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Plano de aula - Resolução de problemas do campo aditivo com a ideia da subtração

POR: Elissandra de Oliveira de Almeida 17/07/2018
Código: MAT1_05NUM06

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA06) Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre estratégias de resolução de problemas

 

Objetivo select-down

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Reconhecer nosso dinheiro por meio das moedas de 1 real;
  5. Comparar quantidades por meio de ações que os levem a identificar “quanto tinha” “quanto pagou” e “com quanto ficou”;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as estratégias de cálculo empregadas pelos alunos para fazer as compras.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo (subtração) com números até 10.

Recursos necessários

  1. Material descrito na Atividade principal;
  2. Cartaz (opcional) com: o problema do Aquecimento, com a Sistematização do conceito e com o Encerramento;
  3. Atividades: de Aquecimento, a Principal e a do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 8 minutos

Orientação: Organize a turma em duplas. Entregue a folha de atividades para cada aluno. Projete ou reproduza em cartaz o problema sugerido. Faça a leitura do problema duas vezes para a turma. Certifique-se de que os alunos entenderam o que deve ser feito. Oriente-os a registrarem na mesma folha, logo abaixo do problema, a forma como fizeram para descobrir com quantos reais de troco Felipe ficou e se a quantidade é maior ou menor que cinco reais. Coloque à disposição material de contagem (réplica das moedas de real), caso algum aluno queira usar. Diga que primeiro devem trabalhar individualmente e que depois devem conversar com o colega da dupla sobre a forma como cada um fez para descobrir o resultado. Passe pelas mesas enquanto os alunos trabalham. Identifique e anote as estratégias empregadas pelos alunos.

Propósito: Estimular os alunos a fazerem contagens e comparações, checarem resultados, construírem e testarem hipóteses de raciocínio.

Discuta com a turma:

  • Quanto Felipe tem de dinheiro?
  • Quanto custou a pipa?
  • Para pagar a pipa será que Felipe precisa usar todas as moedas?
  • Será que podemos fazer de outro jeito para descobrir o resultado?

Materiais complementares

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Entregue para cada grupo os seguintes materiais: a roleta, 4 marcadores de cores diferentes (pode ser sobras de E.V.A ou outro que tiver à disposição), um prato de isopor, 10 réplicas de moedas de 1 real para cada aluno e a folha de registro das compras feitas.

Faça adequações no tempo de acordo com o tamanho da sua turma.

Propósito: Estimular o aluno a fazer contagens e comparações, checar resultados, analisar as estratégias usadas, construir e testar hipóteses de raciocínio e validar estratégias de cálculo subtrativo.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

.

Atividade principal select-down

Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).

Orientação: Faça uma roleta em tamanho maior (ou projete) para que os alunos possam visualizar todos os brinquedos e os valores de cada um. Verifique se os alunos são capazes de reconhecer todos os brinquedos que estão na roleta: pião, motocicleta, bola, cubo mágico, bolas de gude coloridas, cofre de porquinho, cavalo, um balão em formato de coração. Para cada grupo confeccione a roleta com diâmetro de 30 cm para que os alunos tenham condições de colocar seus marcadores sobre o brinquedo comprado.

Discuta com a turma:

  • O dinheiro que cada um tem é suficiente para comprar qualquer um dos brinquedos?
  • Qual é o brinquedo mais caro?
  • Qual é o brinquedo mais barato?
  • Para comprar mais brinquedos, qual vocês devem comprar? Quantos vocês podem comprar? Será que vai sobrar troco?

Atividade principal select-down

Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo deve ter um conjunto de fichas numeradas de 3 a 10 e um prato de isopor onde serão depositadas as moedas usadas para pagar os brinquedos comprados. Dê para cada aluno 10 moedas de um real; cada aluno deve ter um marcador de cor diferente.

Atividade principal select-down

Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).

Orientação: Represente no quadro ou projete a tabela de registro das compras feitas pelos alunos. Cada aluno terá sua própria tabela para fazer o registro. Explique que a cada compra efetuada, eles devem registrar os valores nos campos próprios.

Materiais complementares:

Atividade principal select-down

Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).

Orientação: Leia ou projete as orientações para os alunos, explicando como eles jogarão na Roleta dos brinquedos.

Materiais complementares:

Discussão das soluções select-down

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientação: Reorganize a sala para que os alunos tenham condições de visualizar as possibilidades de compras que serão socializadas. Explore cada situação separadamente, dando oportunidade de as crianças explicarem o porquê de tais compras:

  • Compra 1: Quem comprou o pião e as bolas de gude gastou todo o dinheiro que tinha? Quanto custaram esses brinquedos?
  • Compra 2: Alguém comprou só a moto. Por quê?
  • Compra 3: Quem comprou o cubo mágico e as bolas de gude poderia comprar mais algum brinquedo?

Socialize as situações de compra apresentadas no slide. Projete ou reproduza em cartaz. Convide os alunos para explicarem o que pensam sobre essas possibilidades. Abra espaço para opiniões diferentes e apresentação de formas de registro diversas (números, desenhos, marcações, traços).

Propósito: Estimular os alunos a explicarem suas estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre a própria atividade matemática, mobilizando os conceitos matemáticos que já dominam além de identificarem diferentes outras possibilidades de compra.

Discuta com a turma:

À partir das sugestões acima, discuta com os alunos:

  • Como podemos saber quanto cada um gastou?
  • Quem conseguiu comprar dois brinquedos se quisesse comprar o terceiro precisava ter quanto de dinheiro ainda? Como faríamos para descobrir?
  • Em que outras situações de compra poderíamos ter:
  • Apenas um brinquedo?
  • Dois brinquedos?
  • Três brinquedos?

d) Será que poderíamos comprar quatro brinquedos?

e) Em todas as compras vai sobrar dinheiro?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia ou escreva no quadro ou apresente em cartaz a sistematização do conceito. Reforce a ação matemática realizada pelos alunos durante as compras.

Propósito: Destacar que para comprar os brinquedos será necessário contar as moedas de um real do dinheiro que eles ainda têm em mãos.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Projete ou reproduza em cartaz o slide do Encerramento. Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente o desafio proposto com a Roleta dos brinquedos.

Propósito: Destacar que para vencer a brincadeira será necessário comprar três brinquedos.

Raio x select-down

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientação: Organize os alunos para trabalharem em grupos de 4 alunos. Entregue para cada aluno uma cópia da atividade. Leia a atividade pelo menos duas vezes. Certifique-se de que os alunos entenderam o que é para ser feito. Oriente-os a resolverem primeiro sozinhos. Depois, peça que troquem as folhas entre si e façam a conferência do resultado do colega. Em seguida, peça que um explique para o outro como fez para encontrar o resultado.

Coloque à disposição do grupo material de contagem (palitos de picolé, tampinhas, botões etc). Deixe-os à vontade para registrarem o cálculo da maneira que acharem melhor, pedindo que usem o espaço vazio que tiver na folha para fazer o registro.

Propósito: Estimular os alunos a socializarem seus registros, a desenvolverem a capacidade argumentativa ao justificarem suas estratégias, a identificarem outras possibilidades de encontrar o resultado, a conferirem os resultados encontrados aplicando o conhecimento adquirido.

Discuta com a turma:

Enquanto os alunos trabalham, passe pelos grupos e observe as interações estabelecidas. Fique atento às explicações dadas. Anote registros ou falas que chamam a atenção por se diferenciarem do que talvez você esteja esperando que aconteça. Verifique em que medida a fala do aluno é fundamental para validar seu procedimento pessoal de cálculo.

Pergunte:

  • O que você fez para descobrir o resultado?
  • Como seu colega pensou? O que você acha? Você concorda com seu colega?
  • Vocês conseguem pensar em outra forma de resolver?
  • Como vocês podem registrar o que fizeram para descobrir o resultado?
  • Como você fez para conferir o resultado do seu colega? O seu colega fez a conferência do mesmo jeito que você?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Reconhecer nosso dinheiro por meio das moedas de 1 real;
  5. Comparar quantidades por meio de ações que os levem a identificar “quanto tinha” “quanto pagou” e “com quanto ficou”;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as estratégias de cálculo empregadas pelos alunos para fazer as compras.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo (subtração) com números até 10.

Recursos necessários

  1. Material descrito na Atividade principal;
  2. Cartaz (opcional) com: o problema do Aquecimento, com a Sistematização do conceito e com o Encerramento;
  3. Atividades: de Aquecimento, a Principal e a do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

Tempo previsto: 8 minutos

Orientação: Organize a turma em duplas. Entregue a folha de atividades para cada aluno. Projete ou reproduza em cartaz o problema sugerido. Faça a leitura do problema duas vezes para a turma. Certifique-se de que os alunos entenderam o que deve ser feito. Oriente-os a registrarem na mesma folha, logo abaixo do problema, a forma como fizeram para descobrir com quantos reais de troco Felipe ficou e se a quantidade é maior ou menor que cinco reais. Coloque à disposição material de contagem (réplica das moedas de real), caso algum aluno queira usar. Diga que primeiro devem trabalhar individualmente e que depois devem conversar com o colega da dupla sobre a forma como cada um fez para descobrir o resultado. Passe pelas mesas enquanto os alunos trabalham. Identifique e anote as estratégias empregadas pelos alunos.

Propósito: Estimular os alunos a fazerem contagens e comparações, checarem resultados, construírem e testarem hipóteses de raciocínio.

Discuta com a turma:

  • Quanto Felipe tem de dinheiro?
  • Quanto custou a pipa?
  • Para pagar a pipa será que Felipe precisa usar todas as moedas?
  • Será que podemos fazer de outro jeito para descobrir o resultado?

Materiais complementares

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Entregue para cada grupo os seguintes materiais: a roleta, 4 marcadores de cores diferentes (pode ser sobras de E.V.A ou outro que tiver à disposição), um prato de isopor, 10 réplicas de moedas de 1 real para cada aluno e a folha de registro das compras feitas.

Faça adequações no tempo de acordo com o tamanho da sua turma.

Propósito: Estimular o aluno a fazer contagens e comparações, checar resultados, analisar as estratégias usadas, construir e testar hipóteses de raciocínio e validar estratégias de cálculo subtrativo.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

.

Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).

Orientação: Faça uma roleta em tamanho maior (ou projete) para que os alunos possam visualizar todos os brinquedos e os valores de cada um. Verifique se os alunos são capazes de reconhecer todos os brinquedos que estão na roleta: pião, motocicleta, bola, cubo mágico, bolas de gude coloridas, cofre de porquinho, cavalo, um balão em formato de coração. Para cada grupo confeccione a roleta com diâmetro de 30 cm para que os alunos tenham condições de colocar seus marcadores sobre o brinquedo comprado.

Discuta com a turma:

  • O dinheiro que cada um tem é suficiente para comprar qualquer um dos brinquedos?
  • Qual é o brinquedo mais caro?
  • Qual é o brinquedo mais barato?
  • Para comprar mais brinquedos, qual vocês devem comprar? Quantos vocês podem comprar? Será que vai sobrar troco?

Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo deve ter um conjunto de fichas numeradas de 3 a 10 e um prato de isopor onde serão depositadas as moedas usadas para pagar os brinquedos comprados. Dê para cada aluno 10 moedas de um real; cada aluno deve ter um marcador de cor diferente.

Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).

Orientação: Represente no quadro ou projete a tabela de registro das compras feitas pelos alunos. Cada aluno terá sua própria tabela para fazer o registro. Explique que a cada compra efetuada, eles devem registrar os valores nos campos próprios.

Materiais complementares:

Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).

Orientação: Leia ou projete as orientações para os alunos, explicando como eles jogarão na Roleta dos brinquedos.

