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Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sons do ambiente
Contextos prévios:
Esta proposta faz parte de uma sequência de cinco planos. São eles:
Passeio em busca de sons do ambiente
Brincadeiras com sons do ambiente
Criação de instrumentos musicais e objetos sonoros
Para realizar esta atividade é importante ter realizado a proposta Passeio em busca de sons do ambiente.
Materiais:
Materiais de largo alcance de diferentes tipos, formatos e tamanhos e que, se possível, possam ser encontrados na escola: garrafinhas, apitos, cornetas, tampas de panela, canos de PVC, tubos e caixas de papelão, folhas secas, galhos, pedras, sementes, embalagens de lata, plástico e papelão. Considere a utilização dos elementos da natureza coletados na atividade anterior (Passeio em busca de sons do ambiente). Tecidos não transparentes e fáceis de manusear, como algodão, poliester, tricoline ou TNT. Bancos, mesas ou toalhas para compor os cantos. Cestos de vime, palha ou jornal e caixas de papelão para armazenar os materiais nos cantos. Tocador de som. Materiais para registros fotográficos e em vídeo (câmera fotográfica ou celular) e escritos (papel/ caderno e caneta).
Espaços:
Esta atividade pode ser realizada em um ambiente interno (sala) ou externo (quintal, quadra). Organize o espaço em estações, de modo que os materiais fiquem distribuídos em cantinhos. Cada estação deve conter objetos em quantidade maior do que o número de crianças, podendo haver alguns repetidos nos diferentes cantos, de modo a garantir uma boa exploração. Esses materiais devem ficar dispostos em cima de banquinhos, mesinhas ou de toalhas estendidas no chão e podem ser armazenados em caixas ou cestos cobertos com tecido ou outro material (TNT, por exemplo), para que sejam revelados em um segundo momento. Inicialmente, todo o grupo é organizado em roda. Depois, as crianças ficam livres para explorar os materiais e brincar em pequenos grupos ou individualmente. Ao final, todas voltam para a roda.
Tempo sugerido:
Cerca de 60 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que forma as crianças expressam suas vivências e relatam a experiência do passeio?
2. As crianças criam sons com os materiais e os objetos disponíveis? Quais preferências demonstram neste momento?
3. Quais critérios as crianças usam para a escolha dos materiais utilizados para a criação dos sons? Elas classificam objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.)? Como é possível perceber isso?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Auxilie-as a se comunicarem, fazendo uso de diferentes apoios comunicativos (gestos, língua de sinais, comunicação alternativa etc). Ajude todas no envolvimento da atividade e na exploração do ambiente.
1
Convide todo o grupo para se sentar em roda com você e peça ajuda das crianças para recordar a brincadeira que vocês fizeram em busca dos sons no passeio realizado no plano Passeio em busca de sons do ambiente. Incentive-as para que comuniquem quando foi o passeio, para onde foram, o que fizeram lá e o que descobriram. Caso ninguém comente sobre as gravações que foram feitas dos sons, pergunte se elas se lembram que alguns sons foram gravados durante o passeio.
2
Conte para as crianças que agora todas irão ouvir os sons gravados no dia do passeio e que, inicialmente, elas terão que tentar reconhecê-los e nomeá-los. Fique atento às diversas formas de expressão das crianças neste momento, considerando gestos e falas. Depois, coloque a gravação novamente e oriente-as para que, durante essa escuta, fiquem à vontade para brincar, dançar ou reproduzir os sons livremente. Observe se elas utilizam o próprio corpo para reproduzir os sons.
Possíveis ações do professor neste momento: Durante a escuta dos sons, incentive as crianças a reproduzir os sons utilizando o próprio corpo. Bata com a palma das mãos nas pernas, faça sons com a boca, estale os dedos, batuque na barriga etc. Encoraje-as a participar e convide-as para tentar reproduzir os sons junto com você.
3
Após reproduzirem os sons, convide as crianças para observar que em cada canto do espaço há algo escondido embaixo de tecidos e diga que você precisará da ajuda delas para retirá-los e descobrir o que há em cada um deles. Observe as iniciativas das crianças, respeitando aquelas que, por qualquer motivo, não demonstram muito interesse em participar. Nesses casos, convide-as para observar, junto com você, o movimento dos colegas.
