16869
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Objetos que contam história

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Objetos que contam história

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: cola branca, palitos de picolé (ou sorvete), caixas de fósforo, palitos de fósforo, cola colorida, papelão, tinta guache, giz de cera, aparas de lápis, papel A4 branco e colorido, papelão, papel crepom, glitter ou cola glitter.

Material complementar:

Um pouco de história - texto para impressão, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4WMhGj329q3FaatVD4GvXEDwWZRwumcGxcHHQKKACWvAFvC84dPxYwCMp9CW/his5-06und08-um-pouco-de-historia-texto-para-impressao.pdf

Hélio Leites. Acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/94ht5zgHGHuN9x44Zu5FxpBRfF6Btrjct3zghsWBuafeyQpV96qpKkqQcHuR/his5-06und08-helio-leites.pdf

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: faça a leitura do objetivo para os alunos. Reserve um pequeno momento para reflexão pessoal. E continue o exercício de reflexão com toda a turma perguntando se qualquer objeto pode ser considerado uma fonte histórica e por qual motivo.

Esse debate deve ser breve. Faça um levantamento dos alunos que não concordam que qualquer objeto pode ser uma fonte histórica. Essa anotação será importante para o final da aula.

Para você saber mais: para facilitar o trabalho é sempre bom ter em mente o que é uma fonte histórica. Sugere-se a leitura do Blog da Editora Contexto. Além disso, utilize alguns exemplos do artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use esse link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Contexto - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: projete o slide e questione os alunos sobre quais objetos eles conhecem ou já viram na casa de alguém.

Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Spinnrock_-_Hallwylska_museet_-_108480.tif. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.

  • Peneira doméstica.
  • Jogo de chá ou café. O bule e as xícaras podem ser feitos de louça ou porcelana.

Observando esse objetos é possível dizer qual é a história de cada? Como foram produzidos?

Possivelmente cada aluno contará a história de cada um dos objetos de forma diferente. Pode ser que alguns não conheçam alguns objetos, outros podem ter visto nas casas dos avós, ou ainda possuem algum objeto em casa. Pode ser, também, que alguns alunos contem como sua mãe ou avó tem “ciúmes” das xícaras de porcelana que tem em casa. Todas as sugestões dos alunos são válidas e a intenção é mesmo essa, de causar reconhecimento e semelhança com os objetos familiares, e que por consequência fazem parte da história da sua família ou vizinhança.

Como adequar à sua realidade: casa não haja a possibilidade de projeção do slide, traga objetos de casa ou ainda peça anteriormente que os alunos tragam objetos que possam contar um tipo de história ou acontecimento da família ou da localidade onde moram. Esses objetos podem ser dispostos em forma de exposição e os próprios alunos serão os guias da exposição.

Para você saber mais: para facilitar o trabalho é sempre bom ter em mente o que é uma fonte histórica. Sugere-se a leitura do Blog da Editora Contexto. Além disso, utilize alguns exemplos do artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use esse link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Contexto - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: projete o slide e entregue o texto complementar impresso.

Um pouco de história - texto para impressão, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4WMhGj329q3FaatVD4GvXEDwWZRwumcGxcHHQKKACWvAFvC84dPxYwCMp9CW/his5-06und08-um-pouco-de-historia-texto-para-impressao.pdf

Roda de fiar - Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Spinnrock_-_Hallwylska_museet_-_108480.tif. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.

Faça a leitura do texto com os alunos, deixando claro a importância de cada objeto para o desenvolvimento das sociedades humanas. Ao final da leitura, questione aos alunos sobre o que o ser humano faz com os objetos após ele “aparentemente” perder a utilidade?

Para você saber mais: para facilitar o trabalho é sempre bom ter em mente o que é uma fonte histórica. Sugere-se a leitura do Blog da Editora Contexto. Além disso, utilize alguns exemplos do artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use esse link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e peça para que eles tentem descrever a imagem. Inicialmente pode ser uma descrição bem breve, por exemplo, a imagem de uma pessoa deitada sobre algo.

