com som fraco.

  • Caso ache necessário, você pode ditar essas palavras do item 3, pedir que escrevam, levantar as hipóteses sobre que letras são utilizadas nas sílabas finais e chamar as palavras, vendo se as crianças conseguem identificar a sílaba forte e a letra final que deve ser usada.

  • Você pode perguntar, também, como as crianças explicariam essas regras para alguém que não as soubesse. Vê-los verbalizando as regras, compartilhando as informações, fazendo complementações aos que os colegas disserem e podendo, inclusive, registrar essas informações no quadro.

  • Depois de se certificar que a questão da sílaba forte e fraca está bem estabelecida ou revisada, introduza o assunto da aula de hoje.
  • Hoje vocês vão criar um texto com enigmas para seu par.
  • Vocês sabem como é um texto enigmático? Deixe que as crianças expressem suas hipóteses.

  • Explique ou confirme que se trata de um texto em que se combinam palavras e imagens. Quem decifra o texto enigmático precisa transcrever as imagens em palavras. E, assim, eles reafirmarão o que aprenderam sobre o uso do O e U em final de palavra.
  • Estão animados? Vocês criarão um texto curtinho para que seu par decifre!
  • Querem saber como vai ser?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Elabore, em uma cartolina, utilizando imagens grandes - recortadas de revistas ou impressas -, um texto enigmático que pode servir de exemplo para as crianças. De preferência uma frase curta, como por exemplo: O MENINO (imagem de um menino) QUERIA MUITO COMER BOLO (imagem de um bolo) DE CHOCOLATE.

  • Apresente e leia com as crianças o seu texto enigmático, reescrevendo o texto no quadro, substituindo as imagens por palavras, pedindo a ajuda das crianças nessa substituição.

  • Entregue uma folha de atividade para cada criança. Explique que vão poder escolher, dentre algumas imagens, 2 ou 3 imagens para colocar em seu texto. E que o texto deve ser curto, com uma frase ou duas para caber dentro da atividade, como no exemplo dado.

  • Peça para que pensem na frase, posicionem as imagens, escrevam o texto com as imagens posicionadas e só depois colem as imagens nos lugares certos.

  • Para isso, não devem mostrar para sua dupla o que estão criando, então, deverão se separar.

  • Disponibilize as imagens para que as crianças escolham. Certifique-se de imprimir o bastante para que as crianças tenham opções. Cada criança de cada dupla escolherá imagens diferentes das de seu par (você verá no material que são 6 imagens para os alunos 1 e 6 imagens para os alunos 2 de cada dupla). Portanto, o ideal é colocar essas imagens em dois lados opostos da sala e pedir para que as crianças, de 2 em 2 ou de 3 em 3, escolham de 2 a 3 imagens para usar em seu texto.

  • Nesse momento, as duplas ficarão separadas. Relembre que todas as imagens são terminadas em O ou U, e se tiverem alguma dúvida sobre a palavra exata que aquela imagem representa, podem perguntar.

  • Peça para que levem o papel da atividade, lápis e cola. As crianças que estiverem trabalhando com as mesmas imagens podem formar grupinhos para conversar sobre a atividade e trocar ideias sobre seu texto.

  • Dê aproximadamente 10 a 15 minutos para que elaborem seu texto. Pode ser um bilhete, uma narrativa, etc.

  • Vá circulando entre os dois grupos para se certificar de que estão utilizando o tempo para pensar em seu texto e os ajude se necessário.

  • Você pode ir fazendo sugestões:
  • Para o grupo 1:
  • Com quem o cavalo/gato/dinossauro estava? Ou o que ele comeu?
  • O olho é de quem? E o que ele viu?
  • O que tinha no castelo?
  • Para o grupo 2:
  • Quem poderia ter pegado/comido/ ou até “botado” o ovo?
  • De quem era o copo?
  • Quem viu um esqueleto e aonde ele estava? O que estava acontecendo? Etc.

  • Conforme as crianças forem terminando, peça para que voltem para seus lugares, coloquem a atividade sobre a mesa, voltada para baixo, e aguardem sua dupla voltar.

Materiais complementares: Imagens para serem usadas no texto enigmático, disponível aqui. Atividade para impressão, disponível aqui.

Caso queira trabalhar com mais palavras e imagens, utilizando de recorte de revistas, aqui há sugestões de mais palavras terminadas em O e U. Cartolina e imagens de revista para a elaboração de um texto enigmático que servirá de referência para as crianças.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Quando todos estiverem em seus lugares, explique:
  • Agora é o momento de trocar as folhas com seu par. Você deverá decifrar o texto enquanto ele fará o mesmo com o seu. Não dê dicas e nem as peça.
  • Caso tenha dúvidas, tente relembrar das regrinhas da sílaba mais forte.
  • Vou dar 5 minutos para que vocês decifrem.
  • Utilize as linhas abaixo, na atividade 2.

  • Findado os 5 minutos, peça para que as duplas compartilhem entre si os textos decifrados e conversem sobre suas escolhas, observando se seu par decifrou o texto e escreveu o nome da imagem corretamente. Caso sim, peça para que analisem se a letra final (O ou U) foi usada corretamente e, caso um discorde da decisão do outro sobre o uso do O e do U no final das palavras, conversem sobre isso lembrando-se da sílaba mais forte em seus argumentos.

  • Peça para que aproveitem para conversarem sobre o que mais gostaram nos textos enigmáticos, para que analisem as ideias um do outro, elogiem a criatividade que seus colegas tiveram.

  • Selecione alguns dos alunos que queiram compartilhar suas produções para que leiam seus textos e apresentem para a sala. Caso vá separar um tempinho no final da aula para que as crianças apresentem suas produções, peça para que todos se preparem, pois no final da aula cada aluno apresentará seu texto para a turma, sentados em roda.

  • Explique que agora você fará a correção no quadro, mas com a ajuda das crianças. Você pode já deixar escrita as palavras no quadro, mas sem a sílaba final (aproveitando-se, por exemplo, dos 5 minutos anteriores).

  • Aponte para uma palavra e peça para que as crianças que tiveram que decifrar aquela palavra levantem a mão. Pergunte para elas se termina com O ou U e caso haja discordância, peça para que defendam suas hipóteses.

  • Chame a palavra como um nome, destaque a sílaba forte e, assim, vá reafirmando o que já aprenderam.
  • Se é a penúltima sílaba a mais forte, então a última é escrita com?
  • Isso mesmo, com O. Corrija a sílaba final.
  • Se a sílaba mais forte é a última, então é escrita com?
  • Isso mesmo, com U.

  • Faça isso com todas as palavras. Uma sugestão é pedir que as crianças façam uma lista com essas palavras no caderno, separando-as em duas colunas, do O e do U, destacando a sílaba forte.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Depois da correção, converse com as crianças sobre a atividade.
  • Vocês gostaram da proposta da aula?
  • Foi mais difícil elaborar o texto enigmático ou decifrá-lo?
  • Ouça as respostas. E por que vocês acharam isso mais difícil? (direcione sua pergunta de acordo com as respostas).
  • Conseguiram aplicar a regrinha da sílaba forte, ou foram mais no chute?
  • Vocês acham que se lembrarão da regrinha sempre que ficarem com dúvidas?
  • Alguém teve alguma dificuldade que gostaria de compartilhar com a sala?
  • Quero muito saber se ainda existe alguma dúvida sobre o uso do O e do U no final das palavras.

  • Seria muito divertido formar uma grande roda e pedir que as crianças mostrem sua produção e depois, caso os amigos não tenham decifrado, leiam seus textos enigmáticos, compartilhando as produções. Pode, inclusive, depois, deixar as produções expostas.

  • Leve em consideração todas as questões levantadas pelos alunos e, se necessário, planeje intervenções, individuais ou com toda a turma.

  • Você pode recolher a atividade para analisar a escrita das crianças, tanto na elaboração dos textos como nas transcrições e pensar em possíveis intervenções caso identifique algum erro recorrente.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras O e U no final de palavras, com ênfase no O átono.

Materiais necessários: Imagens para serem usadas no texto enigmático, disponível aqui. Atividade para impressão, disponível aqui.

Caso queira trabalhar com mais palavras e imagens, utilizando de recorte de revistas, aqui há sugestões de mais palavras terminadas em O e U. Cartolina e imagens de revista para a elaboração de um texto enigmático que servirá de referência para as crianças.

Dificuldades antecipadas: Emprego da sílaba com U no lugar da sílaba com O átono, por apoiarem-se apenas na imagem.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVA, A. Ortografia na sala de aula. (orgs) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e explique que na aula de hoje vão escrever um texto enigmático para que o(a) colega decifre.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8-9 minutos.

Orientações:

  • Sente as crianças em duplas produtivas. É interessante fazer previamente uma lista com o nome dos alunos que queira sentar junto para otimizar o tempo da aula.

  • Inicie a aula fazendo uma revisão rápida sobre o que aprenderam em relação ao uso do O e do U em final de palavras.

  • Caso esta aula esteja sendo usada isoladamente, é necessário utilizar este primeiro momento da aula para firmar alguns conceitos. Uma sugestão é trabalhar com a parlenda Hoje é domingo, oralmente, com as crianças, e escrever no quadro algumas das palavras que tem som final de U quando são faladas, como: domingo, cachimbo, touro, buraco, acabou, destacando as sílabas fortes dessas palavras.

  • Explique novamente as regrinhas e conceitos:
  • Nós já vimos que algumas palavras têm som final de U, mas são escritas com O.
  • E por que isso acontece?
  • Acontece porque a letra O no final da palavra não está na sílaba forte. Já as palavras que terminam em U sempre estão na sílaba forte.

  • Dê exemplos: BURACO e URUBU. Chame as palavras como se fossem nomes junto com a turma e confirme que a sílaba mais forte de BURACO é RA e de URUBU é BU.
  • Então, quando nós não estamos vendo essas palavras, estamos somente as ouvindo, e precisamos escrevê-las, para saber se terminam com O ou U eu posso chamar essa palavra e se a última sílaba for a mais forte, eu vou escrever com O ou U?
  • Isso mesmo, com U.
  • Se eu chamar a palavra e a sílaba mais forte não for a última, vou escrever com O ou U?
  • Isso mesmo, com O, porque é o O com som fraco.

  • Caso ache necessário, você pode ditar essas palavras do item 3, pedir que escrevam, levantar as hipóteses sobre que letras são utilizadas nas sílabas finais e chamar as palavras, vendo se as crianças conseguem identificar a sílaba forte e a letra final que deve ser usada.

  • Você pode perguntar, também, como as crianças explicariam essas regras para alguém que não as soubesse. Vê-los verbalizando as regras, compartilhando as informações, fazendo complementações aos que os colegas disserem e podendo, inclusive, registrar essas informações no quadro.

  • Depois de se certificar que a questão da sílaba forte e fraca está bem estabelecida ou revisada, introduza o assunto da aula de hoje.
  • Hoje vocês vão criar um texto com enigmas para seu par.
  • Vocês sabem como é um texto enigmático? Deixe que as crianças expressem suas hipóteses.

  • Explique ou confirme que se trata de um texto em que se combinam palavras e imagens. Quem decifra o texto enigmático precisa transcrever as imagens em palavras. E, assim, eles reafirmarão o que aprenderam sobre o uso do O e U em final de palavra.
  • Estão animados? Vocês criarão um texto curtinho para que seu par decifre!
  • Querem saber como vai ser?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Elabore, em uma cartolina, utilizando imagens grandes - recortadas de revistas ou impressas -, um texto enigmático que pode servir de exemplo para as crianças. De preferência uma frase curta, como por exemplo: O MENINO (imagem de um menino) QUERIA MUITO COMER BOLO (imagem de um bolo) DE CHOCOLATE.

  • Apresente e leia com as crianças o seu texto enigmático, reescrevendo o texto no quadro, substituindo as imagens por palavras, pedindo a ajuda das crianças nessa substituição.

  • Entregue uma folha de atividade para cada criança. Explique que vão poder escolher, dentre algumas imagens, 2 ou 3 imagens para colocar em seu texto. E que o texto deve ser curto, com uma frase ou duas para caber dentro da atividade, como no exemplo dado.

  • Peça para que pensem na frase, posicionem as imagens, escrevam o texto com as imagens posicionadas e só depois colem as imagens nos lugares certos.

  • Para isso, não devem mostrar para sua dupla o que estão criando, então, deverão se separar.

  • Disponibilize as imagens para que as crianças escolham. Certifique-se de imprimir o bastante para que as crianças tenham opções. Cada criança de cada dupla escolherá imagens diferentes das de seu par (você verá no material que são 6 imagens para os alunos 1 e 6 imagens para os alunos 2 de cada dupla). Portanto, o ideal é colocar essas imagens em dois lados opostos da sala e pedir para que as crianças, de 2 em 2 ou de 3 em 3, escolham de 2 a 3 imagens para usar em seu texto.

  • Nesse momento, as duplas ficarão separadas. Relembre que todas as imagens são terminadas em O ou U, e se tiverem alguma dúvida sobre a palavra exata que aquela imagem representa, podem perguntar.

  • Peça para que levem o papel da atividade, lápis e cola. As crianças que estiverem trabalhando com as mesmas imagens podem formar grupinhos para conversar sobre a atividade e trocar ideias sobre seu texto.

  • Dê aproximadamente 10 a 15 minutos para que elaborem seu texto. Pode ser um bilhete, uma narrativa, etc.

  • Vá circulando entre os dois grupos para se certificar de que estão utilizando o tempo para pensar em seu texto e os ajude se necessário.

  • Você pode ir fazendo sugestões:
  • Para o grupo 1:
  • Com quem o cavalo/gato/dinossauro estava? Ou o que ele comeu?
  • O olho é de quem? E o que ele viu?
  • O que tinha no castelo?
  • Para o grupo 2:
  • Quem poderia ter pegado/comido/ ou até “botado” o ovo?
  • De quem era o copo?
  • Quem viu um esqueleto e aonde ele estava? O que estava acontecendo? Etc.

  • Conforme as crianças forem terminando, peça para que voltem para seus lugares, coloquem a atividade sobre a mesa, voltada para baixo, e aguardem sua dupla voltar.

Materiais complementares: Imagens para serem usadas no texto enigmático, disponível aqui. Atividade para impressão, disponível aqui.

Caso queira trabalhar com mais palavras e imagens, utilizando de recorte de revistas, aqui há sugestões de mais palavras terminadas em O e U. Cartolina e imagens de revista para a elaboração de um texto enigmático que servirá de referência para as crianças.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Quando todos estiverem em seus lugares, explique:
  • Agora é o momento de trocar as folhas com seu par. Você deverá decifrar o texto enquanto ele fará o mesmo com o seu. Não dê dicas e nem as peça.
  • Caso tenha dúvidas, tente relembrar das regrinhas da sílaba mais forte.
  • Vou dar 5 minutos para que vocês decifrem.
  • Utilize as linhas abaixo, na atividade 2.

  • Findado os 5 minutos, peça para que as duplas compartilhem entre si os textos decifrados e conversem sobre suas escolhas, observando se seu par decifrou o texto e escreveu o nome da imagem corretamente. Caso sim, peça para que analisem se a letra final (O ou U) foi usada corretamente e, caso um discorde da decisão do outro sobre o uso do O e do U no final das palavras, conversem sobre isso lembrando-se da sílaba mais forte em seus argumentos.

  • Peça para que aproveitem para conversarem sobre o que mais gostaram nos textos enigmáticos, para que analisem as ideias um do outro, elogiem a criatividade que seus colegas tiveram.

  • Selecione alguns dos alunos que queiram compartilhar suas produções para que leiam seus textos e apresentem para a sala. Caso vá separar um tempinho no final da aula para que as crianças apresentem suas produções, peça para que todos se preparem, pois no final da aula cada aluno apresentará seu texto para a turma, sentados em roda.

  • Explique que agora você fará a correção no quadro, mas com a ajuda das crianças. Você pode já deixar escrita as palavras no quadro, mas sem a sílaba final (aproveitando-se, por exemplo, dos 5 minutos anteriores).

  • Aponte para uma palavra e peça para que as crianças que tiveram que decifrar aquela palavra levantem a mão. Pergunte para elas se termina com O ou U e caso haja discordância, peça para que defendam suas hipóteses.

  • Chame a palavra como um nome, destaque a sílaba forte e, assim, vá reafirmando o que já aprenderam.
  • Se é a penúltima sílaba a mais forte, então a última é escrita com?
  • Isso mesmo, com O. Corrija a sílaba final.
  • Se a sílaba mais forte é a última, então é escrita com?
  • Isso mesmo, com U.

  • Faça isso com todas as palavras. Uma sugestão é pedir que as crianças façam uma lista com essas palavras no caderno, separando-as em duas colunas, do O e do U, destacando a sílaba forte.
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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Depois da correção, converse com as crianças sobre a atividade.
  • Vocês gostaram da proposta da aula?
  • Foi mais difícil elaborar o texto enigmático ou decifrá-lo?
  • Ouça as respostas. E por que vocês acharam isso mais difícil? (direcione sua pergunta de acordo com as respostas).
  • Conseguiram aplicar a regrinha da sílaba forte, ou foram mais no chute?
  • Vocês acham que se lembrarão da regrinha sempre que ficarem com dúvidas?
  • Alguém teve alguma dificuldade que gostaria de compartilhar com a sala?
  • Quero muito saber se ainda existe alguma dúvida sobre o uso do O e do U no final das palavras.

  • Seria muito divertido formar uma grande roda e pedir que as crianças mostrem sua produção e depois, caso os amigos não tenham decifrado, leiam seus textos enigmáticos, compartilhando as produções. Pode, inclusive, depois, deixar as produções expostas.

  • Leve em consideração todas as questões levantadas pelos alunos e, se necessário, planeje intervenções, individuais ou com toda a turma.

  • Você pode recolher a atividade para analisar a escrita das crianças, tanto na elaboração dos textos como nas transcrições e pensar em possíveis intervenções caso identifique algum erro recorrente.

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