Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Letra de Canção

Material para trabalhar as habilidades:

EF12LP18 : Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

EF12LP19 : Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF01LP16 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

EF01LP18 : Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF01LP19 : Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF12LP01 : Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

EF12LP03 : Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

EF12LP04 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

EF15LP17 : Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

EF12LP05 : Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

EF12LP06 : Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF12LP07 : Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Plano 01 de 15

Conhecendo o gênero “cantiga”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Conhecendo o gênero “cantiga” Finalidade da aula: Que os alunos reconheçam as cantigas...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

Plano 02 de 15

Leitura colaborativa de uma canção

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Leitura colaborativa de uma canção  Finalidade da aula: Participar e colaborar com a leitura, a i...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF12LP04

EF15LP02

EF01LP16

Plano 03 de 15

Interpretação de uma canção com o corpo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula:Interpretação de uma canção com o corpo Finalidade da aula: Interpretar corporalmente uma can&...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF12LP01

EF12LP18

EF12LP04

EF15LP17

Plano 04 de 15

Leitura de cantigas respeitando o ritmo e a melodia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor:  Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Leitura de cantigas respeitando o ritmo e a melodia Finalidade da aula: Ajustar a pauta sonora ao texto escrit...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP07

Plano 05 de 15

Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor:  Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga Finalidade da aula: Acompanhar, através da lei...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP07

Plano 06 de 15

Elementos textuais de uma cantiga: título, versos e estrofes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor:  Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Elementos textuais de uma cantiga: título, versos e estrofesF inalidade da aula: Aprender sobre a compo...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP07

Plano 07 de 15

Descobrir as rimas em cantigas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Nadia Camargo Mentor: Mariana Prado Especialista: Tânia Rios Título da aula: Descobrir as rimas em cantigas Finalidade da aula: Exercitar a percepção sonora reconhe...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP19

Plano 08 de 15

Brincadeira com rimas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Nadia Camargo Mentor: Mariana Prado Especialista: Tânia Rios Título da aula: Brincadeira com rimas Finalidade da aula: Desenvolver e aprimorar a consciência fonológi...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP19

Plano 09 de 15

Encontrar/formar rimas em cantigas conhecidas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Encontrar/formar rimas em cantigas conhecidas Finalidade da aula: Encontrar na letra impressa de uma cantiga qu...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP19

Plano 10 de 15

Produção de convite oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Produção de convite oral Finalidade da aula: Planejar e produzir um convite oral para outras tur...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF12LP06

Plano 11 de 15

Ensaiar cantigas para apresentação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Ensaiar cantigas para apresentação  Finalidade da aula: Selecionar as cantigas que serão aprese...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF01LP19

Plano 12 de 15

Sarau de canções

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Sarau de canções Finalidade da aula: Apresentar as canções ensaiadas previamente mantendo os ...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF01LP19

Plano 13 de 15

Planejar a escrita de estrofe de uma cantiga

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Planejar a escrita de estrofe de uma cantiga Finalidade da aula: A partir de uma cantiga conhecida, planejar a escrita d...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF12LP05

Plano 14 de 15

Produção de Texto - estrofe de canção

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Produção de Texto - estrofe de canção Finalidade da aula: Produzir uma nova estrofe para uma...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF01LP18

Plano 15 de 15

Revisão de texto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Nadia CamargoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula:Revisão de texto Finalidade da aula: Compreender procedimentos de revisão: Perceber a adequaçã...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF12LP03

EF15LP06