10761
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Sequência numérica de 10 em 10 - utilizando dinheiro.

POR: Erika Christian Fernandes Pettersen 17/07/2018
Código: MAT1_03NUM06

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com sem suporte da reta numérica.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre ordenação e sequências numéricas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.



Objetivos específicos

Compreender as regularidades numéricas em uma sequência de 10 em 10  até 100.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de:  retomada, principal e raio x.
  • Cédulas de 10 reais  e moedas de 10 centavos confeccionadas em papel , cartolina ou coladas em tampinhas de refrigerante. Na quantidade de pelo menos 14 notas e 14 moedas para cada dupla de alunos.
  • 01 quadro numérico de 1 até 100 confeccionado em cartolina, papel cartão ou outro material para afixar no mural da sala.





Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Apresente aos alunos o nosso Sistema Monetário, mostrando notas (cédulas) e moedas simbólicas, que podem ser confeccionadas em papel xerocado ou encartes prontos. Permita que os alunos manuseiem esses materiais e façam o reconhecimento dos valores relacionando-os com o número o qual representam.

Propósito: Estimular a retomada de conceitos-chave estabelecendo uma relação do que foi aprendido conceitualmente com o uso do conceito em uma situação problema. Contar de 10 em 10 até 100 utilizando moedas de 10 centavos.

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em duplas. Escreva a situação problema no quadro ou apresente-a no slide. Entregue para cada dupla de crianças a atividade impressa. Distribua também moedas de 10 centavos confeccionadas em papel ou coladas em tampinhas de refrigerante. Dê tempo para que as duplas possam manusear as moedas e pensarem em estratégias de resolução para a atividade proposta. Depois, abra uma discussão coletiva para apresentação e conferência dos resultados no quadro.

Propósito: Estimular a retomada de conceitos-chave estabelecendo uma relação do que foi aprendido conceitualmente com o uso do conceito em uma situação problema. Contar de 10 em 10 até 100 utilizando moedas de 10 centavos.

Discuta com a turma:

  • Observem o quadro e a quantidade de moedas que cada criança conseguiu guardar. Vamos pensar em uma estratégia para descobrir qual o valor total de moedas de cada criança?
  • Organize as moedas de papel que receberam, conte quantas moedas cada dupla tem e trabalhe com elas, se acharem necessário na resolução do problema.
  • Se uma das crianças tivessem apenas 1 moeda, qual seria o valor? E se tiver 2 moedas de 10 centavos, quanto teria?
  • Para descobrir os valores totais, o que será necessário fazer?
  • Trabalhar com as moedas ajudará nesta tarefa ou existe outra forma de calcular o resultado?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Deixe afixado na sala um cartaz com o quadro numérico e faça a sugestão para os alunos o utilizarem sempre como consulta caso necessitem para auxiliá-los na execução da tarefa.

Propósito: Estimular a retomada de conceitos-chave estabelecendo uma relação do que foi aprendido conceitualmente com o uso do conceito em uma situação problema. Contar de 10 em 10 até 100 utilizando moedas de 10 centavos.

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 e 7)

Orientação: Apresente o slide ou escreva a situação no quadro. Continue o trabalho com os alunos em duplas. Entregue algumas notas de 10 reais para cada dupla e deixe que eles as manipulem por alguns minutos. Depois proponha que resolvam a situação problema utilizando as notas e a folha de atividade para o registro das descobertas.

Propósito: Organizar quantidades de 10 em 10 até 100 através da utilização de cédulas de 10 reais.

Discuta com a turma:

  • Observem as notas que receberam e façam a contagem delas.
  • Converse com o seu colega sobre essa quantidade, é possível contar todas as notas?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 e 7)

Orientação: Apresente o slide ou escreva a situação no quadro. Entregue a atividade impressa para cada dupla. Depois proponha que resolvam a situação problema utilizando as notas de papel que receberam e a folha de atividade impressa para o registro das descobertas.

Propósito: Organizar quantidades de 10 em 10 até 100 através da utilização de cédulas de 10 reais.

Discuta com a turma:

  • Qual o valor da nota que João recebeu?
  • Se ele tivesse recebido uma nota de 20 reais, daria para trocá-a por quantas de 10 reais?
  • Então, para trocar a nota de 100 reais ele terá mais ou menos notas de 10 reais?
  • Como farão para descobrir quantas notas ele receberá na troca?
  • Se pegarmos 3 notas de 10 reais, qual será o valor? E se pegarmos 4 notas? E se for 5 notas?
  • Para realizar essa contagem até 100, o que poderá ser feito?
  • Contar de 10 em 10 ajudará?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Projete ou leia o slide para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução utilizadas pelos alunos promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora. Contribuir também para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferenças.

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para realizar a atividade da troca de uma nota de 100 reais por outras de 10 reais. Enfatize que para trocá-la foi necessário contar de 10 em 10 as notas de 10 reais.

Propósito: Sistematizar a contagem numa escala de 10 em 10.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10 e 11)

Orientações: Entregue uma cópia da atividade para cada aluno.

Leia a situação problema e reserve um tempo para que os alunos possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.

O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.

Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existe uma regularidade na contagem de uma sequência numérica de 10 em 10.

Discuta com a turma:

  • Quantos bolinhas de gude tem em uma cartela?
  • Para ter 20 bolinhas, quantas cartelas são necessárias?
  • E para ter 30?
  • Então, como vamos descobrir quantas cartelas serão necessárias para comprar 100 bolinhas de gude?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10 e 11)

Orientações: Entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.

O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.

Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existe uma regularidade na contagem de uma sequência numérica de 10 em 10.

Discuta com a turma:

  • Utilize o quadro numérico para ajudá-lo a descobrir quantas cartelas serão necessárias.
  • Pinte cada fileira de quadradinhos de acordo com a quantidade de bolinhas de cada cartela.
  • Quantas fileiras serão pintadas?

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.



Objetivos específicos

Compreender as regularidades numéricas em uma sequência de 10 em 10  até 100.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de:  retomada, principal e raio x.
  • Cédulas de 10 reais  e moedas de 10 centavos confeccionadas em papel , cartolina ou coladas em tampinhas de refrigerante. Na quantidade de pelo menos 14 notas e 14 moedas para cada dupla de alunos.
  • 01 quadro numérico de 1 até 100 confeccionado em cartolina, papel cartão ou outro material para afixar no mural da sala.






Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes