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Plano de aula - Bingo: palavras com F e V

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Bingo: palavras com F e V

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.

Materiais necessários: Cópia do poema “A vaca Filomena e a formiga Violeta”, de Isabel Cristina Silveira Soares; cartela em branco para bingo; banco de palavras com F e V.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em ler as palavras apresentadas e registrá-las na cartela, bem como não conseguir identificar a diferença entre os sons de /f/ e/v/ e não identificar as palavras na cartela durante o bingo, pois não realizam o registro escrito do falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades em ler as palavras apresentadas e registrá-las na cartela, bem como não conseguir relacionar a palavra sorteada ao nome escrito na cartela, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada. Os alunos nas hipóteses silábica-alfabética e alfabética poderão encontrar dificuldades em identificar corretamente o uso das letras F e V, confundindo o seu uso devido essas letras possuírem sons muito semelhantes.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 111-132. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2018.

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 129-152.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão continuar a analisar palavras com sons muito parecidos escritas com V ou F .

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Entregue para cada aluno a cópia do poema “A vaca Filomena e a formiga Violeta”, de Isabel Cristina Silveira Soares. Acesse o link: Clique aqui.
  • Antes da leitura, converse com a turma sobre as características do gênero poema, ajudando as crianças a localizarem o título e o autor do poema. Informe que o poema está organizado em estrofes e ajude as crianças a localizar e contar cada estrofe.
  • Faça a leitura coletiva do poema. Vá segmentando as palavras do poema, apontando e fazendo o ajuste do falado ao escrito, conforme o poema vai sendo lido.
  • Solicite aos alunos que procurem e circulem no poema o nome do bicho que você vai falar. Nesse momento, vá equilibrando os desafios de forma a possibilitar que todos consigam encontrar a palavra indicada. Levante os seguintes questionamentos:
  • Quero que vocês procurem o nome FORMIGA.
  • Quem já circulou ainda não pode mostrar para o colega. Quem já achou me responde em quais estrofes ela aparece. (R. Aparece em todas as estrofes)
  • Tem alguém que ainda não achou? Com que letra começa a palavra FORMIGA? (R. Começa com a letra F)
  • Falta alguém encontrar a palavra FORMIGA? (R. Sim)
  • Vamos ajudar o colega? Então prestem atenção ao que eu vou perguntar agora: Em que linha da primeira estrofe está escrito FORMIGA? Todo mundo encontrou? (R. Aparece na terceira linha).
  • Agora quero que vocês me ajudem a escrever no quadro a palavra FORMIGA. Com qual letra começa? Qual o som da letra F? (R. Começa com a letra F e tem o som de /f/).
  • Quantas sílabas tem a palavra FORMIGA? (R. Tem três sílabas).
  • E agora, todo mundo encontrou? (R. Sim)
  • Prossiga com essas intervenções com todos os nomes que você selecionou para as crianças procurarem no poema.
  • Ao concluir o momento de identificação das palavras, faça a interpretação oral do poema. Levante os seguintes questionamentos:
  • Qual o nome da vaca que aparece no poema? (R. Filomena)
  • Onde ela mora? O que ela gosta de comer? (R. Mora na Vila Formosa e gosta de comer uvas da videira)
  • Como ela passa seu dia? (R. Ela passa o dia a descansar)
  • E qual o nome da formiga? (R. O nome da formiga é Violeta)
  • Onde ela mora? O que ela gosta de comer? (R. Ela mora na cerca cor de rosa e gosta de comer as folhas da roseira)
  • Como ela passa seu dia? (R. Ela passa o dia a trabalhar).
  • Convide os alunos a refletirem sobre o som do nome da vaca e da formiga. Levante os seguintes questionamentos:
  • FILOMENA começa com qual letra? (R. Com a letra F)
  • Qual o som que essa letra faz? (R. Faz o som de /f/)
  • É o mesmo som da letra V, de VACA? (R. Não é o mesmo som)
  • E o nome VIOLETA, começa com qual letra? (R. Começa com a letra V)
  • Qual o som da letra V? (R. É o som de /v/)
  • É o mesmo som da letra F, de FORMIGA? (R. Não é o mesmo som).
  • Esses sons que a letra F e V representam são parecidos ou diferentes? O que vocês acham? (R. Eles são sons parecidos).
  • Explique aos alunos que durante a aula vocês farão um bingo com as palavras do poema.
  • Pergunte aos alunos se todos conhecem o jogo do bingo, como é jogado e o que precisa para se jogar. Levante os seguintes questionamentos:
  • Alguém já jogou bingo alguma vez? (R. Sim)
  • O que é preciso para jogar? (R. Precisa de cartelas e de números para sortear).
  • Quais são as regras do bingo? (R. Uma pessoa vai sorteando os números e vamos marcando na cartela. Ganha quem marcar todos os números da cartela).

Materiais complementares: Cópia do poema: Clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Crie com os alunos uma lista das palavras que possuam a letra F e V em posição inicial, medial e final. Anote as palavras ditas pelos alunos no quadro. Em anexo, um banco de palavras para auxiliar o professor, caso os alunos não consigam criar essa lista: clique aqui.
  • Divida a turma em duplas. Sugestão de divisão das duplas: alunos pré-silábicos juntamente com alunos silábicos sem valor sonoro; alunos silábicos sem valor sonoro, juntamente com alunos silábicos com valor sonoro; e alunos silábicos com valor sonoro juntamente com alunos silábicos-alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura das palavras e na identificação das palavras sorteadas.
  • Explique aos alunos que a letra F tem o som parecido com o da letra V. Ao escrevê-las devemos prestar muita atenção ao som e na dúvida, deve-se consultar o dicionário.
  • Entregue uma cartela em branco para cada aluno e solicite que escolham, entre as palavras anotadas no quadro, 8 nomes e registrem em cada espaço disponível.
  • Após todos completarem as cartelas, explique as seguintes regras do bingo para os alunos:

5.1. Cada aluno terá em sua carteira uma cartela, com as palavras do poema lido e um lápis.

5.2. A professora irá sortear fichas com os nomes que aparecem no quadro.

5.3. Assim que a professora falar o nome, verifique se você possui a palavra lida em sua cartela.

5.4. Caso você tenha a palavra em sua cartela, faça um X no nome sorteado.

5.5. Ganha o bingo quem primeiro marcar todos os nomes da sua cartela.

  • Em seguida, sorteie as palavras e, antes de dizer o nome sorteado, apresente dicas aos alunos sobre o nome da figura, indicando a letra inicial do nome sorteado, bem como o som que essa letra faz, para que os alunos tentem ajustar através das dicas e estratégias levantadas por eles qual figura foi sorteada. Sugestão de dicas:

6.1. Caso a figura sorteada seja VACA, dê como dica:

A ficha sorteada começa com a mesma letra que o nome VACINA.

O nome da ficha sorteada começa com o som de /v/.

A letra final dessa palavra é A.

Essa palavra tem duas sílabas.

A primeira sílaba desta palavra é VA.

6.2. Caso a figura sorteada seja FORMIGA, dê como dica:

A figura sorteada começa com a mesma letra que o nome FOFOCA.

O nome da figura sorteada começa com o som de /f/.

A letra final dessa palavra é A.

Essa palavra tem três sílabas.

A primeira sílaba desta palavra é FOR.

  • Leia o nome para a turma e peça que verifiquem se eles têm o nome sorteado em sua cartela e marquem esse nome. Faça intervenções com a dupla, diante de um erro ou dificuldade. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso a dupla marque a palavra errada, porém marque a palavra com o mesmo fonema /f/. Exemplo: palavra sorteada: FÓSFORO e a dupla marcou a palavra FOFOCA.
  • Vamos ler a palavra sorteada: FÓSFORO. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra F)
  • Qual o som final da palavra FÓSFORO? (R. O som final é o O).
  • Agora vamos ler a palavra que você marcou: FOFOCA. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra F)
  • O som final da palavra FÓSFORO é igual ao da palavra FOFOCA? (R. Não. Fofoca termina com A)
  • Vocês marcaram a palavra corretamente? (R. Não)
  • Observem a palavra FÓSFORO colada no quadro. Vocês possuem a palavra FÓSFORO na cartela de vocês? (R. Resposta pessoal)
  • Caso a dupla marque a palavra errada. Exemplo: palavra sorteada: FURACÃO e a dupla marcou a palavra VULCÃO.
  • Vamos ler a palavra sorteada: FURACÃO. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra F)
  • Qual o som inicial da palavra FURACÃO? (R. É o som de /f/).
  • Agora vamos ler a palavra que vocês marcaram: VULCÃO. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra V)
  • Qual o som inicial da palavra VULCÃO? (R. O som inicial é o som do /v/).
  • O som do /f/ da palavra FURACÃO é igual ou diferente do som do /v/ do VULCÃO? (R. É diferente)
  • Vocês marcaram a palavra correta? (R. Não).
  • Vamos observar a palavra FURACÃO, colada no quadro. Vocês tem essa palavra na cartela de vocês? (R. Resposta pessoal)
  • Vá colando as palavras sorteadas no quadro. Vence quem marcar todos os nomes da sua cartela primeiro.
  • Após o encerramento do bingo, confira coletivamente se os alunos marcaram corretamente as palavras. Analise todas as palavras sorteadas, a fim de que os alunos observem os sons do F e do V. Levante as seguintes questões:
  • Vocês conseguiram localizar na cartela todos os nomes sorteados? (R. Resposta pessoal)
  • Vamos observar as palavras sorteadas: qual a primeira palavra sorteada? (R. Café)
  • CAFÉ:
  • Com qual letra começa a palavra CAFÉ? (R. Começa com a letra C)
  • Quantas sílabas têm a palavra CAFÉ? (R. Tem duas sílabas)
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do F)
  • O som do F está no início ou no meio da palavra? ( R. Está no meio da palavra)
  • Quem registrou a palavra CAFÉ em sua cartela? (R. Resposta pessoal)
  • Vocês conseguiram identificar a palavra CAFÉ na cartela de vocês? (R. Sim)
  • Vamos observar a segunda palavra sorteada? (R. CANIVETE)
  • CANIVETE:
  • Com qual letra começa a palavra CANIVETE? (R. Começa com a letra C)
  • Quantas sílabas tem a palavra CANIVETE? (R. Tem quatro sílabas)
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do V)
  • O som do V está no início ou no meio da palavra? (R. Está no meio da palavra).
  • Quem registrou a palavra CANIVETE em sua cartela? (R. Resposta pessoal)
  • Vocês conseguiram identificar a palavra CANIVETE na cartela de vocês? (R. Resposta pessoal).

Realize a análise das demais palavras sorteadas, a fim de levar o aluno a perceber se marcou corretamente sua cartela e refletir sobre os sons do F e V.

Materiais complementares: Banco de palavras e cartela para bingo. Sugestão de palavras com F e V. Clique aqui para acessar o documento.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma folha contendo imagens cujos nomes têm as letras F e V. Clique aqui para acessar a atividade.
  • Fale para os alunos o nome das figuras.
  • Peça para que eles circulem de vermelho as imagens que possuírem em sua escrita a letra V e de azul as palavras que possuírem em sua escrita a letra F.
  • Dê um tempo para que os alunos tentem resolver sozinhos a atividade. É importante eles se depararem com desafios e tentarem resolvê-los.
  • Enquanto os alunos realizam a atividade, circule pela sala e observe como os alunos estão lidando com os desafios da atividade.
  • Depois deste momento em que os alunos tentarão resolver a atividades sozinhos, continue circulando pela a sala e diante de erros ou dificuldades do aluno, levante os seguintes questionamentos:

  • Caso o aluno circule de vermelho uma palavra com som de F: Exemplo: FORMIGA.
  • Você sabe me falar o nome dessa figura? (R. Formiga)
  • Pronuncie em voz alta a palavra FORMIGA.
  • Com qual letra começa a palavra FORMIGA? (R. Começa com a letra F).
  • Quantas sílabas têm essa palavra? (R. Tem três sílabas).
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do F)
  • O som do F está no início ou no meio da palavra? (R. Está no início da palavra)
  • Pronunciamos FORMIGA ou VORMIGA? (R. Formiga)
  • De que cor devemos circular a palavra FORMIGA? (R. De azul)
  • Caso o aluno apresente muita dificuldade e não circule uma figura, por não saber com qual cor deverá circular. Exemplo: Diante da figura GARRAFA, o aluno não saber qual cor usar.
  • Vamos observar essa imagem: você sabe me falar o nome desse objeto? (R. Garrafa)
  • Pronuncie em voz alta a palavra GARRAFA. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra G).
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (R. Tem três sílabas)
  • Dizemos GARRAFA ou GARRAVA? (R. Dizemos Garrafa)
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do F)
  • De qual cor devemos circular as palavras que possuem o som do F? (R. De azul)
  • Então, se GARRAFA tem o som do F, qual cor será usada para circular essa figura? (R. Garrafa tem que ser circulada de azul)

Materiais complementares: Material para atividade. Clique aqui para acessá-lo.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.

Materiais necessários: Cópia do poema “A vaca Filomena e a formiga Violeta”, de Isabel Cristina Silveira Soares; cartela em branco para bingo; banco de palavras com F e V.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em ler as palavras apresentadas e registrá-las na cartela, bem como não conseguir identificar a diferença entre os sons de /f/ e/v/ e não identificar as palavras na cartela durante o bingo, pois não realizam o registro escrito do falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades em ler as palavras apresentadas e registrá-las na cartela, bem como não conseguir relacionar a palavra sorteada ao nome escrito na cartela, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada. Os alunos nas hipóteses silábica-alfabética e alfabética poderão encontrar dificuldades em identificar corretamente o uso das letras F e V, confundindo o seu uso devido essas letras possuírem sons muito semelhantes.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 111-132. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2018.

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 129-152.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão continuar a analisar palavras com sons muito parecidos escritas com V ou F .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Entregue para cada aluno a cópia do poema “A vaca Filomena e a formiga Violeta”, de Isabel Cristina Silveira Soares. Acesse o link: Clique aqui.
  • Antes da leitura, converse com a turma sobre as características do gênero poema, ajudando as crianças a localizarem o título e o autor do poema. Informe que o poema está organizado em estrofes e ajude as crianças a localizar e contar cada estrofe.
  • Faça a leitura coletiva do poema. Vá segmentando as palavras do poema, apontando e fazendo o ajuste do falado ao escrito, conforme o poema vai sendo lido.
  • Solicite aos alunos que procurem e circulem no poema o nome do bicho que você vai falar. Nesse momento, vá equilibrando os desafios de forma a possibilitar que todos consigam encontrar a palavra indicada. Levante os seguintes questionamentos:
  • Quero que vocês procurem o nome FORMIGA.
  • Quem já circulou ainda não pode mostrar para o colega. Quem já achou me responde em quais estrofes ela aparece. (R. Aparece em todas as estrofes)
  • Tem alguém que ainda não achou? Com que letra começa a palavra FORMIGA? (R. Começa com a letra F)
  • Falta alguém encontrar a palavra FORMIGA? (R. Sim)
  • Vamos ajudar o colega? Então prestem atenção ao que eu vou perguntar agora: Em que linha da primeira estrofe está escrito FORMIGA? Todo mundo encontrou? (R. Aparece na terceira linha).
  • Agora quero que vocês me ajudem a escrever no quadro a palavra FORMIGA. Com qual letra começa? Qual o som da letra F? (R. Começa com a letra F e tem o som de /f/).
  • Quantas sílabas tem a palavra FORMIGA? (R. Tem três sílabas).
  • E agora, todo mundo encontrou? (R. Sim)
  • Prossiga com essas intervenções com todos os nomes que você selecionou para as crianças procurarem no poema.
  • Ao concluir o momento de identificação das palavras, faça a interpretação oral do poema. Levante os seguintes questionamentos:
  • Qual o nome da vaca que aparece no poema? (R. Filomena)
  • Onde ela mora? O que ela gosta de comer? (R. Mora na Vila Formosa e gosta de comer uvas da videira)
  • Como ela passa seu dia? (R. Ela passa o dia a descansar)
  • E qual o nome da formiga? (R. O nome da formiga é Violeta)
  • Onde ela mora? O que ela gosta de comer? (R. Ela mora na cerca cor de rosa e gosta de comer as folhas da roseira)
  • Como ela passa seu dia? (R. Ela passa o dia a trabalhar).
  • Convide os alunos a refletirem sobre o som do nome da vaca e da formiga. Levante os seguintes questionamentos:
  • FILOMENA começa com qual letra? (R. Com a letra F)
  • Qual o som que essa letra faz? (R. Faz o som de /f/)
  • É o mesmo som da letra V, de VACA? (R. Não é o mesmo som)
  • E o nome VIOLETA, começa com qual letra? (R. Começa com a letra V)
  • Qual o som da letra V? (R. É o som de /v/)
  • É o mesmo som da letra F, de FORMIGA? (R. Não é o mesmo som).
  • Esses sons que a letra F e V representam são parecidos ou diferentes? O que vocês acham? (R. Eles são sons parecidos).
  • Explique aos alunos que durante a aula vocês farão um bingo com as palavras do poema.
  • Pergunte aos alunos se todos conhecem o jogo do bingo, como é jogado e o que precisa para se jogar. Levante os seguintes questionamentos:
  • Alguém já jogou bingo alguma vez? (R. Sim)
  • O que é preciso para jogar? (R. Precisa de cartelas e de números para sortear).
  • Quais são as regras do bingo? (R. Uma pessoa vai sorteando os números e vamos marcando na cartela. Ganha quem marcar todos os números da cartela).

Materiais complementares: Cópia do poema: Clique aqui.

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Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Crie com os alunos uma lista das palavras que possuam a letra F e V em posição inicial, medial e final. Anote as palavras ditas pelos alunos no quadro. Em anexo, um banco de palavras para auxiliar o professor, caso os alunos não consigam criar essa lista: clique aqui.
  • Divida a turma em duplas. Sugestão de divisão das duplas: alunos pré-silábicos juntamente com alunos silábicos sem valor sonoro; alunos silábicos sem valor sonoro, juntamente com alunos silábicos com valor sonoro; e alunos silábicos com valor sonoro juntamente com alunos silábicos-alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura das palavras e na identificação das palavras sorteadas.
  • Explique aos alunos que a letra F tem o som parecido com o da letra V. Ao escrevê-las devemos prestar muita atenção ao som e na dúvida, deve-se consultar o dicionário.
  • Entregue uma cartela em branco para cada aluno e solicite que escolham, entre as palavras anotadas no quadro, 8 nomes e registrem em cada espaço disponível.
  • Após todos completarem as cartelas, explique as seguintes regras do bingo para os alunos:

5.1. Cada aluno terá em sua carteira uma cartela, com as palavras do poema lido e um lápis.

5.2. A professora irá sortear fichas com os nomes que aparecem no quadro.

5.3. Assim que a professora falar o nome, verifique se você possui a palavra lida em sua cartela.

5.4. Caso você tenha a palavra em sua cartela, faça um X no nome sorteado.

5.5. Ganha o bingo quem primeiro marcar todos os nomes da sua cartela.

  • Em seguida, sorteie as palavras e, antes de dizer o nome sorteado, apresente dicas aos alunos sobre o nome da figura, indicando a letra inicial do nome sorteado, bem como o som que essa letra faz, para que os alunos tentem ajustar através das dicas e estratégias levantadas por eles qual figura foi sorteada. Sugestão de dicas:

6.1. Caso a figura sorteada seja VACA, dê como dica:

A ficha sorteada começa com a mesma letra que o nome VACINA.

O nome da ficha sorteada começa com o som de /v/.

A letra final dessa palavra é A.

Essa palavra tem duas sílabas.

A primeira sílaba desta palavra é VA.

6.2. Caso a figura sorteada seja FORMIGA, dê como dica:

A figura sorteada começa com a mesma letra que o nome FOFOCA.

O nome da figura sorteada começa com o som de /f/.

A letra final dessa palavra é A.

Essa palavra tem três sílabas.

A primeira sílaba desta palavra é FOR.

  • Leia o nome para a turma e peça que verifiquem se eles têm o nome sorteado em sua cartela e marquem esse nome. Faça intervenções com a dupla, diante de um erro ou dificuldade. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso a dupla marque a palavra errada, porém marque a palavra com o mesmo fonema /f/. Exemplo: palavra sorteada: FÓSFORO e a dupla marcou a palavra FOFOCA.
  • Vamos ler a palavra sorteada: FÓSFORO. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra F)
  • Qual o som final da palavra FÓSFORO? (R. O som final é o O).
  • Agora vamos ler a palavra que você marcou: FOFOCA. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra F)
  • O som final da palavra FÓSFORO é igual ao da palavra FOFOCA? (R. Não. Fofoca termina com A)
  • Vocês marcaram a palavra corretamente? (R. Não)
  • Observem a palavra FÓSFORO colada no quadro. Vocês possuem a palavra FÓSFORO na cartela de vocês? (R. Resposta pessoal)
  • Caso a dupla marque a palavra errada. Exemplo: palavra sorteada: FURACÃO e a dupla marcou a palavra VULCÃO.
  • Vamos ler a palavra sorteada: FURACÃO. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra F)
  • Qual o som inicial da palavra FURACÃO? (R. É o som de /f/).
  • Agora vamos ler a palavra que vocês marcaram: VULCÃO. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra V)
  • Qual o som inicial da palavra VULCÃO? (R. O som inicial é o som do /v/).
  • O som do /f/ da palavra FURACÃO é igual ou diferente do som do /v/ do VULCÃO? (R. É diferente)
  • Vocês marcaram a palavra correta? (R. Não).
  • Vamos observar a palavra FURACÃO, colada no quadro. Vocês tem essa palavra na cartela de vocês? (R. Resposta pessoal)
  • Vá colando as palavras sorteadas no quadro. Vence quem marcar todos os nomes da sua cartela primeiro.
  • Após o encerramento do bingo, confira coletivamente se os alunos marcaram corretamente as palavras. Analise todas as palavras sorteadas, a fim de que os alunos observem os sons do F e do V. Levante as seguintes questões:
  • Vocês conseguiram localizar na cartela todos os nomes sorteados? (R. Resposta pessoal)
  • Vamos observar as palavras sorteadas: qual a primeira palavra sorteada? (R. Café)
  • CAFÉ:
  • Com qual letra começa a palavra CAFÉ? (R. Começa com a letra C)
  • Quantas sílabas têm a palavra CAFÉ? (R. Tem duas sílabas)
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do F)
  • O som do F está no início ou no meio da palavra? ( R. Está no meio da palavra)
  • Quem registrou a palavra CAFÉ em sua cartela? (R. Resposta pessoal)
  • Vocês conseguiram identificar a palavra CAFÉ na cartela de vocês? (R. Sim)
  • Vamos observar a segunda palavra sorteada? (R. CANIVETE)
  • CANIVETE:
  • Com qual letra começa a palavra CANIVETE? (R. Começa com a letra C)
  • Quantas sílabas tem a palavra CANIVETE? (R. Tem quatro sílabas)
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do V)
  • O som do V está no início ou no meio da palavra? (R. Está no meio da palavra).
  • Quem registrou a palavra CANIVETE em sua cartela? (R. Resposta pessoal)
  • Vocês conseguiram identificar a palavra CANIVETE na cartela de vocês? (R. Resposta pessoal).

Realize a análise das demais palavras sorteadas, a fim de levar o aluno a perceber se marcou corretamente sua cartela e refletir sobre os sons do F e V.

Materiais complementares: Banco de palavras e cartela para bingo. Sugestão de palavras com F e V. Clique aqui para acessar o documento.

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma folha contendo imagens cujos nomes têm as letras F e V. Clique aqui para acessar a atividade.
  • Fale para os alunos o nome das figuras.
  • Peça para que eles circulem de vermelho as imagens que possuírem em sua escrita a letra V e de azul as palavras que possuírem em sua escrita a letra F.
  • Dê um tempo para que os alunos tentem resolver sozinhos a atividade. É importante eles se depararem com desafios e tentarem resolvê-los.
  • Enquanto os alunos realizam a atividade, circule pela sala e observe como os alunos estão lidando com os desafios da atividade.
  • Depois deste momento em que os alunos tentarão resolver a atividades sozinhos, continue circulando pela a sala e diante de erros ou dificuldades do aluno, levante os seguintes questionamentos:

  • Caso o aluno circule de vermelho uma palavra com som de F: Exemplo: FORMIGA.
  • Você sabe me falar o nome dessa figura? (R. Formiga)
  • Pronuncie em voz alta a palavra FORMIGA.
  • Com qual letra começa a palavra FORMIGA? (R. Começa com a letra F).
  • Quantas sílabas têm essa palavra? (R. Tem três sílabas).
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do F)
  • O som do F está no início ou no meio da palavra? (R. Está no início da palavra)
  • Pronunciamos FORMIGA ou VORMIGA? (R. Formiga)
  • De que cor devemos circular a palavra FORMIGA? (R. De azul)
  • Caso o aluno apresente muita dificuldade e não circule uma figura, por não saber com qual cor deverá circular. Exemplo: Diante da figura GARRAFA, o aluno não saber qual cor usar.
  • Vamos observar essa imagem: você sabe me falar o nome desse objeto? (R. Garrafa)
  • Pronuncie em voz alta a palavra GARRAFA. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra G).
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (R. Tem três sílabas)
  • Dizemos GARRAFA ou GARRAVA? (R. Dizemos Garrafa)
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do F)
  • De qual cor devemos circular as palavras que possuem o som do F? (R. De azul)
  • Então, se GARRAFA tem o som do F, qual cor será usada para circular essa figura? (R. Garrafa tem que ser circulada de azul)

Materiais complementares: Material para atividade. Clique aqui para acessá-lo.

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