3 sugestões para finalizar o ano letivo
Pensar as atividades dos últimos dias, planejar reuniões com as famílias e colocar em dia os registros são pontos importantes para encerrar 2022 de modo bem organizado. Saiba mais aqui
12/12/2022
Compartilhe:
Jornalismo
12/12/2022
Se tivesse de escolher uma obra de arte para definir o atual momento, eu escolheria a pintura A persistência da memória, de Salvador Dalí. Assim como na obra, estamos vendo o tempo derreter diante de nossos olhos ao mesmo tempo que ainda temos muitas tarefas para realizar antes das férias. Todo ano é a mesma luta, não é mesmo? O lado bom é que sempre conseguimos dar conta!
Os registros realizados ao longo das semanas são nossos aliados para elaborar os relatórios de fim de ano e analisar as propostas realizadas pelos alunos para apontar o que eles realmente conseguiram alcançar e o que ainda precisa ser revisto.
Neste momento, entre muitas outras tarefas, trago três pontos que irão auxiliar você no fechamento bem organizado do ano letivo atual – e a começar a pensar o próximo.
Nesta altura do campeonato, você já deve estar finalizando as avaliações, elencando as conquistas e dificuldades de cada um. Ainda assim, os últimos dias de aula também podem ser aproveitados para retomar conceitos trabalhados durante o ano.
Sugiro utilizar estratégias como a rotação por estações ou planejar atividades diversificadas para atender diferentes necessidades. Veja algumas propostas possíveis de incluir:
Uma possibilidade de atividade com base em um jogo
Um jogo comum nos Anos Iniciais é o Nunca Dez. Suas jogadas podem ser adaptadas para situações-problema.
Para jogá-lo, é necessário ter um (ou mais) dado(s) e o material dourado.
Em cada rodada, o aluno deve jogar o dado e pegar a quantidade de unidades correspondente ao número que saiu. Sempre que tiver dez unidades, troca-se por uma dezena – daí vem o nome do jogo, Nunca Dez – e, ao completar dez dezenas, troca-se por uma centena.
Ao final do número de partidas combinadas, quem tiver feito o maior número de pontos será o vencedor. Os resultados podem ser organizados em uma tabela.
Depois de jogar, sugira que o grupo crie situações-problemas envolvendo as jogadas.
Por exemplo: em nosso grupo, após cinco partidas, João tem uma centena, cinco dezenas e oito unidades; Pedro tem nove dezenas e oito unidades; e Júlia tem uma centena e oito dezenas. Quem ganhou a partida? Por quê? Quantas peças foram tiradas no total?
Durante qualquer uma das propostas acima, lembre-se de prever intervenções para fazer durante a realização das propostas. Não deixe também de garantir um momento final para que os estudantes socializem as experiências e estratégias que utilizaram para realizar cada atividade.
As assembleias de classe são importantes para refletir e fazer uma autoavaliação da turma – e também da sua prática docente. Já boas reuniões com as famílias irão ajudar a fortalecer a parceria.
Com os portfólios e os diferentes instrumentos avaliativos, será possível identificar o que cada um conseguiu avançar e quais as principais necessidades. Dessa maneira, o professor do ano seguinte terá acesso a informações vitais para que comece a construir o diagnóstico inicial da aprendizagem dos alunos. Em uma escola em que trabalhei, a coordenadora pedia que fizéssemos esse tipo de registro para aqueles alunos que necessitavam de mais atenção ou que seriam retidos. No entanto, pode ser feito com todos. Com base nesse panorama, a equipe poderá pensar na organização das salas e já ter um ponto de partida para o novo percurso em 2023.
Lembre-se de deixar em dia os diários de classe e se atente ao prazo de lançamento das notas!
Certamente, sua escola solicitará uma avaliação do ano que está terminando. Use-a também como um instrumento avaliativo do seu trabalho e elenque suas principais conquistas e desafios para o novo ano, que está logo aí.
Com tudo pronto, é hora de reunir todas essas análises e relatórios para entregar para a coordenação da escola e dar uma geral no armário.
São muitas coisas, não é mesmo? Se você, assim como eu, é muito visual, sugiro que faça uma lista de tarefas, determine prazos e vá riscando conforme vai completando as demandas. Dessa forma, garantirá que não se esqueceu de nada. Tenho certeza de que, com planejamento e organização, você conseguirá dar conta e finalizar o ano com a sensação de missão cumprida.
Espero ter podido contribuir um pouco! Aproveito para deixar meu abraço apertado e desejar um final de ano iluminado e um novo ano cheio de renovações.
Até 2023!
Selene Coletti é professora na rede pública há 40 anos. Atuou na Educação Infantil e foi alfabetizadora por dez anos, lecionando do 1º ao 5º ano. Em 2016, foi uma das ganhadoras do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, com o projeto “Mapas do Tesouro que são um tesouro”, na área de Matemática. Foi diretora de escola e recebeu, em 2004, o Prêmio Gestão para o Sucesso Escolar, do Instituto Protagonistes/Fundação Lemann. Atuou como coordenadora do Núcleo de Formação Continuada e também como formadora da Educação Infantil na Prefeitura de Itatiba (SP). Atualmente é vice-diretora da EMEB Philomena Zupardo, em Itatiba.
Últimas notícias