Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: O jogo das cores, trabalhando com diversas sequências
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introdução à reta numerada
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Objetivos específicos
Resolver situações de contagens em diferentes escalas : de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco de dez em dez.
Conceito-chave
Ordenação e sequências numéricas.
Recursos necessários:
- Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de: retomada, principal e raio x.
- Dados confeccionados com suas faces nas cores amarelo, vermelho e azul. A quantidade deverá ser suficiente para a formação de grupos compostos por 4 alunos, sendo 1 dado por grupo.
Obs.: os dados podem ser confeccionados com embalagens de caixas de leite, sendo forradas com papel fantasia ou pintados com tinta guache nas três cores mencionadas ( amarela, vermelha e azul).
Como fazer o dado: utilize uma embalagem de caixa de leite vazia e limpa. Corte na medida da lateral, por exemplo, se mede 7 cm de largura, recorte a altura na mesma proporção. Com a parte que sobrou recorte até obter a mesma altura e encaixe uma parte dentro da outra. Antes de cobrir com papel colorido, confira as medidas de todos os lados, todas deverão ter o mesmo tamanho. Recorte folhas de papel fantasia e cubra 2 partes de cada lado do dado com cada cor, portanto, serão 6 faces e cada duas delas de uma das cores mencionadas acima.
Caso não tenha como confeccionar os dados com caixas de leite, utilize a planificação em anexo e faça a sua reprodução em papel mais grosso cobrindo-o com as cores mencionadas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações de contagens em diferentes escalas : de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco de dez em dez.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA