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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - PPA - PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre conhecer e caracterizar alguns projetos do Programa Produtor de Água.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais - água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.

Neste plano, os alunos terão a oportunidade de conhecer alguns projetos do Programa Produtor de Água e reconhecer a importância dos mesmos para a recuperação e preservação de recursos hídricos. O Programa, que usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estimula os produtores rurais a investirem no cuidado do trato com as águas, garante também apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas que beneficiam tanto a população local como a população urbana, já que boa parte da captação de água para abastecimento das cidades provém das águas dos rios.

Após conhecer e discutir o Programa, os alunos, em quartetos, serão desafiados a criarem um mapa conceitual sobre um projeto que já está sendo desenvolvido.

Materiais necessários: Datashow, cartolina ou papel cartão (meia folha por grupo), lápis, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, canetas coloridas e informações impressas sobre um dos projetos.

Material complementar:

GEO6_ 12UND09 - Mapa dos Projetos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf

GEO6_12UND09 - Exemplo de Mapa Conceitual:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

GEO6_12UND09 - Etapas da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NajcEaW5WpGTnh2PwY6RCJumt7xAgDJjcqaXw8jSrn2vpEytH5PW4RYRU6VP/geo6-12und09-etapas-da-acao-propositiva.pdf

GEO6_12UND09 - Etiquetas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48fSGm55JSHvfZQZSCdPbcJXsnsEeqZjk5mAXkAr5QNFxVSQtXPPH5nTfGme/geo6-12und09-etiquetas.pdf

GEO6_12UND09 - Fichas com informações dos Projetos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fbkb4czakYghFHkzqBMZ9P7UV4tWcEGXPUTxXMbxQt8UmxEXteXF2wkVXEW/geo6-12und09-fichas-com-informacoes-dos-projetos.pdf

Link para o vídeo:

Programa Produtor de Água, Agência Nacional de Água. 2014 (4min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ATy335tjlIM>. Acesso em 19 fev 2019.

Vídeo sobre o Projeto Conservador das Águas - Extrema/MG:

Programa Produtor de Água. 2007 (3min48seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4laA7wfdcHY>. Acesso em: 20 fev 2019.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em: . Acesso em: 20 fev 2019.

Para você saber mais:

Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/programas-e-projetos/programa-produtor-de-agua>. Acesso em: 18 fev 2019.

Nota informativa: Programa Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em:

<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/todos-os-documentos-do-portal/documentos-sip/produtor-de-agua/documentos-relacionados/1-nota-informativa-programa-produtor-de-agua.pdf>. Acesso em: 18 fev 2019.

Projetos. Agência Nacional de Águas. Disponível em:

<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/programas-e-projetos/programa-produtor-de-agua/projetos>. Acesso em: 18 fev 2019.

modelo de Mapa conceitual adaptado de:

CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema para a turma, projetando o slide, escrevendo no quadro ou falando. Em seguida esclareça que nessa aula eles irão conhecer uma importante iniciativa de proteção das bacias hidrográficas brasileiras.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a pergunta, fale ou escreva no quadro. Em seguida exiba o vídeo com informações sobre o Programa Produtor de Água (link disponível abaixo).

Se o acesso à internet na sua escola não for adequado, faça o download do vídeo previamente.

Ao término do vídeo discuta o seu conteúdo com a turma e verifique se todos entenderam do que se trata o Programa Produtor de Água, lançando algumas perguntas. Por exemplo:

  • Em que consiste o Programa?
  • Quais impactos a atividade agropecuária pode provocar no ambiente?
  • Como os produtores rurais são estimulados a adotarem práticas conservacionistas?
  • Quais ações de conservação que são realizadas?
  • Quem se beneficia com esse tipo de Programa?

O Programa Produtor de Água é uma forma de promover o desenvolvimento de iniciativas de conservação dos recursos naturais, principalmente os hídricos. A ideia se baseia no princípio que há um grupo de pessoas interessadas no produto água e dispostas a contribuir e, do outro lado, estão os produtores rurais que podem integrar-se e possibilitar a conservação desse recurso. Para tanto, esses produtores passam a ser remunerados e ou compensados pelos serviços ambientais gerados em suas propriedades.

Os impactos da produção agropecuária e da ocupação em áreas de bacias hidrográficas, como por exemplo, a contaminação das águas por agrotóxicos, fertilizantes e esgoto doméstico; o desmatamento; a erosão e assoreamento são combatidos por práticas conservacionistas como obras de saneamento, reflorestamento de áreas de nascentes, construção de barragens, manutenção de florestas, entre outras. Esse tipo de serviço ambiental, além de ter um impacto positivo local, beneficia todos aqueles que fazem uso dessas águas.

Link para o vídeo:

Programa Produtor de Água, Agência Nacional de Água. 2014 (4min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ATy335tjlIM>. Acesso em 19 fev 2019.

Como adequar à sua realidade:

Se no município ou no estado onde esse plano for aplicado existir um projeto do Programa Produtor de Água, e que não esteja contemplado no arquivo Fichas com informações dos Projetos, do Material Complementar, elabore mais uma ficha que contenha informações desse projeto. Seria interessante, também, realizar uma visita ao local com a turma ou convidar um participante do projeto para uma conversa com os alunos.

Para você saber mais sobre o Programa:

Nota informativa: Programa Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em:

<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/todos-os-documentos-do-portal/documentos-sip/produtor-de-agua/documentos-relacionados/1-nota-informativa-programa-produtor-de-agua.pdf>. Acesso em: 18 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro a situação-problema e em seguida projete ou entregue impresso o mapa da localização dos projetos. Peça que os alunos observem o mapa e respondam:

  • Quais informações representa?
  • Quais estados possuem projetos?
  • Existe uma região brasileira de maior concentração de projetos?

Incentive-os a levantar hipóteses para essa concentração.

O mapa representa a localização dos projetos por estado. Caso os alunos não percebam, chame a atenção que no mapa, além do limite dos estados, estão também demarcadas as Regiões Hidrográficas. Podemos perceber que a Região Sudeste concentra um grande número de projetos. Algumas hipóteses para explicar essa concentração são: maior presença de áreas degradadas, devido à grande exploração agropecuária, maior demanda por recursos hídricos, maior consciência ambiental, entre outras.

O mapa apresentado é interativo, portanto, se a escola tiver um bom acesso à internet, abra o mapa e é só clicar sobre o triângulo verde para obter informações sobre o projeto. Caso exista algum projeto no município ou no estado onde a escola está localizada, clique sobre o símbolo para obter informações sobre ele.

Explique para a turma que eles irão se agrupar em quartetos e que cada grupo receberá uma ficha contendo informações sobre um dos projetos. Após lerem as informações da ficha e sobre o Projeto, eles deverão criar um mapa conceitual.

Projete e/ou imprima o exemplo de um mapa conceitual (slide 7), explique a estrutura e como deve ser construído esse tipo de mapa. Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas, e que isso ajuda a melhor entender e lembrar os conceitos.

Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos:

  • Formas: representam conceitos e ideias;
  • Setas: fazem a ligação entre os conceitos e
  • Texto: identifica e descreve a relação entre eles.

O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo apresentado a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?

Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.

Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico “Para você saber mais”.

Material para impressão:

Mapa dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Link para o mapa interativo:

Mapa interativo dos projetos Produtor de Água, disponível em: http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=7ec090fe5d2f4608a60c8ec709f8ec09

Para você saber mais:

CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em: . Acesso em: 20 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro a situação-problema e em seguida projete ou entregue impresso o mapa da localização dos projetos. Peça que os alunos observem o mapa e respondam:

  • Quais informações representa?
  • Quais estados possuem projetos?
  • Existe uma região brasileira de maior concentração de projetos?

Incentive-os a levantar hipóteses para essa concentração.

O mapa representa a localização dos projetos por estado. Caso os alunos não percebam, chame a atenção que no mapa, além do limite dos estados, estão também demarcadas as Regiões Hidrográficas. Podemos perceber que a Região Sudeste concentra um grande número de projetos. Algumas hipóteses para explicar essa concentração são: maior presença de áreas degradadas, devido à grande exploração agropecuária, maior demanda por recursos hídricos, maior consciência ambiental, entre outras.

O mapa apresentado é interativo, portanto, se a escola tiver um bom acesso à internet, abra o mapa e é só clicar sobre o triângulo verde para obter informações sobre o projeto. Caso exista algum projeto no município ou no estado onde a escola está localizada, clique sobre o símbolo para obter informações sobre ele.

Explique para a turma que eles irão se agrupar em quartetos e que cada grupo receberá uma ficha contendo informações sobre um dos projetos. Após lerem as informações da ficha e sobre o Projeto, eles deverão criar um mapa conceitual.

