Plano de aula: Palavras com correspondências regulares diretas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Trava-línguas

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é sistematizar os conhecimentos sobre palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas.

Materiais necessários: Pen drive, data show, notebook, quadro, caneta piloto, lápis, borracha e atividade contendo quatro trava-línguas com sete palavras escritas de forma incorreta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares de letras são pronunciadas de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças não alfabetizadas.

Referências sobre o assunto:

SILVA. A. Ortografia na sala de aula. (org) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORAIS, A. G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, pp.6-24, 2011.

ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA. Caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em: 10 de outubro de 2018.

Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/ortografia>. Acesso em: 06 de outubro de 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que hoje eles irão brincar com o jogo dos 7 (sete) erros utilizando trava-línguas, e também irão analisar as palavras com correspondências regulares diretas entre letras e sons presentes nos trava-línguas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA