Plano de Aula

Plano de aula: Fontes históricas

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que o professor possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: imagens impressas, texto impresso, folha sulfite A4 ou folha de caderno avulsa.

Material complementar: para melhor planejamento da aula, acesse os seguintes materiais.

Para você saber mais: A intenção desta aula é falar sobre a importância do gênero diário como fonte histórica. Sugere-se que o professor busque mais informações sobre quem foi Anne Frank, e como o seu diário virou um importante relato histórico da perseguição dos judeus na Segunda Guerra Mundial.

  • A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico entre os países Aliados (Inglaterra, Rússia e Estados Unidos) e os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Muitos fatos importantes para a história mundial se desdobraram deste conflito. A perseguição do povo judeu pelo ditador Adolf Hitler foi uma das maiores atrocidades cometidas nesse período: 6 milhões de judeus foram exterminados em campos de trabalho forçado (campos de concentração). Para entender melhor acesse o site: https://www.todamateria.com.br/holocausto/. Acesso em 16 de novembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: a apresentação do objetivo aos alunos pode ser em projetor, ou ainda, escrita no quadro, com o enfoque no termo fonte histórica. Tome o cuidado de ouvir sempre o ponto de vista do aluno sobre o que é e para que serve a fonte histórica. Neste momento não expandir a discussão. Se houver questionamentos por parte dos alunos, reforçar a ideia de que haverá momentos para essa discussão depois.

Para você saber mais: para facilitar o trabalho é sempre bom ter em mente o que é uma fonte histórica. Sugere-se a leitura do Blog da Editora Contexto. Além disso, utilize alguns exemplos do artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use esse link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados