Contexto - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Arte rupestre e os hieróglifos egípcios
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta aula pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar com a disciplina de Arte.
Materiais necessários: Fichas impressas, lápis de cor ou giz de cera, papel pardo (painel), tiras de papel sulfite, tinta guache.
Material complementar: O material de apoio está disponível nos links:
- Contexto - imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yNRj3DTCGRft4Z53c7pXZcC6AUnSankpbgFwet3Xr6hjWHn7n5eNaSsw6VDS/his5-06und02-contexto-imagens-para-impressao.pdf
- Problematização - Arte rupestre: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yEUmNbqryX46tBegJeHvZMnhpbUWzNZNYu2Fg2PcCKFQ5HwtptsneHrEz6YQ/his5-06und02-problematizacao-arte-rupestre.pdf
- Problematização - Hieróglifos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jQR8bx9Kfz7zpEP4eY8tnk7wHPKx8MhQsXE86jEYgQksYPSApugwt7XTGeQW/his5-06und02-problematizacao-hieroglifos.pdf
- Sistematização - Decifrando nomes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CSKqc64kycfqqG4q2c3AjT4p7syvUnPMGMnMjFT42svAYmKBycprapvpp4CZ/his5-06und02-sistematizacao-hieroglifos.pdf
Para você saber mais:
- Biblioteca Aloíso Magalh?s do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: https://biblioam.wordpress.com/2014/08/22/a-historia-da-escrita/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- O que são os emojis, de onde vieram e como fazer marketing com eles, que conta um pouquinho sobre a função destes caracteres
tão comuns nas redes sociais. Acesse o site: https://marketingdeconteudo.com/emoji/. Acesso em: 18 de novembro de 2018. - Arte rupestre, escrito por Débora Silva: https://www.estudopratico.com.br/arte-rupestre/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), neste site explore todas as páginas que dão acesso ao que está sendo estudado e preservado na Serra da Capivara no Piauí: http://www.fumdham.org.br/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Sítios arqueológicos do Rio Grande do Norte: https://www.brechando.com/2016/07/quais-sao-os-sitios-arqueologicos-existentes-no-rio-grande-do-norte/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- 7 parques que protegem sítios arqueológicos: http://www.goiasmais20.com.br/7-parques-que-protegem-sitios-arqueologicos/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Pinturas rupestres no cerrado: https://cerradania.org/2014/08/18/pinturas-rupestres-no-cerrado-entre-as-mais-exuberantes-do-mundo/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
- Segundo dicionário do Google:
Estela, substantivo feminino
- Coluna ou placa de pedra em que os antigos faziam inscrições, geralmente funerárias. “e. sepulcral”
- Monumento monolítico feito em pedra vertical
- Introdução aos hieróglifos: trata sobre a forma correta de leitura destes símbolos. Acesse: https://antigoegito.org/introducao-aos-hieroglifos/. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- O que significavam os hieróglifos do Egito Antigo? Acesse: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- Traduza seu nome para hieróglifo: http://solangembona.blogspot.com/2009/10/traduza-seu-nome-para-hieroglifo.html. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- Escrita no antigo Egito: https://www.descobriregipto.com/escrita-no-antigo-egito/. Acesso em: 19 de novembro de 2018.
- A luta das nações - Egito, Síria e Ass?ia. Do egiptólogo francês Gaston Maspero, Original em inglês: “The struggle of the nations - Egypt, Syria, and Assyria” (1896).
https://archive.org/stream/struggleofnation00maspuoft/struggleofnation00maspuoft#page/570/mode/1up. Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
- Alfabeto fenício. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Phoenician_alphabet.svg#/media/File:Phoenician_alphabet.svg. Acesso em:
4 de dezembro de 2018. - Alfabeto fenício. Disponível em: https://historiadomundo.uol.com.br/fenicia/alfabeto-fenicio.htm. Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: O objetivo deve ser apresentado aos alunos de modo que eles pensem sobre como desenhos e imagens constituem uma forma de representação da contagem da história. O professor pode escrever o objetivo no quadro ou ainda somente ler para os alunos.
- No caso de escrever ou projetar: o professor vai escolher um aluno para que faça a leitura do objetivo, e posteriormente toda a turma realizar uma leitura coletiva do objetivo.
- No caso de o professor realizar a leitura: no final da leitura o professor vai indagar: - Que tipo de símbolos ou desenhos contam história ou podem nos dar informações sobre o passado?
Para você saber mais: Neste momento o professor terá que ter posse do conhecimento da escrita pictográfica. Para melhor entendimento acesse o site da Biblioteca Aloíso Magalh?s do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: https://biblioam.wordpress.com/2014/08/22/a-historia-da-escrita/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS