Plano de Aula

Plano de aula: Trabalhando com sequências numéricas no fio de contas.

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introdução à reta numerada

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

  • Estabelecer relações entre diversas sequências numéricas (2 em 2, 5 em 5, 10 em 10).
  • Perceber que uma quantidade pode estar relacionada com  diversas formas de sequenciação.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade suficiente para cada grupo formado por 4 alunos de sua turma, para as atividades de : retomada e atividade principal.
  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de  raio x.
  • Materiais para a confecção do fio de contas para os alunos: poderão ser utilizados para a montagem do fio barbantes ou fio de nylon em tamanho suficiente para enfiar as contas (mais ou menos de 50 cm até 1 metro), no total de pelo menos 50 contas para cada fio. As contas poderão ser de tampinhas plásticas de refrigerantes, miçangas grandes ou mesmo canudinhos de plástico, sendo que deverão ser distribuídas em 2 cores diferentes contadas de 5 em 5.

Obs.: um pacote de miçangão nº 10, com 250gr contém cerca de 650 unidades, sendo divididas por 50 contas, darão em média 13 fios de contas.

  • Fio de contas do professor: poderá ser feito com bolinhas do brinquedo “piscina de bolinhas”, pois é um tamanho maior que facilitará a visualização por toda a turma. Utilizar barbante ou fio de nylon furando as bolinhas e passando o fio por dentro de cada uma delas. Fazer a mesma disposição das duas cores contadas de 5 em 5 do fio de contas dos alunos.
  • Diversos pregadores de roupa ou clipes para fazer marcações/separações das contas no fio.



Informações adicionais:

Origem do fio de contas:

O colar de contas é um material didático introduzido em 1974 pelo famoso matemático americano Hassier Whitney, do Instituto para Estudos Avançados de Princeton, Nova Jersey, EUA.

Após ter sido reconhecido como um dos maiores matemáticos deste século, o Professor Whitney passou a dedicar-se exclusivamente ao trabalho com crianças, em especial as da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Funcionalidade:

O FIO DE CONTAS é um material de apoio à Matemática. Através dele os alunos podem fazer contagens simples, de 2 em 2, de 3 em 3 (…), somar, subtrair e resolver situações problemas. Este material didático é extremamente útil para trabalhar a ideia de quantidade, para a construção de conceito de número e para contagem e pequenos cálculos, tornando as quantidades e suas representações simbólicas bastante familiares às crianças.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Estabelecer relações entre diversas sequências numéricas (2 em 2, 5 em 5, 10 em 10).
  • Perceber que uma quantidade pode estar relacionada com  diversas formas de sequenciação.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA