Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Organize a turma em grupos com 3 alunos. Escreva a situação problema no quadro ou apresente-a no slide. Entregue para cada grupo de crianças a atividade impressa e deixe que conversem entre si para resolvê-la. Deixe disponível também materiais para contagem (palitos, tampinhas, etc). Após perceber que todos já concluíram, promova a exposição dos resultados em uma conversa coletiva.
Propósito: Aplicar o conhecimento sobre a sequência numérica de 2 em 2 uma situação problema.
Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Resolução atividade aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.
Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.
Discuta com a turma:
- Observe bem os jogos. Existem números cobertos. Como fazer para descobrir que números são estes?
- Qual a contagem de um número até o coberto que precisa ser feita? Quantos números preciso pular (contar)?
- Estando na primeira bolinha quanto preciso contar para alcançar a próxima?
Obs.: É necessário que a cada questionamento os alunos sejam incentivados a conversar entre si para decidirem a resposta.Eles precisam ser encorajados a pensar, raciocinar e registrar o resultado para cada situação problema proposta. Esclareça que, ao final, serão escolhidos pela própria equipe um representante para explicar no quadro a resolução. É fundamental que o professor tenha uma postura incentivadora pela troca de ideias entre as crianças, para que elas possam expressar o raciocínio que utilizaram, incentivando o grupo a concordar ou não com a resposta dada. Evite dizer se a resposta é certa ou errada, mas provoque a troca de pontos de vista entre elas. “O conhecimento lógico-matemático deve ser construído individualmente pela criança… inventando seus próprios procedimentos, elas também constroem alicerces melhores para o aprendizado subsequente” (Constance Kamii). Esse conhecimento é incitado na interação social, em que a criança é estimulada pela troca de ideias.
Material complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.
Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.
Discuta com a turma:
- Observe bem os jogos. Existem números cobertos. Como fazer para descobrir que números são estes?
- Qual a contagem de um número até o coberto que precisa ser feita? Quantos números preciso pular(contar)?
- Estando na primeira bolinha quanto preciso contar para alcançar a próxima?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.
Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.
Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Projete ou leia o slide para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula.
Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente, Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos
Orientação: Faça o fechamento da atividade principal retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para realizar as descobertas das sequências em cada atividade, ressaltando as diferentes contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.
Propósito: Retomar a ideia de que existem diferentes formas de sequenciar quantidades.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)
Orientações: Entregue uma cópia do quadro de registro para cada aluno e depois, dos quadros numéricos.
Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.
O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.
Propósito:Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.
Discuta com a turma:
- Qual o valor que cada criança receberá no total?
- João deverá receber apenas notas de 5 reais, se ele receber duas notas quanto ele terá? E se receber 3? Sendo assim, quantas notas serão necessárias para ter 20 reais? E para ter 100?
- Ana terá apenas notas de 10 reais, se ela receber duas notas quanto terá? E se receber 4, qual será o valor? Sendo assim, quantas notas serão necessárias para receber 50 reais? E para receber 100 reais?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)
Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)
Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.