Imagem: Impressão fotográfica final de Tião intitulada “Marat / Sebastião - Fotos do Lixo” Fotografia de Vik Muniz, cortesia de Vik Muniz Studio. Disponível em: http://www.wastelandmovie.com/gallery.html. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

O artista plástico Vik Muniz é brasileiro mas vive nos Estados Unidos. Sempre teve uma ligação muito forte com como os objetos podem influenciar em sua obra. Ele incorpora materiais diversos para suas criações e o resultado é visto em forma de fotografia. Em 2011, foi lançado o documentário Lixo Extraordinário, que foi o resultado do trabalho de VIk Muniz no maior aterro sanitário da América Latina, o Jardim Gramacho. Lá o artista fotografou os catadores e depois montou réplicas dessas fotografias utilizando materiais encontrados no próprio aterro.

Após essa explicação peça que os alunos mais uma vez descrevam a imagem tentando identificar que tipos de objetos foram utilizados para a elaboração dessa imagem.

A história dos catadores do Jardim Gramacho retratada por Vik Muniz é muito interessante para essa questão da história contada por objetos e nesse caso objetos descartados que acabaram mudando a história de outras pessoas. Proponha um outro momento para que os alunos assistam ao documentário que está disponível em vários sites da internet. E também no Youtube, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=V-lG67j1Lkg. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais: a história do Lixo Extraordinário é fantástica. Há um site oficial do documentário, lá é possível encontrar tudo sobre o documentário. Como Vik Muniz reside em Nova Iorque e alguns patrocinadores são de Londres, e por isso o site é em inglês, porém é possível usar a ferramenta de tradução do Chrome para acessar as informações.

Ou ainda um breve resumo do que foi esse documentário.

Problematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e peça para que eles tentem descrever a imagem. Inicialmente pode ser uma descrição bem breve, descrevendo que tipos de materiais foram usados nas composições.

Imagem 1: Feliz aniversário. Disponível em: http://cultura45.blogspot.com/2010/08/mais-cultura-popular-obra-de-helio.html. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Imagem 2: A família. Disponível em: http://cultura45.blogspot.com/2010/08/mais-cultura-popular-obra-de-helio.html. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Ao observar essas imagens espera-se que os alunos percebam os detalhes das caixinhas de fósforo e a delicadeza de cada obra. Apesar de ser um objeto relativamente pequeno, são obras ricas em detalhes.

Entregue aos alunos um texto complementar sobre o artista Hélio Leites e como ele organiza seu processo e criativo, além de explicar sobre a importância dos diferentes objetos para a composição de sua obra. Acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/94ht5zgHGHuN9x44Zu5FxpBRfF6Btrjct3zghsWBuafeyQpV96qpKkqQcHuR/his5-06und08-helio-leites.pdf

Como adequar à sua realidade: a proposta de trabalhar com objetos que contam algum tipo de história é muito interessante. Como sugestão, é possível levar os alunos para o laboratório de informática ou ainda utilizar os smartphones dos alunos para propor pesquisas de outras obras de Hélio Leites, ou de outros artistas que mantém linha de trabalho semelhante.

Para você saber mais: para saber mais do paranaense Hélio Leites, acessar o site da Secretaria de Educação do Paraná, http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=265. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Sistematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: oriente os alunos a se organizarem grupos de 3 para que possam trabalhar. Deixe disponível em um ponto da sala, pode ser a mesa do professor, os seguintes materiais: cola branca, palitos de picolé (ou sorvete), caixas de fósforo, palitos de fósforo, cola colorida, papelão, tinta guache, giz de cera, aparas de lápis, papel A4 branco e colorido, papelão, papel crepom, glitter ou cola glitter.

Cada grupo irá escolher os materiais que quiser para compor a sua obra de arte. Mas para que eles definam o que vai ser feito é preciso seguir algumas regrinhas:

  • É preciso escolher o que vai ser retratado na atividade, por exemplo uma história familiar ou alguma parte da história da cidade;
  • Será preciso elaborar uma descrição da obra, e em que ela foi inspirada.

Para você saber mais:

Sistematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: após a elaboração das obras de arte, organize uma exposição das mesmas com os alunos. No momento de montagem dessa exposição cada grupo irá refletir sobre as questões e relacionar com o que foi produzido pelo grupo. Apenas um aluno por grupo irá compartilhar as reflexões feita por eles.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: cola branca, palitos de picolé (ou sorvete), caixas de fósforo, palitos de fósforo, cola colorida, papelão, tinta guache, giz de cera, aparas de lápis, papel A4 branco e colorido, papelão, papel crepom, glitter ou cola glitter.

Material complementar:

Um pouco de história - texto para impressão, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4WMhGj329q3FaatVD4GvXEDwWZRwumcGxcHHQKKACWvAFvC84dPxYwCMp9CW/his5-06und08-um-pouco-de-historia-texto-para-impressao.pdf

Hélio Leites. Acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/94ht5zgHGHuN9x44Zu5FxpBRfF6Btrjct3zghsWBuafeyQpV96qpKkqQcHuR/his5-06und08-helio-leites.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: faça a leitura do objetivo para os alunos. Reserve um pequeno momento para reflexão pessoal. E continue o exercício de reflexão com toda a turma perguntando se qualquer objeto pode ser considerado uma fonte histórica e por qual motivo.

Esse debate deve ser breve. Faça um levantamento dos alunos que não concordam que qualquer objeto pode ser uma fonte histórica. Essa anotação será importante para o final da aula.

Para você saber mais: para facilitar o trabalho é sempre bom ter em mente o que é uma fonte histórica. Sugere-se a leitura do Blog da Editora Contexto. Além disso, utilize alguns exemplos do artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use esse link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: projete o slide e questione os alunos sobre quais objetos eles conhecem ou já viram na casa de alguém.

Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Spinnrock_-_Hallwylska_museet_-_108480.tif. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.

  • Peneira doméstica.
  • Jogo de chá ou café. O bule e as xícaras podem ser feitos de louça ou porcelana.

Observando esse objetos é possível dizer qual é a história de cada? Como foram produzidos?

Possivelmente cada aluno contará a história de cada um dos objetos de forma diferente. Pode ser que alguns não conheçam alguns objetos, outros podem ter visto nas casas dos avós, ou ainda possuem algum objeto em casa. Pode ser, também, que alguns alunos contem como sua mãe ou avó tem “ciúmes” das xícaras de porcelana que tem em casa. Todas as sugestões dos alunos são válidas e a intenção é mesmo essa, de causar reconhecimento e semelhança com os objetos familiares, e que por consequência fazem parte da história da sua família ou vizinhança.

Como adequar à sua realidade: casa não haja a possibilidade de projeção do slide, traga objetos de casa ou ainda peça anteriormente que os alunos tragam objetos que possam contar um tipo de história ou acontecimento da família ou da localidade onde moram. Esses objetos podem ser dispostos em forma de exposição e os próprios alunos serão os guias da exposição.

Para você saber mais: para facilitar o trabalho é sempre bom ter em mente o que é uma fonte histórica. Sugere-se a leitura do Blog da Editora Contexto. Além disso, utilize alguns exemplos do artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use esse link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: projete o slide e entregue o texto complementar impresso.

Um pouco de história - texto para impressão, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4WMhGj329q3FaatVD4GvXEDwWZRwumcGxcHHQKKACWvAFvC84dPxYwCMp9CW/his5-06und08-um-pouco-de-historia-texto-para-impressao.pdf

Roda de fiar - Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Spinnrock_-_Hallwylska_museet_-_108480.tif. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.

Faça a leitura do texto com os alunos, deixando claro a importância de cada objeto para o desenvolvimento das sociedades humanas. Ao final da leitura, questione aos alunos sobre o que o ser humano faz com os objetos após ele “aparentemente” perder a utilidade?

Para você saber mais: para facilitar o trabalho é sempre bom ter em mente o que é uma fonte histórica. Sugere-se a leitura do Blog da Editora Contexto. Além disso, utilize alguns exemplos do artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use esse link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e peça para que eles tentem descrever a imagem. Inicialmente pode ser uma descrição bem breve, por exemplo, a imagem de uma pessoa deitada sobre algo.

Imagem: Impressão fotográfica final de Tião intitulada “Marat / Sebastião - Fotos do Lixo” Fotografia de Vik Muniz, cortesia de Vik Muniz Studio. Disponível em: http://www.wastelandmovie.com/gallery.html. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

O artista plástico Vik Muniz é brasileiro mas vive nos Estados Unidos. Sempre teve uma ligação muito forte com como os objetos podem influenciar em sua obra. Ele incorpora materiais diversos para suas criações e o resultado é visto em forma de fotografia. Em 2011, foi lançado o documentário Lixo Extraordinário, que foi o resultado do trabalho de VIk Muniz no maior aterro sanitário da América Latina, o Jardim Gramacho. Lá o artista fotografou os catadores e depois montou réplicas dessas fotografias utilizando materiais encontrados no próprio aterro.

Após essa explicação peça que os alunos mais uma vez descrevam a imagem tentando identificar que tipos de objetos foram utilizados para a elaboração dessa imagem.

A história dos catadores do Jardim Gramacho retratada por Vik Muniz é muito interessante para essa questão da história contada por objetos e nesse caso objetos descartados que acabaram mudando a história de outras pessoas. Proponha um outro momento para que os alunos assistam ao documentário que está disponível em vários sites da internet. E também no Youtube, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=V-lG67j1Lkg. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais: a história do Lixo Extraordinário é fantástica. Há um site oficial do documentário, lá é possível encontrar tudo sobre o documentário. Como Vik Muniz reside em Nova Iorque e alguns patrocinadores são de Londres, e por isso o site é em inglês, porém é possível usar a ferramenta de tradução do Chrome para acessar as informações.

Ou ainda um breve resumo do que foi esse documentário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e peça para que eles tentem descrever a imagem. Inicialmente pode ser uma descrição bem breve, descrevendo que tipos de materiais foram usados nas composições.

Imagem 1: Feliz aniversário. Disponível em: http://cultura45.blogspot.com/2010/08/mais-cultura-popular-obra-de-helio.html. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Imagem 2: A família. Disponível em: http://cultura45.blogspot.com/2010/08/mais-cultura-popular-obra-de-helio.html. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Ao observar essas imagens espera-se que os alunos percebam os detalhes das caixinhas de fósforo e a delicadeza de cada obra. Apesar de ser um objeto relativamente pequeno, são obras ricas em detalhes.

Entregue aos alunos um texto complementar sobre o artista Hélio Leites e como ele organiza seu processo e criativo, além de explicar sobre a importância dos diferentes objetos para a composição de sua obra. Acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/94ht5zgHGHuN9x44Zu5FxpBRfF6Btrjct3zghsWBuafeyQpV96qpKkqQcHuR/his5-06und08-helio-leites.pdf

Como adequar à sua realidade: a proposta de trabalhar com objetos que contam algum tipo de história é muito interessante. Como sugestão, é possível levar os alunos para o laboratório de informática ou ainda utilizar os smartphones dos alunos para propor pesquisas de outras obras de Hélio Leites, ou de outros artistas que mantém linha de trabalho semelhante.

Para você saber mais: para saber mais do paranaense Hélio Leites, acessar o site da Secretaria de Educação do Paraná, http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=265. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: oriente os alunos a se organizarem grupos de 3 para que possam trabalhar. Deixe disponível em um ponto da sala, pode ser a mesa do professor, os seguintes materiais: cola branca, palitos de picolé (ou sorvete), caixas de fósforo, palitos de fósforo, cola colorida, papelão, tinta guache, giz de cera, aparas de lápis, papel A4 branco e colorido, papelão, papel crepom, glitter ou cola glitter.

Cada grupo irá escolher os materiais que quiser para compor a sua obra de arte. Mas para que eles definam o que vai ser feito é preciso seguir algumas regrinhas:

  • É preciso escolher o que vai ser retratado na atividade, por exemplo uma história familiar ou alguma parte da história da cidade;
  • Será preciso elaborar uma descrição da obra, e em que ela foi inspirada.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: após a elaboração das obras de arte, organize uma exposição das mesmas com os alunos. No momento de montagem dessa exposição cada grupo irá refletir sobre as questões e relacionar com o que foi produzido pelo grupo. Apenas um aluno por grupo irá compartilhar as reflexões feita por eles.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano