Plano de Aula

Plano de aula: Contando de 2 em 2 - jogando com trilhas

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introdução à reta numerada

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.



Objetivos específicos

Aprender a contar de 2 em 2, até o número 20.

Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 2 em 2).

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários

  • 2 Folhas de papel A4 branca ou 1 cartolina,  para a confecção de duas trilhas - A e B - por cada grupo formado em sala;
  • Dados confeccionados de caixas de leite vazias, limpas e secas com a numeração de 0 a 6 ( sendo um dado para cada grupo formado em sala, que poderá  variar de 5 a 6 grupos).
  • Dados confeccionados de caixas de leite vazias, limpas e secas com a numeração de 1 e 2 apenas  ( sendo um dado para cada grupo formado em sala, que poderá variar de 5 a 6 grupos).
  • Tampinhas de refrigerante em cores variadas que servirá como marcador (uma para cada aluno da sala, sendo 4 cores diferentes por grupos formados).
  • Atividades impressas em folhas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Aprender a contar de 2 em 2, até o número 20.

    Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 2 em 2).