Plano de aula: Revisando as regras sobre o uso do C e do Qu

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre C ou QU?

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU.

Materiais necessários: Atividade - “Bate-papo no celular”, disponível aqui. Texto - Sugestão de leitura, disponível aqui. Lista de palavras, disponível aqui. Quadro.

Para o uso dos alunos: lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Não perceberem a regularidade do uso do C e QU nas palavras temáticas sugeridas por eles; utilizarem outros grafemas para registrar o som das palavras , como por exemplo: k no lugar do C/QU (kachorro/brinkedo), g no lugar do c (gachorro), GU no lugar do QU.

Referências sobre o assunto:

MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática,1998.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique que o desafio da aula é elaborar duas listas: uma de alimentos e outra de objetos, todos com as letras C e QU, pensando em comes e bebes que geralmente são servidos em festas, e objetos que podem ser dados como presentes.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA