Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre História em quadrinhos

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF67LP38 : Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

EF69LP49 : Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF67LP27 : Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos

EF69LP53 : Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

EF67LP28 : Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF69LP54 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF67LP30 : Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

Plano 01 de 15

Gibis em sala de aula

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Suzana Kawai Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Gibis em sala de aula Finalidade da aula: Exploração e leitura comparativa para mobiliza&cc...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP49

EF67LP28

Plano 02 de 15

Intertextualidade nas histórias em quadrinhos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Suzana Kawai Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Intertextualidade nas histórias em quadrinhos Finalidade da aula: Reconhecer as relaç&otild...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP27

Plano 03 de 15

Leitura e compreensão de história em quadrinhos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Suzana KawaiMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Leitura e compreensão de história em quadrinhos Finalidade da aula: Situar e analisar a representaç&a...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

Plano 04 de 15

Os tipos de balões das histórias em quadrinhos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Suzana Kawai Mentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Os tipos de balões das histórias em quadrinhos Finalidade da aula: Catalogar, analisar e atribuir sentidos ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 05 de 15

Ressignificação dos balões das histórias em quadrinhos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Suzana Kawai Mentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Ressignificação dos balões das histórias em quadrinhos Finalidade da aula: Analisar os sentid...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 06 de 15

Uma experiência de produção de quadrinhos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Suzana Kawai Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Uma experiência de produção de quadrinhos Finalidade da aula: Promover uma primeira e...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 07 de 15

Estudo das onomatopeias em HQs: diferentes formas de represe...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Suzana Kawai Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Estudo das onomatopeias em HQs: diferentes formas de representar o som Finalidade da aula: Reconhecer as ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF67LP38

Plano 08 de 15

Análise de onomatopeias em capas de HQs

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Suzana Kawai Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Análise de onomatopeias em capas de HQs Finalidade da aula: Exercitar o uso da onomatopeia nos qua...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF67LP38

Plano 09 de 15

O uso de onomatopeias em uma narrativa multimodal

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Suzana Kawai Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: O uso de onomatopeias em uma narrativa multimodal Finalidade da aula: Explorar capas de HQs para revisar ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF67LP38

Plano 10 de 15

A entonação expressiva no gênero Vlog sobre HQ

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Matheus Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: A entonação expressiva no gênero Vlog sobre HQ Finalidade da aula: Apresentar o gê...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 11 de 15

Planejamento de um Vlog sobre HQ com ênfase na entonação exp...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Matheus Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Planejamento de um Vlog sobre HQ com ênfase na entonação expressiva Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 12 de 15

Produção de Vlog sobre HQ para a prática da entonação expre...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Matheus Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Produção  de Vlog sobre HQ para a prática da entonação expressiva Finalid...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 13 de 15

Planejamento da produção textual: as travessuras nas HQs

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Matheus Seiji Bazagia Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Planejamento da produção textual: as travessuras nas HQs Finalidade da aula: Ati...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP30

Plano 14 de 15

Produção de HQ: as minhas travessuras

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Matheus Seiji Bazagia Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Produção de HQ: as minhas travessuras Finalidade da aula: Exercitar a autoria pa...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

Plano 15 de 15

Produção textual: revisão da HQ

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Matheus Seiji Bazagia Kuroda Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Produção textual: revisão da HQ Finalidade da aula: Revisar uma HQ com fo...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51