Materiais complementares:

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientação: Reorganize a sala para que os alunos tenham condições de visualizar as possibilidades de compras que serão socializadas. Explore cada situação separadamente, dando oportunidade de as crianças explicarem o porquê de tais compras:

  • Compra 1: Quem comprou o pião e as bolas de gude gastou todo o dinheiro que tinha? Quanto custaram esses brinquedos?
  • Compra 2: Alguém comprou só a moto. Por quê?
  • Compra 3: Quem comprou o cubo mágico e as bolas de gude poderia comprar mais algum brinquedo?

Socialize as situações de compra apresentadas no slide. Projete ou reproduza em cartaz. Convide os alunos para explicarem o que pensam sobre essas possibilidades. Abra espaço para opiniões diferentes e apresentação de formas de registro diversas (números, desenhos, marcações, traços).

Propósito: Estimular os alunos a explicarem suas estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre a própria atividade matemática, mobilizando os conceitos matemáticos que já dominam além de identificarem diferentes outras possibilidades de compra.

Discuta com a turma:

À partir das sugestões acima, discuta com os alunos:

  • Como podemos saber quanto cada um gastou?
  • Quem conseguiu comprar dois brinquedos se quisesse comprar o terceiro precisava ter quanto de dinheiro ainda? Como faríamos para descobrir?
  • Em que outras situações de compra poderíamos ter:
  • Apenas um brinquedo?
  • Dois brinquedos?
  • Três brinquedos?

d) Será que poderíamos comprar quatro brinquedos?

e) Em todas as compras vai sobrar dinheiro?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia ou escreva no quadro ou apresente em cartaz a sistematização do conceito. Reforce a ação matemática realizada pelos alunos durante as compras.

Propósito: Destacar que para comprar os brinquedos será necessário contar as moedas de um real do dinheiro que eles ainda têm em mãos.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Projete ou reproduza em cartaz o slide do Encerramento. Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente o desafio proposto com a Roleta dos brinquedos.

Propósito: Destacar que para vencer a brincadeira será necessário comprar três brinquedos.

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientação: Organize os alunos para trabalharem em grupos de 4 alunos. Entregue para cada aluno uma cópia da atividade. Leia a atividade pelo menos duas vezes. Certifique-se de que os alunos entenderam o que é para ser feito. Oriente-os a resolverem primeiro sozinhos. Depois, peça que troquem as folhas entre si e façam a conferência do resultado do colega. Em seguida, peça que um explique para o outro como fez para encontrar o resultado.

Coloque à disposição do grupo material de contagem (palitos de picolé, tampinhas, botões etc). Deixe-os à vontade para registrarem o cálculo da maneira que acharem melhor, pedindo que usem o espaço vazio que tiver na folha para fazer o registro.

Propósito: Estimular os alunos a socializarem seus registros, a desenvolverem a capacidade argumentativa ao justificarem suas estratégias, a identificarem outras possibilidades de encontrar o resultado, a conferirem os resultados encontrados aplicando o conhecimento adquirido.

Discuta com a turma:

Enquanto os alunos trabalham, passe pelos grupos e observe as interações estabelecidas. Fique atento às explicações dadas. Anote registros ou falas que chamam a atenção por se diferenciarem do que talvez você esteja esperando que aconteça. Verifique em que medida a fala do aluno é fundamental para validar seu procedimento pessoal de cálculo.

Pergunte:

  • O que você fez para descobrir o resultado?
  • Como seu colega pensou? O que você acha? Você concorda com seu colega?
  • Vocês conseguem pensar em outra forma de resolver?
  • Como vocês podem registrar o que fizeram para descobrir o resultado?
  • Como você fez para conferir o resultado do seu colega? O seu colega fez a conferência do mesmo jeito que você?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Reconhecer nosso dinheiro por meio das moedas de 1 real;
  5. Comparar quantidades por meio de ações que os levem a identificar “quanto tinha” “quanto pagou” e “com quanto ficou”;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as estratégias de cálculo empregadas pelos alunos para fazer as compras.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo (subtração) com números até 10.

Recursos necessários

  1. Material descrito na Atividade principal;
  2. Cartaz (opcional) com: o problema do Aquecimento, com a Sistematização do conceito e com o Encerramento;
  3. Atividades: de Aquecimento, a Principal e a do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

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