Projete e/ou imprima o exemplo de um mapa conceitual (slide 7), explique a estrutura e como deve ser construído esse tipo de mapa. Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas, e que isso ajuda a melhor entender e lembrar os conceitos.

Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos:

  • Formas: representam conceitos e ideias;
  • Setas: fazem a ligação entre os conceitos e
  • Texto: identifica e descreve a relação entre eles.

O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo apresentado a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?

Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.

Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico “Para você saber mais”.

Material para impressão:

Mapa dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Link para o mapa interativo:

Mapa interativo dos projetos Produtor de Água, disponível em: http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=7ec090fe5d2f4608a60c8ec709f8ec09

Para você saber mais:

CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em: . Acesso em: 20 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro a situação-problema e em seguida projete ou entregue impresso o mapa da localização dos projetos. Peça que os alunos observem o mapa e respondam:

  • Quais informações representa?
  • Quais estados possuem projetos?
  • Existe uma região brasileira de maior concentração de projetos?

Incentive-os a levantar hipóteses para essa concentração.

O mapa representa a localização dos projetos por estado. Caso os alunos não percebam, chame a atenção que no mapa, além do limite dos estados, estão também demarcadas as Regiões Hidrográficas. Podemos perceber que a Região Sudeste concentra um grande número de projetos. Algumas hipóteses para explicar essa concentração são: maior presença de áreas degradadas, devido à grande exploração agropecuária, maior demanda por recursos hídricos, maior consciência ambiental, entre outras.

O mapa apresentado é interativo, portanto, se a escola tiver um bom acesso à internet, abra o mapa e é só clicar sobre o triângulo verde para obter informações sobre o projeto. Caso exista algum projeto no município ou no estado onde a escola está localizada, clique sobre o símbolo para obter informações sobre ele.

Explique para a turma que eles irão se agrupar em quartetos e que cada grupo receberá uma ficha contendo informações sobre um dos projetos. Após lerem as informações da ficha e sobre o Projeto, eles deverão criar um mapa conceitual.

Projete e/ou imprima o exemplo de um mapa conceitual (slide 7), explique a estrutura e como deve ser construído esse tipo de mapa. Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas, e que isso ajuda a melhor entender e lembrar os conceitos.

Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos:

  • Formas: representam conceitos e ideias;
  • Setas: fazem a ligação entre os conceitos e
  • Texto: identifica e descreve a relação entre eles.

O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo apresentado a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?

Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.

Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico “Para você saber mais”.

Material para impressão:

Mapa dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Link para o mapa interativo:

Mapa interativo dos projetos Produtor de Água, disponível em: http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=7ec090fe5d2f4608a60c8ec709f8ec09

Para você saber mais:

CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em: . Acesso em: 20 fev 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça que a turma se organize em quartetos, leia com eles as etapas da ação propositiva que você projetou ou entregou impresso. Numere oralmente os grupos de 1 a 2. Os grupos que receberam o número 1 deverão receber a Ficha 1 impressa e os grupos que receberam o número 2 devem receber a Ficha 2. Além da Ficha os grupos deverão receber impresso as etiquetas. Calcule a impressão para que cada grupo receba mais ou menos 15 etiquetas.

Avise os alunos que a ficha contém, além das informações sobre o Projeto, algumas orientações para criarem o mapa conceitual. A pergunta focal presente na ficha deve orientar a escolha dos conceitos que depois deverão ser escritos nas etiquetas. Alerte-os para que resumam em poucas palavras os conceitos/ideias e caprichem na letra.

Lembre-os de planejarem o mapa conceitual antes de finalizá-lo. Nesse momento eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.

Etapas da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NajcEaW5WpGTnh2PwY6RCJumt7xAgDJjcqaXw8jSrn2vpEytH5PW4RYRU6VP/geo6-12und09-etapas-da-acao-propositiva.pdf

Etiquetas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48fSGm55JSHvfZQZSCdPbcJXsnsEeqZjk5mAXkAr5QNFxVSQtXPPH5nTfGme/geo6-12und09-etiquetas.pdf

Fichas com informações dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fbkb4czakYghFHkzqBMZ9P7UV4tWcEGXPUTxXMbxQt8UmxEXteXF2wkVXEW/geo6-12und09-fichas-com-informacoes-dos-projetos.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Peça que a turma se organize em quartetos, leia com eles as etapas da ação propositiva que você projetou ou entregou impresso. Numere oralmente os grupos de 1 a 2. Os grupos que receberam o número 1 deverão receber a Ficha 1 impressa e os grupos que receberam o número 2 devem receber a Ficha 2. Além da Ficha os grupos deverão receber impresso as etiquetas. Calcule a impressão para que cada grupo receba mais ou menos 15 etiquetas.

Avise os alunos que a ficha contém, além das informações sobre o Projeto, algumas orientações para criarem o mapa conceitual. A pergunta focal presente na ficha deve orientar a escolha dos conceitos que depois deverão ser escritos nas etiquetas. Alerte-os para que resumam em poucas palavras os conceitos/ideias e caprichem na letra.

Lembre-os de planejarem o mapa conceitual antes de finalizá-lo. Nesse momento eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.

Etapas da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NajcEaW5WpGTnh2PwY6RCJumt7xAgDJjcqaXw8jSrn2vpEytH5PW4RYRU6VP/geo6-12und09-etapas-da-acao-propositiva.pdf

Etiquetas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48fSGm55JSHvfZQZSCdPbcJXsnsEeqZjk5mAXkAr5QNFxVSQtXPPH5nTfGme/geo6-12und09-etiquetas.pdf

Fichas com informações dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fbkb4czakYghFHkzqBMZ9P7UV4tWcEGXPUTxXMbxQt8UmxEXteXF2wkVXEW/geo6-12und09-fichas-com-informacoes-dos-projetos.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Após discutirem e planejarem como ficará o mapa conceitual, esclareça que agora eles deverão finalizar o diagrama.

Para tanto, deverão colar as etiquetas na cartolina, desenharem as setas e escreverem as proposições. Diga que uma boa apresentação visual do trabalho é também importante e que o mapa conceitual deve dar conta de responder à pergunta focal.

Havendo tempo, peça que troquem entre os grupos os mapas confeccionados, para que todos possam avaliar e comparar o resultado do trabalho.

Escolha um local na sala ou no corredor para expôr os mapas conceituais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais - água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.

Neste plano, os alunos terão a oportunidade de conhecer alguns projetos do Programa Produtor de Água e reconhecer a importância dos mesmos para a recuperação e preservação de recursos hídricos. O Programa, que usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estimula os produtores rurais a investirem no cuidado do trato com as águas, garante também apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas que beneficiam tanto a população local como a população urbana, já que boa parte da captação de água para abastecimento das cidades provém das águas dos rios.

Após conhecer e discutir o Programa, os alunos, em quartetos, serão desafiados a criarem um mapa conceitual sobre um projeto que já está sendo desenvolvido.

Materiais necessários: Datashow, cartolina ou papel cartão (meia folha por grupo), lápis, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, canetas coloridas e informações impressas sobre um dos projetos.

Material complementar:

GEO6_ 12UND09 - Mapa dos Projetos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf

GEO6_12UND09 - Exemplo de Mapa Conceitual:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

GEO6_12UND09 - Etapas da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NajcEaW5WpGTnh2PwY6RCJumt7xAgDJjcqaXw8jSrn2vpEytH5PW4RYRU6VP/geo6-12und09-etapas-da-acao-propositiva.pdf

GEO6_12UND09 - Etiquetas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48fSGm55JSHvfZQZSCdPbcJXsnsEeqZjk5mAXkAr5QNFxVSQtXPPH5nTfGme/geo6-12und09-etiquetas.pdf

GEO6_12UND09 - Fichas com informações dos Projetos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fbkb4czakYghFHkzqBMZ9P7UV4tWcEGXPUTxXMbxQt8UmxEXteXF2wkVXEW/geo6-12und09-fichas-com-informacoes-dos-projetos.pdf

Link para o vídeo:

Programa Produtor de Água, Agência Nacional de Água. 2014 (4min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ATy335tjlIM>. Acesso em 19 fev 2019.

Vídeo sobre o Projeto Conservador das Águas - Extrema/MG:

Programa Produtor de Água. 2007 (3min48seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4laA7wfdcHY>. Acesso em: 20 fev 2019.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em: . Acesso em: 20 fev 2019.

Para você saber mais:

Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/programas-e-projetos/programa-produtor-de-agua>. Acesso em: 18 fev 2019.

Nota informativa: Programa Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em:

<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/todos-os-documentos-do-portal/documentos-sip/produtor-de-agua/documentos-relacionados/1-nota-informativa-programa-produtor-de-agua.pdf>. Acesso em: 18 fev 2019.

Projetos. Agência Nacional de Águas. Disponível em:

<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/programas-e-projetos/programa-produtor-de-agua/projetos>. Acesso em: 18 fev 2019.

modelo de Mapa conceitual adaptado de:

CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema para a turma, projetando o slide, escrevendo no quadro ou falando. Em seguida esclareça que nessa aula eles irão conhecer uma importante iniciativa de proteção das bacias hidrográficas brasileiras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a pergunta, fale ou escreva no quadro. Em seguida exiba o vídeo com informações sobre o Programa Produtor de Água (link disponível abaixo).

Se o acesso à internet na sua escola não for adequado, faça o download do vídeo previamente.

Ao término do vídeo discuta o seu conteúdo com a turma e verifique se todos entenderam do que se trata o Programa Produtor de Água, lançando algumas perguntas. Por exemplo:

  • Em que consiste o Programa?
  • Quais impactos a atividade agropecuária pode provocar no ambiente?
  • Como os produtores rurais são estimulados a adotarem práticas conservacionistas?
  • Quais ações de conservação que são realizadas?
  • Quem se beneficia com esse tipo de Programa?

O Programa Produtor de Água é uma forma de promover o desenvolvimento de iniciativas de conservação dos recursos naturais, principalmente os hídricos. A ideia se baseia no princípio que há um grupo de pessoas interessadas no produto água e dispostas a contribuir e, do outro lado, estão os produtores rurais que podem integrar-se e possibilitar a conservação desse recurso. Para tanto, esses produtores passam a ser remunerados e ou compensados pelos serviços ambientais gerados em suas propriedades.

Os impactos da produção agropecuária e da ocupação em áreas de bacias hidrográficas, como por exemplo, a contaminação das águas por agrotóxicos, fertilizantes e esgoto doméstico; o desmatamento; a erosão e assoreamento são combatidos por práticas conservacionistas como obras de saneamento, reflorestamento de áreas de nascentes, construção de barragens, manutenção de florestas, entre outras. Esse tipo de serviço ambiental, além de ter um impacto positivo local, beneficia todos aqueles que fazem uso dessas águas.

Link para o vídeo:

Programa Produtor de Água, Agência Nacional de Água. 2014 (4min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ATy335tjlIM>. Acesso em 19 fev 2019.

Como adequar à sua realidade:

Se no município ou no estado onde esse plano for aplicado existir um projeto do Programa Produtor de Água, e que não esteja contemplado no arquivo Fichas com informações dos Projetos, do Material Complementar, elabore mais uma ficha que contenha informações desse projeto. Seria interessante, também, realizar uma visita ao local com a turma ou convidar um participante do projeto para uma conversa com os alunos.

Para você saber mais sobre o Programa:

Nota informativa: Programa Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em:

<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/todos-os-documentos-do-portal/documentos-sip/produtor-de-agua/documentos-relacionados/1-nota-informativa-programa-produtor-de-agua.pdf>. Acesso em: 18 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro a situação-problema e em seguida projete ou entregue impresso o mapa da localização dos projetos. Peça que os alunos observem o mapa e respondam:

  • Quais informações representa?
  • Quais estados possuem projetos?
  • Existe uma região brasileira de maior concentração de projetos?

Incentive-os a levantar hipóteses para essa concentração.

O mapa representa a localização dos projetos por estado. Caso os alunos não percebam, chame a atenção que no mapa, além do limite dos estados, estão também demarcadas as Regiões Hidrográficas. Podemos perceber que a Região Sudeste concentra um grande número de projetos. Algumas hipóteses para explicar essa concentração são: maior presença de áreas degradadas, devido à grande exploração agropecuária, maior demanda por recursos hídricos, maior consciência ambiental, entre outras.

O mapa apresentado é interativo, portanto, se a escola tiver um bom acesso à internet, abra o mapa e é só clicar sobre o triângulo verde para obter informações sobre o projeto. Caso exista algum projeto no município ou no estado onde a escola está localizada, clique sobre o símbolo para obter informações sobre ele.

Explique para a turma que eles irão se agrupar em quartetos e que cada grupo receberá uma ficha contendo informações sobre um dos projetos. Após lerem as informações da ficha e sobre o Projeto, eles deverão criar um mapa conceitual.

Projete e/ou imprima o exemplo de um mapa conceitual (slide 7), explique a estrutura e como deve ser construído esse tipo de mapa. Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas, e que isso ajuda a melhor entender e lembrar os conceitos.

Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos:

  • Formas: representam conceitos e ideias;
  • Setas: fazem a ligação entre os conceitos e
  • Texto: identifica e descreve a relação entre eles.

O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo apresentado a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?

Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.

Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico “Para você saber mais”.

Material para impressão:

Mapa dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Link para o mapa interativo:

Mapa interativo dos projetos Produtor de Água, disponível em: http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=7ec090fe5d2f4608a60c8ec709f8ec09

Para você saber mais:

CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em: . Acesso em: 20 fev 2019.

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Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro a situação-problema e em seguida projete ou entregue impresso o mapa da localização dos projetos. Peça que os alunos observem o mapa e respondam:

  • Quais informações representa?
  • Quais estados possuem projetos?
  • Existe uma região brasileira de maior concentração de projetos?

Incentive-os a levantar hipóteses para essa concentração.

O mapa representa a localização dos projetos por estado. Caso os alunos não percebam, chame a atenção que no mapa, além do limite dos estados, estão também demarcadas as Regiões Hidrográficas. Podemos perceber que a Região Sudeste concentra um grande número de projetos. Algumas hipóteses para explicar essa concentração são: maior presença de áreas degradadas, devido à grande exploração agropecuária, maior demanda por recursos hídricos, maior consciência ambiental, entre outras.

O mapa apresentado é interativo, portanto, se a escola tiver um bom acesso à internet, abra o mapa e é só clicar sobre o triângulo verde para obter informações sobre o projeto. Caso exista algum projeto no município ou no estado onde a escola está localizada, clique sobre o símbolo para obter informações sobre ele.

Explique para a turma que eles irão se agrupar em quartetos e que cada grupo receberá uma ficha contendo informações sobre um dos projetos. Após lerem as informações da ficha e sobre o Projeto, eles deverão criar um mapa conceitual.

Projete e/ou imprima o exemplo de um mapa conceitual (slide 7), explique a estrutura e como deve ser construído esse tipo de mapa. Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas, e que isso ajuda a melhor entender e lembrar os conceitos.

Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos:

  • Formas: representam conceitos e ideias;
  • Setas: fazem a ligação entre os conceitos e
  • Texto: identifica e descreve a relação entre eles.

O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo apresentado a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?

Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.

Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico “Para você saber mais”.

Material para impressão:

Mapa dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Link para o mapa interativo:

Mapa interativo dos projetos Produtor de Água, disponível em: http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=7ec090fe5d2f4608a60c8ec709f8ec09

Para você saber mais:

CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em: . Acesso em: 20 fev 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro a situação-problema e em seguida projete ou entregue impresso o mapa da localização dos projetos. Peça que os alunos observem o mapa e respondam:

  • Quais informações representa?
  • Quais estados possuem projetos?
  • Existe uma região brasileira de maior concentração de projetos?

Incentive-os a levantar hipóteses para essa concentração.

O mapa representa a localização dos projetos por estado. Caso os alunos não percebam, chame a atenção que no mapa, além do limite dos estados, estão também demarcadas as Regiões Hidrográficas. Podemos perceber que a Região Sudeste concentra um grande número de projetos. Algumas hipóteses para explicar essa concentração são: maior presença de áreas degradadas, devido à grande exploração agropecuária, maior demanda por recursos hídricos, maior consciência ambiental, entre outras.

O mapa apresentado é interativo, portanto, se a escola tiver um bom acesso à internet, abra o mapa e é só clicar sobre o triângulo verde para obter informações sobre o projeto. Caso exista algum projeto no município ou no estado onde a escola está localizada, clique sobre o símbolo para obter informações sobre ele.

Explique para a turma que eles irão se agrupar em quartetos e que cada grupo receberá uma ficha contendo informações sobre um dos projetos. Após lerem as informações da ficha e sobre o Projeto, eles deverão criar um mapa conceitual.

Projete e/ou imprima o exemplo de um mapa conceitual (slide 7), explique a estrutura e como deve ser construído esse tipo de mapa. Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas, e que isso ajuda a melhor entender e lembrar os conceitos.

Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos:

  • Formas: representam conceitos e ideias;
  • Setas: fazem a ligação entre os conceitos e
  • Texto: identifica e descreve a relação entre eles.

O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo apresentado a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?

Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.

Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico “Para você saber mais”.

Material para impressão:

Mapa dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UH3zsCZc2sPAYXwr2GaYNTv3weHhMUJdurHK67QPbHDUJjw7mVXCdABfVeSf/geo6-12und09-mapa-dos-projetos.pdf

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWmTzKdaeTCJ7g5kc5VFK3NhYeeBc3ZyY3prMjQNYNqVA6AwKD8PGDDZbyKU/geo6-12und09-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Link para o mapa interativo:

Mapa interativo dos projetos Produtor de Água, disponível em: http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=7ec090fe5d2f4608a60c8ec709f8ec09

Para você saber mais:

CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em: . Acesso em: 20 fev 2019.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça que a turma se organize em quartetos, leia com eles as etapas da ação propositiva que você projetou ou entregou impresso. Numere oralmente os grupos de 1 a 2. Os grupos que receberam o número 1 deverão receber a Ficha 1 impressa e os grupos que receberam o número 2 devem receber a Ficha 2. Além da Ficha os grupos deverão receber impresso as etiquetas. Calcule a impressão para que cada grupo receba mais ou menos 15 etiquetas.

Avise os alunos que a ficha contém, além das informações sobre o Projeto, algumas orientações para criarem o mapa conceitual. A pergunta focal presente na ficha deve orientar a escolha dos conceitos que depois deverão ser escritos nas etiquetas. Alerte-os para que resumam em poucas palavras os conceitos/ideias e caprichem na letra.

Lembre-os de planejarem o mapa conceitual antes de finalizá-lo. Nesse momento eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.

Etapas da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NajcEaW5WpGTnh2PwY6RCJumt7xAgDJjcqaXw8jSrn2vpEytH5PW4RYRU6VP/geo6-12und09-etapas-da-acao-propositiva.pdf

Etiquetas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48fSGm55JSHvfZQZSCdPbcJXsnsEeqZjk5mAXkAr5QNFxVSQtXPPH5nTfGme/geo6-12und09-etiquetas.pdf

Fichas com informações dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fbkb4czakYghFHkzqBMZ9P7UV4tWcEGXPUTxXMbxQt8UmxEXteXF2wkVXEW/geo6-12und09-fichas-com-informacoes-dos-projetos.pdf

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Orientação: Peça que a turma se organize em quartetos, leia com eles as etapas da ação propositiva que você projetou ou entregou impresso. Numere oralmente os grupos de 1 a 2. Os grupos que receberam o número 1 deverão receber a Ficha 1 impressa e os grupos que receberam o número 2 devem receber a Ficha 2. Além da Ficha os grupos deverão receber impresso as etiquetas. Calcule a impressão para que cada grupo receba mais ou menos 15 etiquetas.

Avise os alunos que a ficha contém, além das informações sobre o Projeto, algumas orientações para criarem o mapa conceitual. A pergunta focal presente na ficha deve orientar a escolha dos conceitos que depois deverão ser escritos nas etiquetas. Alerte-os para que resumam em poucas palavras os conceitos/ideias e caprichem na letra.

Lembre-os de planejarem o mapa conceitual antes de finalizá-lo. Nesse momento eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.

Etapas da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NajcEaW5WpGTnh2PwY6RCJumt7xAgDJjcqaXw8jSrn2vpEytH5PW4RYRU6VP/geo6-12und09-etapas-da-acao-propositiva.pdf

Etiquetas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48fSGm55JSHvfZQZSCdPbcJXsnsEeqZjk5mAXkAr5QNFxVSQtXPPH5nTfGme/geo6-12und09-etiquetas.pdf

Fichas com informações dos Projetos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fbkb4czakYghFHkzqBMZ9P7UV4tWcEGXPUTxXMbxQt8UmxEXteXF2wkVXEW/geo6-12und09-fichas-com-informacoes-dos-projetos.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Após discutirem e planejarem como ficará o mapa conceitual, esclareça que agora eles deverão finalizar o diagrama.

Para tanto, deverão colar as etiquetas na cartolina, desenharem as setas e escreverem as proposições. Diga que uma boa apresentação visual do trabalho é também importante e que o mapa conceitual deve dar conta de responder à pergunta focal.

Havendo tempo, peça que troquem entre os grupos os mapas confeccionados, para que todos possam avaliar e comparar o resultado do trabalho.

Escolha um local na sala ou no corredor para expôr os mapas conceituais.

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