Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Objetivos específicos
Compreender as regularidades numéricas em uma sequência de 10 em 10 até 100.
Conceito-chave
Ordenação e sequências numéricas.
Recursos necessários:
- Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de: retomada, principal e raio x.
- Cédulas de 10 reais e moedas de 10 centavos confeccionadas em papel , cartolina ou coladas em tampinhas de refrigerante. Na quantidade de pelo menos 14 notas e 14 moedas para cada dupla de alunos.
- 01 quadro numérico de 1 até 100 confeccionado em cartolina, papel cartão ou outro material para afixar no mural da sala.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 3, 4 e 5)
Orientação: Apresente aos alunos o nosso Sistema Monetário, mostrando notas (cédulas) e moedas simbólicas, que podem ser confeccionadas em papel xerocado ou encartes prontos. Permita que os alunos manuseiem esses materiais e façam o reconhecimento dos valores relacionando-os com o número o qual representam.
Propósito: Estimular a retomada de conceitos-chave estabelecendo uma relação do que foi aprendido conceitualmente com o uso do conceito em uma situação problema. Contar de 10 em 10 até 100 utilizando moedas de 10 centavos.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 3, 4 e 5)
Orientação: Organize os alunos em duplas. Escreva a situação problema no quadro ou apresente-a no slide. Entregue para cada dupla de crianças a atividade impressa. Distribua também moedas de 10 centavos confeccionadas em papel ou coladas em tampinhas de refrigerante. Dê tempo para que as duplas possam manusear as moedas e pensarem em estratégias de resolução para a atividade proposta. Depois, abra uma discussão coletiva para apresentação e conferência dos resultados no quadro.
Propósito: Estimular a retomada de conceitos-chave estabelecendo uma relação do que foi aprendido conceitualmente com o uso do conceito em uma situação problema. Contar de 10 em 10 até 100 utilizando moedas de 10 centavos.
Discuta com a turma:
- Observem o quadro e a quantidade de moedas que cada criança conseguiu guardar. Vamos pensar em uma estratégia para descobrir qual o valor total de moedas de cada criança?
- Organize as moedas de papel que receberam, conte quantas moedas cada dupla tem e trabalhe com elas, se acharem necessário na resolução do problema.
- Se uma das crianças tivessem apenas 1 moeda, qual seria o valor? E se tiver 2 moedas de 10 centavos, quanto teria?
- Para descobrir os valores totais, o que será necessário fazer?
- Trabalhar com as moedas ajudará nesta tarefa ou existe outra forma de calcular o resultado?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 3, 4 e 5)
Orientações: Deixe afixado na sala um cartaz com o quadro numérico e faça a sugestão para os alunos o utilizarem sempre como consulta caso necessitem para auxiliá-los na execução da tarefa.
Propósito: Estimular a retomada de conceitos-chave estabelecendo uma relação do que foi aprendido conceitualmente com o uso do conceito em uma situação problema. Contar de 10 em 10 até 100 utilizando moedas de 10 centavos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 e 7)
Orientação: Apresente o slide ou escreva a situação no quadro. Continue o trabalho com os alunos em duplas. Entregue algumas notas de 10 reais para cada dupla e deixe que eles as manipulem por alguns minutos. Depois proponha que resolvam a situação problema utilizando as notas e a folha de atividade para o registro das descobertas.
Propósito: Organizar quantidades de 10 em 10 até 100 através da utilização de cédulas de 10 reais.
Discuta com a turma:
- Observem as notas que receberam e façam a contagem delas.
- Converse com o seu colega sobre essa quantidade, é possível contar todas as notas?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 e 7)
Orientação: Apresente o slide ou escreva a situação no quadro. Entregue a atividade impressa para cada dupla. Depois proponha que resolvam a situação problema utilizando as notas de papel que receberam e a folha de atividade impressa para o registro das descobertas.
Propósito: Organizar quantidades de 10 em 10 até 100 através da utilização de cédulas de 10 reais.
Discuta com a turma:
- Qual o valor da nota que João recebeu?
- Se ele tivesse recebido uma nota de 20 reais, daria para trocá-a por quantas de 10 reais?
- Então, para trocar a nota de 100 reais ele terá mais ou menos notas de 10 reais?
- Como farão para descobrir quantas notas ele receberá na troca?
- Se pegarmos 3 notas de 10 reais, qual será o valor? E se pegarmos 4 notas? E se for 5 notas?
- Para realizar essa contagem até 100, o que poderá ser feito?
- Contar de 10 em 10 ajudará?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Projete ou leia o slide para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula.
Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução utilizadas pelos alunos promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora. Contribuir também para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferenças.
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Faça o fechamento da atividade principal retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para realizar a atividade da troca de uma nota de 100 reais por outras de 10 reais. Enfatize que para trocá-la foi necessário contar de 10 em 10 as notas de 10 reais.
Propósito: Sistematizar a contagem numa escala de 10 em 10.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10 e 11)
Orientações: Entregue uma cópia da atividade para cada aluno.
Leia a situação problema e reserve um tempo para que os alunos possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.
O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.
Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existe uma regularidade na contagem de uma sequência numérica de 10 em 10.
Discuta com a turma:
- Quantos bolinhas de gude tem em uma cartela?
- Para ter 20 bolinhas, quantas cartelas são necessárias?
- E para ter 30?
- Então, como vamos descobrir quantas cartelas serão necessárias para comprar 100 bolinhas de gude?
Resolução da Atividade complementar
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10 e 11)
Orientações: Entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.
O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.
Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existe uma regularidade na contagem de uma sequência numérica de 10 em 10.
Discuta com a turma:
- Utilize o quadro numérico para ajudá-lo a descobrir quantas cartelas serão necessárias.
- Pinte cada fileira de quadradinhos de acordo com a quantidade de bolinhas de cada cartela.
- Quantas fileiras serão pintadas?