Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos
Orientação: Organize a turma em duplas. Entregue a folha de atividades para cada aluno. Projete ou reproduza em cartaz o problema sugerido. Faça a leitura do problema duas vezes para a turma. Certifique-se de que os alunos entenderam o que deve ser feito. Oriente-os a registrarem na mesma folha, logo abaixo do problema, a forma como fizeram para descobrir com quantos reais de troco Felipe ficou e se a quantidade é maior ou menor que cinco reais. Coloque à disposição material de contagem (réplica das moedas de real), caso algum aluno queira usar. Diga que primeiro devem trabalhar individualmente e que depois devem conversar com o colega da dupla sobre a forma como cada um fez para descobrir o resultado. Passe pelas mesas enquanto os alunos trabalham. Identifique e anote as estratégias empregadas pelos alunos.
Propósito: Estimular os alunos a fazerem contagens e comparações, checarem resultados, construírem e testarem hipóteses de raciocínio.
Discuta com a turma:
- Quanto Felipe tem de dinheiro?
- Quanto custou a pipa?
- Para pagar a pipa será que Felipe precisa usar todas as moedas?
- Será que podemos fazer de outro jeito para descobrir o resultado?
Materiais complementares
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade principal
Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Entregue para cada grupo os seguintes materiais: a roleta, 4 marcadores de cores diferentes (pode ser sobras de E.V.A ou outro que tiver à disposição), um prato de isopor, 10 réplicas de moedas de 1 real para cada aluno e a folha de registro das compras feitas.
Faça adequações no tempo de acordo com o tamanho da sua turma.
Propósito: Estimular o aluno a fazer contagens e comparações, checar resultados, analisar as estratégias usadas, construir e testar hipóteses de raciocínio e validar estratégias de cálculo subtrativo.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
.
Atividade principal
Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).
Orientação: Faça uma roleta em tamanho maior (ou projete) para que os alunos possam visualizar todos os brinquedos e os valores de cada um. Verifique se os alunos são capazes de reconhecer todos os brinquedos que estão na roleta: pião, motocicleta, bola, cubo mágico, bolas de gude coloridas, cofre de porquinho, cavalo, um balão em formato de coração. Para cada grupo confeccione a roleta com diâmetro de 30 cm para que os alunos tenham condições de colocar seus marcadores sobre o brinquedo comprado.
Discuta com a turma:
- O dinheiro que cada um tem é suficiente para comprar qualquer um dos brinquedos?
- Qual é o brinquedo mais caro?
- Qual é o brinquedo mais barato?
- Para comprar mais brinquedos, qual vocês devem comprar? Quantos vocês podem comprar? Será que vai sobrar troco?
Atividade principal
Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo deve ter um conjunto de fichas numeradas de 3 a 10 e um prato de isopor onde serão depositadas as moedas usadas para pagar os brinquedos comprados. Dê para cada aluno 10 moedas de um real; cada aluno deve ter um marcador de cor diferente.
Atividade principal
Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).
Orientação: Represente no quadro ou projete a tabela de registro das compras feitas pelos alunos. Cada aluno terá sua própria tabela para fazer o registro. Explique que a cada compra efetuada, eles devem registrar os valores nos campos próprios.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo previsto: 15 minutos (slides 4 a 8).
Orientação: Leia ou projete as orientações para os alunos, explicando como eles jogarão na Roleta dos brinquedos.
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientação: Reorganize a sala para que os alunos tenham condições de visualizar as possibilidades de compras que serão socializadas. Explore cada situação separadamente, dando oportunidade de as crianças explicarem o porquê de tais compras:
- Compra 1: Quem comprou o pião e as bolas de gude gastou todo o dinheiro que tinha? Quanto custaram esses brinquedos?
- Compra 2: Alguém comprou só a moto. Por quê?
- Compra 3: Quem comprou o cubo mágico e as bolas de gude poderia comprar mais algum brinquedo?
Socialize as situações de compra apresentadas no slide. Projete ou reproduza em cartaz. Convide os alunos para explicarem o que pensam sobre essas possibilidades. Abra espaço para opiniões diferentes e apresentação de formas de registro diversas (números, desenhos, marcações, traços).
Propósito: Estimular os alunos a explicarem suas estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre a própria atividade matemática, mobilizando os conceitos matemáticos que já dominam além de identificarem diferentes outras possibilidades de compra.
Discuta com a turma:
À partir das sugestões acima, discuta com os alunos:
- Como podemos saber quanto cada um gastou?
- Quem conseguiu comprar dois brinquedos se quisesse comprar o terceiro precisava ter quanto de dinheiro ainda? Como faríamos para descobrir?
- Em que outras situações de compra poderíamos ter:
- Apenas um brinquedo?
- Dois brinquedos?
- Três brinquedos?
d) Será que poderíamos comprar quatro brinquedos?
e) Em todas as compras vai sobrar dinheiro?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia ou escreva no quadro ou apresente em cartaz a sistematização do conceito. Reforce a ação matemática realizada pelos alunos durante as compras.
Propósito: Destacar que para comprar os brinquedos será necessário contar as moedas de um real do dinheiro que eles ainda têm em mãos.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Projete ou reproduza em cartaz o slide do Encerramento. Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente o desafio proposto com a Roleta dos brinquedos.
Propósito: Destacar que para vencer a brincadeira será necessário comprar três brinquedos.
Raio x
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientação: Organize os alunos para trabalharem em grupos de 4 alunos. Entregue para cada aluno uma cópia da atividade. Leia a atividade pelo menos duas vezes. Certifique-se de que os alunos entenderam o que é para ser feito. Oriente-os a resolverem primeiro sozinhos. Depois, peça que troquem as folhas entre si e façam a conferência do resultado do colega. Em seguida, peça que um explique para o outro como fez para encontrar o resultado.
Coloque à disposição do grupo material de contagem (palitos de picolé, tampinhas, botões etc). Deixe-os à vontade para registrarem o cálculo da maneira que acharem melhor, pedindo que usem o espaço vazio que tiver na folha para fazer o registro.
Propósito: Estimular os alunos a socializarem seus registros, a desenvolverem a capacidade argumentativa ao justificarem suas estratégias, a identificarem outras possibilidades de encontrar o resultado, a conferirem os resultados encontrados aplicando o conhecimento adquirido.
Discuta com a turma:
Enquanto os alunos trabalham, passe pelos grupos e observe as interações estabelecidas. Fique atento às explicações dadas. Anote registros ou falas que chamam a atenção por se diferenciarem do que talvez você esteja esperando que aconteça. Verifique em que medida a fala do aluno é fundamental para validar seu procedimento pessoal de cálculo.
Pergunte:
- O que você fez para descobrir o resultado?
- Como seu colega pensou? O que você acha? Você concorda com seu colega?
- Vocês conseguem pensar em outra forma de resolver?
- Como vocês podem registrar o que fizeram para descobrir o resultado?
- Como você fez para conferir o resultado do seu colega? O seu colega fez a conferência do mesmo jeito que você?
Materiais complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar