Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Documentário

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP43 : Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

EF69LP30 : Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.

EF89LP08 : Planejar reportagem impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. – a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes diversas, análise de documentos, cobertura de eventos etc. -, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc., da produção de infográficos, quando for o caso, e da organização hipertextual (no caso a publicação em sites ou blogs noticiosos ou mesmo de jornais impressos, por meio de boxes variados).

EF89LP25 : Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.

EF89LP27 : Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

EF89LP28 : Tomar nota de videoaulas, aulas digitais, apresentações multimídias, vídeos de divulgação científica, documentários e afins, identificando, em função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo e realizando, quando necessário, uma síntese final que destaque e reorganize os pontos ou conceitos centrais e suas relações e que, em alguns casos, seja acompanhada de reflexões pessoais, que podem conter dúvidas, questionamentos, considerações etc.

EF69LP37 : Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.

EF89LP31 : Analisar e utilizar modalização epistêmica, isto é, modos de indicar uma avaliação sobre o valor de verdade e as condições de verdade de uma proposição, tais como os asseverativos – quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.) ou discorda de (“de jeito nenhum, de forma alguma”) uma ideia; e os quase-asseverativos, que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).

EF89LP32 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

EF69LP56 : Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.

EF69LP42 : Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,

Plano 01 de 15

Introduzir o gênero documentário

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Leonel Santos Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Finalidade da aula: Introduzir o gênero documentário para reconhecer aspectos relativos &agrav...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP27

Plano 02 de 15

A intertextualidade no gênero documentário

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Leonel Santos Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A intertextualidade no gênero documentário Finalidade da aula: Rel...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP32

Plano 03 de 15

Relação temática entre documentários diferentes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Leonel Santos Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Relação temática entre documentários diferentes Finalida...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP30

Plano 04 de 15

Construção composicional do gênero documentário: começo, mei...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Leonel Santos Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Construção composicional do gênero documentário: come&cce...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP31

EF69LP42

Plano 05 de 15

Construção composicional do documentário: elementos da image...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Leonel Santos Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Construção composicional do documentário: elementos da imagem e...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP31

EF69LP42

Plano 06 de 15

Estrutura composicional e estilo no gênero documentário

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Leonel Santos Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Estrutura composicional e estilo no gênero documentário Finalidade da a...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP31

EF69LP42

Plano 07 de 15

Uma introdução à referenciação e progressão referencial no g...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Leonel SantosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Uma introdução à referenciação e progressão referencial...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP56

Plano 08 de 15

Uma introdução à referenciação e progressão referencial no g...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Leonel SantosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Uma introdução à referenciação e progressão referencial...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP56

Plano 09 de 15

Uma introdução à referenciação e progressão referencial no g...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Leonel SantosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Uma introdução à referenciação e progressão refere...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP56

Plano 10 de 15

Comentando conteúdos de documentários

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Leonel SantosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Comentando conteúdos de documentários Finalidade da aula: Discutir sobre o doc...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP27

Plano 11 de 15

Tomando nota

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Leonel SantosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Tomando nota Finalidade da aula: Tomar notas a partir de documentário assistido Ano: ...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP28

Plano 12 de 15

Apresentação oral a partir de tomada de notas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Leonel SantosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Apresentação oral a partir de tomada de notas Finalidade da aula: Apresentar o...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP28

Plano 13 de 15

Planejando o documentário: elaboração de roteiro

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Leonel SantosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejando o documentário: elaboração de roteiro Finalidade da aula: El...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF89LP25

Plano 14 de 15

Produzindo o documentário

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Leonel SantosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produzindo o documentário Finalidade da aula: Produzir o documentário com base...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP37

Plano 15 de 15

Revisão e edição final do documentário

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Leonel SantosMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Revisão e edição final do documentário Finalidade da aula: Revisar e editar...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF89LP08