Plano de aula: Fontes históricas

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que o professor possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: imagens impressas, texto impresso, folha sulfite A4 ou folha de caderno avulsa.

Material complementar: para melhor planejamento da aula, acesse os seguintes materiais.

Para você saber mais: A intenção desta aula é falar sobre a importância do gênero diário como fonte histórica. Sugere-se que o professor busque mais informações sobre quem foi Anne Frank, e como o seu diário virou um importante relato histórico da perseguição dos judeus na Segunda Guerra Mundial.

• A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico entre os países Aliados (Inglaterra, Rússia e Estados Unidos) e os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Muitos fatos importantes para a história mundial se desdobraram deste conflito. A perseguição do povo judeu pelo ditador Adolf Hitler foi uma das maiores atrocidades cometidas nesse período: 6 milhões de judeus foram exterminados em campos de trabalho forçado (campos de concentração). Para entender melhor acesse o site: https://www.todamateria.com.br/holocausto/. Acesso em 16 de novembro de 2018.

Orientações: a apresentação do objetivo aos alunos pode ser em projetor, ou ainda, escrita no quadro, com o enfoque no termo fonte histórica. Tome o cuidado de ouvir sempre o ponto de vista do aluno sobre o que é e para que serve a fonte histórica. Neste momento não expandir a discussão. Se houver questionamentos por parte dos alunos, reforçar a ideia de que haverá momentos para essa discussão depois.

Para você saber mais: para facilitar o trabalho é sempre bom ter em mente o que é uma fonte histórica. Sugere-se a leitura do Blog da Editora Contexto. Além disso, utilize alguns exemplos do artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use esse link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA