17441
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - O extrativismo na Amazônia

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Compreender o choque entre os diferentes interesses econômicos na Amazônia

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafael Martins da Costa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, em especial, será trabalhada a habilidade de compreensão do aluno sobre a realidade natural e social da Amazônia. Se buscará problematizar quais formas de apropriação econômica são mais compatíveis com as características do bioma e quais podem provocar sua degradação.

Materiais necessários: Cópias das atividades deste plano, tesoura, caderno, lápis.

Material complementar:

Link para os desenhos do tema de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8J9Ub7GaTQeP8R3EpT6TKvMUdUHbNGEsM5eTAw5qNJctsuA7sCDjRGk8FNKr/geo7-11und10-desenhos-tema.pdf

Atividade da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FvQ6572eVA2QBsGU884rvfU4uQn2AywybnwYsufkCzs7XbfxWBfswzqKR6q7/geo7-11und10-texto-para-contextualizacao.pdf

Imagem da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NQbJy2JeSF6VPgSR245hhGDQqPMVEBkXjY5zR7vUZTbmWFX7T8mbe4ZT3X6R/geo7-11und10-chico-mendes.pdf

Quadrinhos da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ENcWt9rKzT6GVMJNme8Z7mtpdMJfFtVv9f5zHHtwGMGmfB6tuPP7bSwpQpN8/geo7-11und10-quadrinhos-em-branco.pdf

Vídeo história de Chico Mendes:

Chico Mendes: para nunca esquecer. 2019 (14min47seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=d_0HPhE3Dj0>. Acesso em: 10 fev. 2019.

Vídeo reservas extrativistas:

Moradores da reserva Chico Mendes buscam alternativas para sobreviver. 2015 (1h15min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2yVhyV8yuV8> . Acesso em: 10 fev. 2019.

Para você saber mais:

A Amazônia constitui um bioma totalmente integrado, cada elemento que o compõe é imprescindível para a sua existência. As constantes chuvas que abastecem a floresta são, em grande medida, provenientes da umidade liberada durante a evapotranspiração da própria floresta. Por outro lado, os solos arenosos e pouco férteis da região recebem uma grande quantidade de matéria orgânica oriunda da vegetação e dos animais. Subtraída a floresta, todo esse sistema seria afetado.

Esta realidade parece ser desconhecida dos administradores dos grandes empreendimentos econômicos que, historicamente, procuraram trazer o chamado progresso para a região. Vamos citar como exemplo, a pecuária, que, no intuito de abrir áreas de pastagem, iniciou um violento processo de desmatamento na Amazônia. Como outros projetos, este pouco respeitou as dinâmicas próprias da floresta, enfraquecendo ainda mais o solo amazônico.

Um projeto mais adequado de integração econômica da Amazônia à economia nacional parece ser representado pelas reservas extrativistas. Essa Ideia surgiu com o advento das lutas dos seringueiros nos anos 70 e 80 do século XX, que viram seu modo de vida ameaçado principalmente pela atividade pecuária. Um dos principais líderes seringueiros foi Chico Mendes, assassinado em dezembro de 1988. Essa luta chamou a atenção do mundo para a devastação que a floresta amazônica vinha sofrendo, porém, além de proteger as árvores, os seringueiros procuravam proteger também a sua subsistência, ligada a extração do látex das seringueiras. A destruição das árvores e da floresta, representava o fim do seu meio de vida.

Atualmente, nas reservas extrativistas, funciona uma atividade econômica mais integrada com a floresta que, por ser dependente desta, tem como princípio a manutenção da mesma. O látex, o açaí, a castanha do pará ou do brasil, o óleo de copaíba, o guaraná, entre outros, são todos produtos que a Amazônia, se preservada, pode fornecer para a economia nacional.

Assim, o papel das reservas extrativistas é de suma importância, mantendo a floresta em pé e a vida dos povos amazônicos.

AB’SÁBER, Aziz. Amazônia brasileira: um macrodomínio. In: AB’SÁBER, Aziz. Domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos, projetando o título ou escrevendo-o no quadro. Explique que iniciarão o estudo dos impactos exercidos sobre o bioma da Amazônia. Pergunte se conhecem alguma atividade econômica exercida na floresta. Se sim, qual? Que impacto ela pode trazer ao ambiente.

Como adequar à sua realidade: Se você vive em área do bioma Amazônia, explore o conhecimento dos alunos sobre o lugar onde vivem. Que atividades econômicas os pais exercem, etc.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens ou as imprima. Pergunte aos alunos se conseguem identificá-las.

A primeira da esquerda representa uma mão com castanhas do Pará ou do Brasil. A imagem acima e à direita seria uma tigela de açaí e a última, alguém colocando luvas de látex. Pergunte se conhecem esses produtos? Já consumiram ou usaram algum deles? De onde eles vêm? Como são extraídos? No caso do látex, ele é usado em outros produtos?

Link para o desenho: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8J9Ub7GaTQeP8R3EpT6TKvMUdUHbNGEsM5eTAw5qNJctsuA7sCDjRGk8FNKr/geo7-11und10-desenhos-tema.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso você trabalhe em uma região amazônica, pergunte aos alunos como esses itens são extraídos e produzidos, é possível que já tenham, até mesmo, ajudado os pais no trabalho. Questione se é possível viver desse trabalho, que dificuldades enfrentam, como poderia melhorar sua condição.

Quer dizer, eles recebem algum apoio técnico ou financeiro de governos?

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens ou as imprima. Pergunte aos alunos se conhecem as árvores que os desenhos procuram representar. A primeira da esquerda seria a representação de uma castanheira. A do meio, um açaizeiro e a terceira, uma seringueira, de onde estaria sendo extraído o látex.

Explique que os produtos do slide anterior são extraídos dessas árvores. Dependendo da região do país em que vivem, o preço da castanha ou do açaí é bem alto. Ou seja, são produtos valorizados economicamente.

Link para o desenho: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8J9Ub7GaTQeP8R3EpT6TKvMUdUHbNGEsM5eTAw5qNJctsuA7sCDjRGk8FNKr/geo7-11und10-desenhos-tema.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso você trabalhe em uma região amazônica, pergunte aos alunos se conhecem outras árvores, que outros produtos elas forneceriam?

Pergunte, mas não exija resposta neste momento, se a floresta amazônica teria outros valores, além de atração turística. Peça que pensem nessa questão.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Imprima a atividade desta etapa, ela consiste em um texto, o qual você deverá recortar as linhas pontilhadas, separando os parágrafos. Divida a turma em duplas e distribua os parágrafos recortados, fora da ordem original, para cada dupla. Os alunos devem ler os recortes e procurar organizá-los, montando um texto coerente.

Ao terminarem, apresente a ordem original aos alunos e façam a leitura coletiva do texto. Pergunte sobre alguma dúvida, aprofunde algum ponto, com por exemplo, da vida de Chico Mendes, comentando que seu nome ficou visado entre os pecuaristas e políticos do Acre, depois que foi a uma reunião do BID, nos EUA, e denunciou a destruição da floresta e a morte de líderes seringueiros por pistoleiros, pagos pelos poderosos da região. O BID, depois da atuação de Chico Mendes, cortou o financiamento de uma estrada, cuja construção devastava a floresta, sem nenhuma ação mitigatória.

Ainda é possível buscar entre os alunos, outros exemplos de produtos da floresta que não estão no texto, como o guaraná, o óleo de copaíba, plantas medicinais que os alunos conheçam, etc. Também pode-se citar outros povos amazônicos, além dos seringueiros, como comunidades indígenas e ribeirinhos.

Link para o texto da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FvQ6572eVA2QBsGU884rvfU4uQn2AywybnwYsufkCzs7XbfxWBfswzqKR6q7/geo7-11und10-texto-para-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Lance a pergunta aos alunos, projetando no quadro ou escrevendo.

O que eles acham disso?

Fez alguma diferença a luta de Chico Mendes para a proteção da floresta?

A conscientização quanto a preservação e a exploração sustentável da Amazônia teria acontecido sem ele e seus companheiros e companheiras?

Imagem da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NQbJy2JeSF6VPgSR245hhGDQqPMVEBkXjY5zR7vUZTbmWFX7T8mbe4ZT3X6R/geo7-11und10-chico-mendes.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Imprima a folha dessa atividade e distribua entre os alunos. Peça que, ainda em duplas, elaborem uma história em quadrinhos, contando a importância da preservação da floresta e a luta dos seringueiros. Lembre-os de tentar responder a pergunta da problematização na história.

Os alunos não precisam ser exímios desenhistas, basta o suficiente para que contem uma história. Eles podem se basear no texto trabalhado neste plano. Você ainda pode, em algum momento anterior a esta aula, projetar os vídeos sugeridos neste plano como materiais complementares.

Não é preciso, necessariamente, usar a folha com quadrinhos disponível neste plano. Se for mais adequado para você, peça que os próprios alunos tracem os quadrinhos como acharem melhor.

Link para a folha com quadrinhos em branco: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ENcWt9rKzT6GVMJNme8Z7mtpdMJfFtVv9f5zHHtwGMGmfB6tuPP7bSwpQpN8/geo7-11und10-quadrinhos-em-branco.pdf

Para você saber mais:

O uso das histórias em quadrinhos em sala de aula é um tema cada vez mais recorrente. Trata-se de uma linguagem que utiliza imagens e texto em sequência, possuindo, portanto, um grande potencial para a educação, podendo ser usado para trabalhar habilidades de interpretação, raciocínio, expressão escrita e artística.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte e sequencial. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

NETO, Elydio dos S; SILVA, Maria R. P. Histórias em quadrinhos e educação: formação e prática docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça aos alunos que apresentem suas histórias. Você ainda pode organizar um painel com as histórias e fixá-lo na sala de aula ou nos ambientes disponíveis na escola para isso.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, em especial, será trabalhada a habilidade de compreensão do aluno sobre a realidade natural e social da Amazônia. Se buscará problematizar quais formas de apropriação econômica são mais compatíveis com as características do bioma e quais podem provocar sua degradação.

Materiais necessários: Cópias das atividades deste plano, tesoura, caderno, lápis.

Material complementar:

Link para os desenhos do tema de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8J9Ub7GaTQeP8R3EpT6TKvMUdUHbNGEsM5eTAw5qNJctsuA7sCDjRGk8FNKr/geo7-11und10-desenhos-tema.pdf

Atividade da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FvQ6572eVA2QBsGU884rvfU4uQn2AywybnwYsufkCzs7XbfxWBfswzqKR6q7/geo7-11und10-texto-para-contextualizacao.pdf

Imagem da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NQbJy2JeSF6VPgSR245hhGDQqPMVEBkXjY5zR7vUZTbmWFX7T8mbe4ZT3X6R/geo7-11und10-chico-mendes.pdf

Quadrinhos da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ENcWt9rKzT6GVMJNme8Z7mtpdMJfFtVv9f5zHHtwGMGmfB6tuPP7bSwpQpN8/geo7-11und10-quadrinhos-em-branco.pdf

Vídeo história de Chico Mendes:

Chico Mendes: para nunca esquecer. 2019 (14min47seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=d_0HPhE3Dj0>. Acesso em: 10 fev. 2019.

Vídeo reservas extrativistas:

Moradores da reserva Chico Mendes buscam alternativas para sobreviver. 2015 (1h15min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2yVhyV8yuV8> . Acesso em: 10 fev. 2019.

Para você saber mais:

A Amazônia constitui um bioma totalmente integrado, cada elemento que o compõe é imprescindível para a sua existência. As constantes chuvas que abastecem a floresta são, em grande medida, provenientes da umidade liberada durante a evapotranspiração da própria floresta. Por outro lado, os solos arenosos e pouco férteis da região recebem uma grande quantidade de matéria orgânica oriunda da vegetação e dos animais. Subtraída a floresta, todo esse sistema seria afetado.

Esta realidade parece ser desconhecida dos administradores dos grandes empreendimentos econômicos que, historicamente, procuraram trazer o chamado progresso para a região. Vamos citar como exemplo, a pecuária, que, no intuito de abrir áreas de pastagem, iniciou um violento processo de desmatamento na Amazônia. Como outros projetos, este pouco respeitou as dinâmicas próprias da floresta, enfraquecendo ainda mais o solo amazônico.

Um projeto mais adequado de integração econômica da Amazônia à economia nacional parece ser representado pelas reservas extrativistas. Essa Ideia surgiu com o advento das lutas dos seringueiros nos anos 70 e 80 do século XX, que viram seu modo de vida ameaçado principalmente pela atividade pecuária. Um dos principais líderes seringueiros foi Chico Mendes, assassinado em dezembro de 1988. Essa luta chamou a atenção do mundo para a devastação que a floresta amazônica vinha sofrendo, porém, além de proteger as árvores, os seringueiros procuravam proteger também a sua subsistência, ligada a extração do látex das seringueiras. A destruição das árvores e da floresta, representava o fim do seu meio de vida.

Atualmente, nas reservas extrativistas, funciona uma atividade econômica mais integrada com a floresta que, por ser dependente desta, tem como princípio a manutenção da mesma. O látex, o açaí, a castanha do pará ou do brasil, o óleo de copaíba, o guaraná, entre outros, são todos produtos que a Amazônia, se preservada, pode fornecer para a economia nacional.

Assim, o papel das reservas extrativistas é de suma importância, mantendo a floresta em pé e a vida dos povos amazônicos.

AB’SÁBER, Aziz. Amazônia brasileira: um macrodomínio. In: AB’SÁBER, Aziz. Domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos, projetando o título ou escrevendo-o no quadro. Explique que iniciarão o estudo dos impactos exercidos sobre o bioma da Amazônia. Pergunte se conhecem alguma atividade econômica exercida na floresta. Se sim, qual? Que impacto ela pode trazer ao ambiente.

Como adequar à sua realidade: Se você vive em área do bioma Amazônia, explore o conhecimento dos alunos sobre o lugar onde vivem. Que atividades econômicas os pais exercem, etc.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens ou as imprima. Pergunte aos alunos se conseguem identificá-las.

A primeira da esquerda representa uma mão com castanhas do Pará ou do Brasil. A imagem acima e à direita seria uma tigela de açaí e a última, alguém colocando luvas de látex. Pergunte se conhecem esses produtos? Já consumiram ou usaram algum deles? De onde eles vêm? Como são extraídos? No caso do látex, ele é usado em outros produtos?

Link para o desenho: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8J9Ub7GaTQeP8R3EpT6TKvMUdUHbNGEsM5eTAw5qNJctsuA7sCDjRGk8FNKr/geo7-11und10-desenhos-tema.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso você trabalhe em uma região amazônica, pergunte aos alunos como esses itens são extraídos e produzidos, é possível que já tenham, até mesmo, ajudado os pais no trabalho. Questione se é possível viver desse trabalho, que dificuldades enfrentam, como poderia melhorar sua condição.

Quer dizer, eles recebem algum apoio técnico ou financeiro de governos?

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens ou as imprima. Pergunte aos alunos se conhecem as árvores que os desenhos procuram representar. A primeira da esquerda seria a representação de uma castanheira. A do meio, um açaizeiro e a terceira, uma seringueira, de onde estaria sendo extraído o látex.

Explique que os produtos do slide anterior são extraídos dessas árvores. Dependendo da região do país em que vivem, o preço da castanha ou do açaí é bem alto. Ou seja, são produtos valorizados economicamente.

Link para o desenho: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8J9Ub7GaTQeP8R3EpT6TKvMUdUHbNGEsM5eTAw5qNJctsuA7sCDjRGk8FNKr/geo7-11und10-desenhos-tema.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso você trabalhe em uma região amazônica, pergunte aos alunos se conhecem outras árvores, que outros produtos elas forneceriam?

Pergunte, mas não exija resposta neste momento, se a floresta amazônica teria outros valores, além de atração turística. Peça que pensem nessa questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Imprima a atividade desta etapa, ela consiste em um texto, o qual você deverá recortar as linhas pontilhadas, separando os parágrafos. Divida a turma em duplas e distribua os parágrafos recortados, fora da ordem original, para cada dupla. Os alunos devem ler os recortes e procurar organizá-los, montando um texto coerente.

Ao terminarem, apresente a ordem original aos alunos e façam a leitura coletiva do texto. Pergunte sobre alguma dúvida, aprofunde algum ponto, com por exemplo, da vida de Chico Mendes, comentando que seu nome ficou visado entre os pecuaristas e políticos do Acre, depois que foi a uma reunião do BID, nos EUA, e denunciou a destruição da floresta e a morte de líderes seringueiros por pistoleiros, pagos pelos poderosos da região. O BID, depois da atuação de Chico Mendes, cortou o financiamento de uma estrada, cuja construção devastava a floresta, sem nenhuma ação mitigatória.

Ainda é possível buscar entre os alunos, outros exemplos de produtos da floresta que não estão no texto, como o guaraná, o óleo de copaíba, plantas medicinais que os alunos conheçam, etc. Também pode-se citar outros povos amazônicos, além dos seringueiros, como comunidades indígenas e ribeirinhos.

Link para o texto da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FvQ6572eVA2QBsGU884rvfU4uQn2AywybnwYsufkCzs7XbfxWBfswzqKR6q7/geo7-11und10-texto-para-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Lance a pergunta aos alunos, projetando no quadro ou escrevendo.

O que eles acham disso?

Fez alguma diferença a luta de Chico Mendes para a proteção da floresta?

A conscientização quanto a preservação e a exploração sustentável da Amazônia teria acontecido sem ele e seus companheiros e companheiras?

Imagem da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NQbJy2JeSF6VPgSR245hhGDQqPMVEBkXjY5zR7vUZTbmWFX7T8mbe4ZT3X6R/geo7-11und10-chico-mendes.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Imprima a folha dessa atividade e distribua entre os alunos. Peça que, ainda em duplas, elaborem uma história em quadrinhos, contando a importância da preservação da floresta e a luta dos seringueiros. Lembre-os de tentar responder a pergunta da problematização na história.

Os alunos não precisam ser exímios desenhistas, basta o suficiente para que contem uma história. Eles podem se basear no texto trabalhado neste plano. Você ainda pode, em algum momento anterior a esta aula, projetar os vídeos sugeridos neste plano como materiais complementares.

Não é preciso, necessariamente, usar a folha com quadrinhos disponível neste plano. Se for mais adequado para você, peça que os próprios alunos tracem os quadrinhos como acharem melhor.

Link para a folha com quadrinhos em branco: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ENcWt9rKzT6GVMJNme8Z7mtpdMJfFtVv9f5zHHtwGMGmfB6tuPP7bSwpQpN8/geo7-11und10-quadrinhos-em-branco.pdf

Para você saber mais:

O uso das histórias em quadrinhos em sala de aula é um tema cada vez mais recorrente. Trata-se de uma linguagem que utiliza imagens e texto em sequência, possuindo, portanto, um grande potencial para a educação, podendo ser usado para trabalhar habilidades de interpretação, raciocínio, expressão escrita e artística.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte e sequencial. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

NETO, Elydio dos S; SILVA, Maria R. P. Histórias em quadrinhos e educação: formação e prática docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça aos alunos que apresentem suas histórias. Você ainda pode organizar um painel com as histórias e fixá-lo na sala de aula ou nos ambientes disponíveis na escola para isso.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano