15252
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Escrevendo curiosidades sobre animais de jardim

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Escrevendo curiosidades sobre animais de jardim

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: As produções dos alunos da aula anterior (texto elaborado na aula 09 e os esboços). Lápis e papel.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Escrever os textos organizando o texto e considerando como se escreve, o aluno tem o desafio de considerar tanto a linguagem que se escreve uma curiosidade como o sistema de escrita alfabética.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

JOLIBERT, J. et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes médicas,1994.

TEBEROSKY, A. Psicopedagogia e linguagem escrita. Campinas: UNICAMP, 1990.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações:

  • Compartilhe com a turma que chegou o dia de escreverem as curiosidades sobre os animais de jardim para publicação no mural que será apreciado pela comunidade escolar.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome com a turma a aula anterior solicitando que ajudem a lembrar o que foi feito. É esperado que a turma relembre que fizeram o esboço do mural, deram um título e fizeram o planejamento da produção textual de 2 curiosidades, por grupo, para compartilhar com a comunidade escolar.
  • Compartilhe que hoje irão escrever as curiosidades e para tanto devem se organizar nos grupos de trabalho como na aula anterior.
  • Entregue 2 folhas de sulfite para cada grupo.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Oriente cada grupo a retomar seus esboços, marcações ou rascunhos para redigir o texto escrito, produzidos na aula anterior.
  • Lembre-se professor, de que cada grupo irá escrever 2 curiosidades, nos grupos que nenhum aluno escreve na hipótese silábica-alfabética ou alfabética será necessário que você seja o escriba, como você já sabe quais dos grupos podem precisar de sua ajuda organize-se para tal. Será pertinente passar em todos os grupos para auxiliar ou orientar pontualmente cada um deles. A proposta é que escrevam, do seu jeito, os textos. Talvez em alguns grupos seja importante lembrá-los de que enquanto um dos alunos escreve os demais ditam e auxiliam a ajustar a linguagem, quais palavras e letras utilizar.
  • Oriente também que é preciso lembrar que o texto será lido por muitas pessoas, portanto precisam verificar se está claro o que estão escrevendo.
  • Esse texto será revisado na próxima aula porém se os alunos fizerem perguntas específicas, como por exemplo “insetos é com 1 ou 2 ss ?” ou “é permanece ou permanecem?”, é preciso responder pontualmente aos alunos. São dúvidas pertinentes que todo escritor possui.

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Oriente os grupos que finalizarem os textos a iniciar, ou continuar caso tenham feito em casa ou em outra aula, as ilustrações que comporão o mural.
  • Lembre a turma que combinaram um tamanho relativamente padrão na aula anterior e que cada grupo decide se vai utilizar fotos, desenhos ou colagens; assim como se irão fazer 1 ou mais ilustrações, conforme o esboço do mural.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Compartilhe com a turma que o mural está bem adiantado pois já tem um título, as ilustrações e os textos estão quase prontos, agora só falta revisá-los e editá-los. Caso algum grupo não tenha concluído as ilustrações oriente-o a se organizarem para concluir em casa, dividindo entre os membros as tarefas.
  • Explique que todo texto que vai ser publicado precisa passar por todas estas etapas para assegurar que fique muito bem escrito e seja esteticamente agradável e que a próxima aula terá esta finalidade.
  • Oriente que se algum grupo não concluiu as ilustrações precisaram se organizar para concluir em casa, dividindo entre os membros as tarefas.
  • Digite os textos respeitando o que os alunos produziram mas utilize a ortografia correta das palavras, exemplificando se escreveram FORMIHA digite formiga, se escreveram BALAUM digite balão, pois a turma ainda está construindo seus conhecimentos sobre o SEA (Sistema de Escrita Alfabética). Os textos digitados serão utilizados na próxima aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: As produções dos alunos da aula anterior (texto elaborado na aula 09 e os esboços). Lápis e papel.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Escrever os textos organizando o texto e considerando como se escreve, o aluno tem o desafio de considerar tanto a linguagem que se escreve uma curiosidade como o sistema de escrita alfabética.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

JOLIBERT, J. et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes médicas,1994.

TEBEROSKY, A. Psicopedagogia e linguagem escrita. Campinas: UNICAMP, 1990.

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações:

  • Compartilhe com a turma que chegou o dia de escreverem as curiosidades sobre os animais de jardim para publicação no mural que será apreciado pela comunidade escolar.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome com a turma a aula anterior solicitando que ajudem a lembrar o que foi feito. É esperado que a turma relembre que fizeram o esboço do mural, deram um título e fizeram o planejamento da produção textual de 2 curiosidades, por grupo, para compartilhar com a comunidade escolar.
  • Compartilhe que hoje irão escrever as curiosidades e para tanto devem se organizar nos grupos de trabalho como na aula anterior.
  • Entregue 2 folhas de sulfite para cada grupo.

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Oriente cada grupo a retomar seus esboços, marcações ou rascunhos para redigir o texto escrito, produzidos na aula anterior.
  • Lembre-se professor, de que cada grupo irá escrever 2 curiosidades, nos grupos que nenhum aluno escreve na hipótese silábica-alfabética ou alfabética será necessário que você seja o escriba, como você já sabe quais dos grupos podem precisar de sua ajuda organize-se para tal. Será pertinente passar em todos os grupos para auxiliar ou orientar pontualmente cada um deles. A proposta é que escrevam, do seu jeito, os textos. Talvez em alguns grupos seja importante lembrá-los de que enquanto um dos alunos escreve os demais ditam e auxiliam a ajustar a linguagem, quais palavras e letras utilizar.
  • Oriente também que é preciso lembrar que o texto será lido por muitas pessoas, portanto precisam verificar se está claro o que estão escrevendo.
  • Esse texto será revisado na próxima aula porém se os alunos fizerem perguntas específicas, como por exemplo “insetos é com 1 ou 2 ss ?” ou “é permanece ou permanecem?”, é preciso responder pontualmente aos alunos. São dúvidas pertinentes que todo escritor possui.

Orientações:

  • Oriente os grupos que finalizarem os textos a iniciar, ou continuar caso tenham feito em casa ou em outra aula, as ilustrações que comporão o mural.
  • Lembre a turma que combinaram um tamanho relativamente padrão na aula anterior e que cada grupo decide se vai utilizar fotos, desenhos ou colagens; assim como se irão fazer 1 ou mais ilustrações, conforme o esboço do mural.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Compartilhe com a turma que o mural está bem adiantado pois já tem um título, as ilustrações e os textos estão quase prontos, agora só falta revisá-los e editá-los. Caso algum grupo não tenha concluído as ilustrações oriente-o a se organizarem para concluir em casa, dividindo entre os membros as tarefas.
  • Explique que todo texto que vai ser publicado precisa passar por todas estas etapas para assegurar que fique muito bem escrito e seja esteticamente agradável e que a próxima aula terá esta finalidade.
  • Oriente que se algum grupo não concluiu as ilustrações precisaram se organizar para concluir em casa, dividindo entre os membros as tarefas.
  • Digite os textos respeitando o que os alunos produziram mas utilize a ortografia correta das palavras, exemplificando se escreveram FORMIHA digite formiga, se escreveram BALAUM digite balão, pois a turma ainda está construindo seus conhecimentos sobre o SEA (Sistema de Escrita Alfabética). Os textos digitados serão utilizados na próxima aula.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano