Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Contando de 5 em 5 - usando tampinhas
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introdução à reta numerada
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Objetivos específicos
Aprender a contar de 5 em 5, até o número 30.
Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 5 em 5).
Conceito-chave
Ordenação e sequências numéricas.
Recursos necessários
- Material para contagens, como tampinhas de refrigerantes, palitos, quadradinhos de E.V.A, pedrinhas, etc., na quantidade de 30 para cada dupla de alunos de sua turma.
- Caixinha ou saquinhos para guardar os objetos de contagem, de acordo com o número de duplas que irá formar.
- Cartaz com o calendário mensal, sugerido no slide.
- Atividades impressas em folhas A4.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Aprender a contar de 5 em 5, até o número 30.
Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 5 em 5).
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA