Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da “regra de três”.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a porcentagem como representação de frações cujo denominador é 100.
  • Relacionar a representação de uma porcentagem com a escrita fracionária e a decimal.
  • Resolver situações-problema em contextos diversos que envolvam dados expressos em porcentagens.
  • Reconhecer em uma calculadora a sequência de operações para o cálculo de porcentagens.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Essa habilidade implica associar inicialmente 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente a décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro para calcular porcentagens suas representações e significados, incluindo a ideia de equivalência, que permitirá compreender que 10% é o mesmo que 10/100 ou 1/10, que 25% é o mesmo que 25/100 e assim por diante. Para que os cálculos sejam realizados recorrendo-se a estratégias pessoais será importante a compreensão do sentido de 1/10 de; 1/4 de; 1/5 de uma quantidade.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Jogando com Porcentagens (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Jogando com Porcentagens, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Calcular porcentagens de uma quantidade dada em relação ao inteiro.

Plano de aula: Calculando a Porcentagem de uma Quantidade Dada em Relação ao Inteiro (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Calculando a Porcentagem de uma Quantidade Dada em Relação ao Inteiro, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Calcular porcentagens de uma quantidade dada em relação ao inteiro.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática