Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Paula Peres Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou com Educação antes mesmo de entrar na faculdade e foi educadora voluntária do Projeto Redigir por quatro anos. Nasceu no Capão Redondo, periferia de São Paulo, é feminista, pagodeira e tem sempre uma piada na ponta da língua. Gosta do cheiro de escola, café e pipoca.

Avaliação externa na Educação Infantil? Como assim?

POR:
Paula Peres
Crédito: Duda Oliva

Olá!

Você sabia que esse ano o Saeb vai ser aplicado para a Educação Infantil pela primeira vez, em caráter amostral? O mesmo está acontecendo na prefeitura de São Paulo, que está implementando um mecanismo que pretende medir a qualidade da Educação Infantil para crianças de quatro e cinco anos.

Se você imaginou vários bebês e crianças pequenas sentadinhos enfileirados respondendo a questões de um teste, não é nada disso.

[COLOCAR BOTÃO AQUI] O que pretende ser medido é a qualidade da infraestrutura e do trabalho feito pelos profissionais. No Saeb, por exemplo, serão os professores e diretores de creches e pré-escolas que irão responder a um questionário. Entenda melhor como vai acontecer esse processo nesta reportagem.

Por falar em Educação Infantil…

Quando a gente ouve falar no direito de se expressar, garantido pela Base Nacional Comum Curricular para a etapa, conseguimos imaginar uma série de crianças falando sem parar ao longo do dia na escola. Mas o direito de se expressar pode (e deve) ir muito além disso. Tem a ver com a possibilidade de usar diferentes linguagens e de, no processo, construir conhecimento sobre o mundo, as pessoas, as relações e sobre si mesmo. Entenda aqui como isso pode ser aplicado na prática na Educação Infantil.

Cadê o substituto?

O questionário da Prova Brasil de 2015 mostrou que 52% dos gestores escolares do Ensino Fundamental são afetados pelas inúmeras faltas de professores. Chegar na escola e não ter certeza de que todos os docentes vão dar aula naquele dia pode ser uma situação estressante, mas também não é justo achar que os professores faltam sem motivo. Esta reportagem se aprofunda nesse ponto de atrito que pode estar acontecendo na sua escola.

Cadê a floresta?

O maior bioma do Brasil está sofrendo com as constantes queimadas e desmatamentos a ponto de ser notícia no mundo inteiro. Por uma triste coincidência, na semana que vem, dia 5 de setembro, é o Dia da Amazônia. Se você pretende falar do tema com seus alunos, separamos 10 planos de aula e um jogo para entender a importância da Amazônia para o meio ambiente e a sustentabilidade.

Um abraço e bom fim de semana,

Paula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA

Tags

Guias