Possíveis falas do professor e das crianças neste momento: Vocês perceberam algo de diferente nesta sala? As crianças podemresponder que há algo escondido embaixo dos panos/tecidos e o professor pede ajuda delas para descobrir o que é: Que tal a gente descobrir o que é?
4
Conte às crianças que para que todas possam brincar e explorar melhor o espaço é interessante que elas se organizem em pequenos grupos. A formação desses grupos pode ocorrer a partir de critérios escolhidos pelas próprias crianças. Cada time poderá escolher um canto para descobrir o que há embaixo dos tecidos. Deixe que as crianças explorem livremente as estações e que descubram o que há nelas. Observe-as e registre as iniciativas delas, ficando atento às ações que realizam com os materiais disponíveis e como interagem entre si. Procure intervir apenas se for convidado para brincar junto ou caso haja algum conflito entre os pequenos.
Possíveis ações das crianças neste momento: Tocar os apitos, bater um graveto na tampa de panela, assoprar o gargalo da garrafa pet pra ver se faz barulho etc.
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Conforme as crianças vão explorando as estações, observe se elas demonstram curiosidade em manipular os diferentes objetos, se os utilizam para produzir sons, se ajudam-se mutuamente nos momentos de escolha e se constroem brincadeiras individuais ou coletivas com eles. Registre as ações das crianças por meio de vídeos e fotografias, mas também aproxime-se para brincar junto com elas, entrando na brincadeira e incentivando a imaginação por meio do uso lúdico e de elementos que mais lhes chamar a atenção.
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Incentive as crianças a circular pelo espaço, para que conheçam os diferentes materiais de cada estação e descubram como podem usá-los para produzir sons. Observe se elas se deslocam pelo ambiente com interesse e espontaneidade, explorando e tentando reproduzir os diferentes sons. Oriente os pequenos grupos a trocar de estação com os colegas ou a convidar os colegas de outra estação para brincar junto. Registre as iniciativas e descobertas das crianças.
Possíveis falas do professor neste momento: Vocês repararam que há outros objetos ali no outro canto? Que tal descobrirem o que é? Olha que legal o som que aquele objeto faz! Você percebeu que ao batucá-lo ele faz um som diferente? Com o que esse som se parece? Você gostaria de brincar com aquele objeto também?
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Para finalizar:
Avise a todos que em cinco minutos irão terminar o que estão fazendo e que você precisará da ajuda deles para guardar os materiais e arrumar o espaço. Passados os cinco minutos, diga que chegou a hora de guardar. Anuncie que, após guardarem tudo, todos se sentarão em roda para que, quem desejar, possa compartilhar suas descobertas e opiniões sobre a brincadeira com os objetos. Depois, reúna todo o grupo em roda e pergunte como foi a experiência: se os pequenos gostaram da brincadeira com os elementos, do que mais gostaram, que tipo de som produziram utilizando o corpo e os materiais disponíveis etc. Incentive todas as crianças a participar do momento.
Utilize outras formas para apresentar às crianças as diferentes possibilidades existentes para escuta, brincadeira e produção de sons, como utilizando objetos e água, batucando em brinquedos, potes, panelas e outros utensílios de cozinha etc. Você pode utilizar outros espaços da escola para essa exploração.
A pesquisa por outros sons do ambiente e pelas diferentes formas de reproduzi-los pode ter continuidade fora da escola. Comunique às famílias sobre o trabalho desenvolvido e sobre as diferentes reações e percepções das crianças diante da descoberta dos sons e das formas de brincar com eles. Reforce que esse é um momento muito prazeroso para os pequenos, que pode facilmente ser repetido em diversos locais. Sugira que os adultos responsáveis incentivem essa escuta ativa dos sons do ambiente, valorizando também a produção de silêncio, e peça que compartilhem com a equipe da escola os resultados da experiência. Oriente as crianças a observar os diferentes sons que há no ambiente onde moram e solicite que percebam se são iguais ou diferentes dos que elas descobriram durante a brincadeira.
Apresente a proposta
Grave um vídeo para as crianças e o envie para as famílias por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação utilizada por sua rede, convidando-as a participar de uma brincadeira com você, que consiste em descobrir os sons que vai apresentar. Você pode gravar alguns sons que representam elementos da natureza, como vento, chuva, água em movimento, ondas do mar, canto de pássaros etc. No vídeo, tente brincar com os sons, mostrando às crianças que também está tentando descobri-los. Ao final, diga a elas que poderão brincar com os sons de diversas maneiras junto com seus familiares. Posteriormente, informe aos familiares que enviará mais orientações sobre as próximas atividades.
Adaptações necessárias
Nesta sequência, são sugeridas explorações de sons da natureza, sendo o ambiente externo indicado para as atividades. Porém, caso a família não disponha de área externa em casa, como quintal ou jardim, oriente que explore os sons da natureza que são percebidos da janela ou mesmo sons que podemos encontrar dentro de casa.
1) Passeio em busca dos sons do ambiente — Se a família dispuser de um ambiente natural em casa, oriente que sugira à criança um passeio em busca dos sons existentes nesse ambiente, como canto de pássaros, vento, chuva etc. Caso não haja um ambiente externo para se explorar, sugira que o passeio seja realizado dentro de casa, de modo que a criança possa perceber sons como o do chuveiro ligado, da água sendo colocada no copo, de uma porta batendo, do liquidificador, entre outros. Oriente que, se possível, os familiares gravem os sons percebidos com o próprio celular.
2) Brincadeiras com os sons do ambiente — Oriente que os familiares disponibilizem às crianças materiais diversos, como tampas de panela, pedaços de madeira, colheres, conchas, potes e garrafas PET, para que possam realizar brincadeiras a partir dos sons gravados. Caso a família não tenha gravado os sons, oriente que utilize os sons que você apresentou no vídeo.
3) Sons em brincadeiras com água — Esta atividade poderá ser realizada em um lugar protegido para evitar que as crianças adoeçam. Uma ideia é realizá-la no momento do banho da criança, desde que sob supervisão de um adulto. Oriente aos familiares que disponibilizem bacias com água e objetos diversos, como conchas, peneiras, potes, garrafinhas de plástico e esponjas, para que as crianças brinquem com os objetos e com a água, e descubram os sons que eles podem fazer.
4) Criação de instrumentos musicais e objetos sonoros e Brincadeiras musicais — Oriente que os familiares ofereçam materiais diversos, como pedras, folhagens, sementes, rolos de papelão, garrafinhas PET, grãos de arroz ou feijão etc., de forma organizada, em caixas de papelão ou em cantos, a fim de que as crianças tenham oportunidade de escolha para construir objetos que emitam sons. Depois de construir os objetos, sugira que os utilizem em um momento de brincadeiras musicais, cantando as músicas preferidas da criança.
Sugira às famílias
Convide os familiares a entrar na brincadeira com as crianças a partir dos sons encontrados no ambiente de casa, externo ou interno. Sugira que chamem atenção para a possibilidade de apreciação também do silêncio, convidando-as a fazer silêncio e brincando, por exemplo, de estátua. Ao explorar os materiais diversos, seja para brincar com os sons ou construir objetos que emitam sons, oriente aos familiares que deixem as crianças explorar livremente os materiais, investigando as possibilidades que eles oferecem. Proponha que, enquanto as crianças brincam com a água ou com os materiais diversos, cantem alguma música conhecida, como “A canoa virou”, por exemplo, utilizando a água e os materiais como instrumentos sonoros de modo que elas percebam a possibilidade de usá-los para acompanhar a melodia dessa e de outras músicas que acharem interessantes.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares tirem uma foto do objeto que construíram com a criança e compartilhem com você via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação utilizada pela rede, junto a um relato oral ou escrito sobre como objeto foi feito. Dê devolutivas para as crianças, validando suas ações. Se possível, faça uma montagem das fotos enviadas e compartilhe com o grupo, socializando as experiências de todos.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Roselaine Pontes de Almeida
Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses.
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base:
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais para acompanhar diversos ritmos de música.
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
Abordagem didática: As crianças estão atentas ao mundo ao seu redor. As atividades de exploração e de escuta de sons e silêncios que habitam a escola constituem uma das possibilidades do trabalho com a música na Educação Infantil. Essas propostas visam o favorecimento de desafios investigativos relativos a sons e objetos inusitados que os produzem para alimentar a escuta e a imaginação das crianças. Assim, elas mesmas podem, depois, tocar, brincar e cantar, sonorizando histórias ou criando trilhas sonoras, por exemplo.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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