Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_03NUM04
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, imagens digitais ou impressas das atividades, pares de meias ou cartas para jogo da memória.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar o jogo e as intervenções necessárias.
Retomada
Aula assíncrona: Encaminhe a comanda para que os alunos respondam:
1. O QUE NA SUA CASA VOCÊ PODE ENCONTRAR QUE DÁ PARA CONTAR DE 2 EM 2?
2. E, EM NOSSO CORPO, O QUE ENCONTRAMOS ASSIM, DE 2 EM 2?
Peça que te encaminhem as respostas.
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula, apenas alterando o local de observação. Peça para observarem em casa o que dá para contar de 2 em 2.
Atividade principal
Tanto para aula simultânea como para aula assíncrona, transforme o jogo "Caça às meias" em um jogo da memória das meias. Lembre-se de escrever as regras conforme a situação da sua aluna. Veja as sugestões:
Aula assíncrona: Se acredita que as famílias dos seus alunos conseguem disponibilizar os pares de meias diferentes (podem ser menos pares para brincarem em 2 jogadores), mande as regras do Jogo, o quadro da atividade e as questões do Discuta com a turma adaptadas para casa. Caso contrário, proponha o jogo da memória e, então, envie a imagem do jogo, digitalmente ou impressa, solicitando que as famílias auxiliem na sua confecção, recortando as peças impressas ou produzindo com desenhos (meias das mesmas cores - cada par de uma cor). Mande as regras para que brinquem em 2 jogadores e o quadro a ser preenchido da atividade principal. Combine que te enviem o quadro preenchido pelos alunos.
Aula síncrona: Prepare o jogo da memória e realize coletivamente, usando um painel com as peças ou focando a imagem da aula nas peças do jogo dispostas numa mesa. Divida os alunos em 2 equipes e, uma a uma, na vez do seu grupo, vão indicando o que você deve virar. Se preferir e for possível, envie a atividade e as regras, antecipadamente, e peça que confeccionem e joguem com a família ou joguem online.
Observação: Você pode construir o jogo para seus alunos jogarem online, usando o Power Point, leia:
https://novaescola.org.br/conteudo/477/tecnologia-na-educacaojogos-em-power-point
Envie o quadro da atividade, que deve ser preenchido e use as questões do discuta com a turma para refletirem sobre o jogo.
Discussão das soluções
Aula assíncrona: Envie imagem do quadro preenchido conforme o slide e as questões a seguir para que respondam e te encaminhem:
1) O REGISTRO DA EQUIPE OU JOGADOR A ESTÁ CORRETO? EXPLIQUE.
2) E DA EQUIPE B? POR QUÊ?
Aula síncrona: Converse com os alunos seguindo as orientações do plano de aula.
Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva nas atividades enviadas pelos alunos, contendo o encerramento (conforme plano de aula) e qualquer intervenção que ache necessária.
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação à preparação do material e acompanhamento das atividades. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e explicar suas estratégias de maneira o mais independente possível.