Plano de aula: Arte rupestre e os hieróglifos egípcios

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar com a disciplina de Arte.

Materiais necessários: Fichas impressas, lápis de cor ou giz de cera, papel pardo (painel), tiras de papel sulfite, tinta guache.

Material complementar: O material de apoio está disponível nos links:

Para você saber mais:

Estela, substantivo feminino

• Coluna ou placa de pedra em que os antigos faziam inscrições, geralmente funerárias. “e. sepulcral”
  • Monumento monolítico feito em pedra vertical

https://archive.org/stream/struggleofnation00maspuoft/struggleofnation00maspuoft#page/570/mode/1up. Acesso em: 4 de dezembro de 2018.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: O objetivo deve ser apresentado aos alunos de modo que eles pensem sobre como desenhos e imagens constituem uma forma de representação da contagem da história. O professor pode escrever o objetivo no quadro ou ainda somente ler para os alunos.

• No caso de escrever ou projetar: o professor vai escolher um aluno para que faça a leitura do objetivo, e posteriormente toda a turma realizar uma leitura coletiva do objetivo.
  • No caso de o professor realizar a leitura: no final da leitura o professor vai indagar: - Que tipo de símbolos ou desenhos contam história ou podem nos dar informações sobre o passado?

Para você saber mais: Neste momento o professor terá que ter posse do conhecimento da escrita pictográfica. Para melhor entendimento acesse o site da Biblioteca Aloíso Magalh?s do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: https://biblioam.wordpress.com/2014/08/22/a-historia-da-escrita/. Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA