Imagens de contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Por que escrever?
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Computador, projetor, folhas sulfite A4 em quantidade suficiente para as atividades, imagens e fichas impressas.
Material complementar:
- Imagens de contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uhFrCVaHXrdRF7fkBnDNwvumvAS8kA6wKrpmq9ZB8jHApDUpnzzHuyMxnmXV/his5-06und03-imagens-de-contextualizacao.pdf
- Imagens de problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hf8MUe4A8sJPaz8WN8cbUGAeS6gsYp57d7W3BMS5zVTXmEhCgDy9VAyfrQm6/his5-06und03-imagens-de-problematizacao.pdf
- Alfabeto Grego. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2mvhZpVAWrkb34GqNv3UMneMayzZ6YnT6uf2wSzJZYX98sstdUYQFM38sJ6s/his5-06und03-ficha-alfabeto-gego.pdf
- Alfabeto Japonês. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZhaGD2MVxrvm8q9QTxG3vZDAJC5aHwByPeEg3cXTC9hs6zvrfbFjp5WKUf9v/his5-06und03-ficha-alfabeto-japones.pdf
- Alfabeto fenício. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPHGHqtpzVsvHqJZ8rYc6YQ7ErMNtHSSwcfjsrPUfmrkTgx8MNZb5434WgVh/his5-06und03-ficha-alfabetofenicio.pdf
- Alfabeto árabe. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DZ4FZCvSKYSvfpSX2rmKDah7WHq5Gn4J3aPX9h9WqrfkkUAFtZcYVsUEA87N/his5-06und03-ficha-alfabeto-arabe.pdf
Para você saber mais:
BATALHA, E. Alguns alfabetos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7>. Acesso em: 04 dez. 2018.
__________. O Abecê da escrita. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=911&sid=7.>. Acesso em: 06 dez. 2018.
CAGLIARI, L. C. A origem do alfabeto. Disponível em: <http://dalete.com.br/saber/origem.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos. Nesse momento aborde a importância da escrita para a comunicação dos povos e entre povos de línguas diferentes. Faça os seguintes questionamentos:
- Como os diferentes povos conseguem compreender o que se escreve em variados idiomas?
- Na sua opinião qual o motivo da invenção do alfabeto?
- Se você fosse criar um alfabeto, que tipo de símbolos você usaria?
Nesse momento não é necessário que todos os alunos respondam a esses questionamentos. Essas questões tem a função de causar curiosidade no aluno.
Para você saber mais:
BATALHA, E. Alguns alfabetos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7>. Acesso em: 04 dez. 2018.
CAGLIARI, L. C. A origem do alfabeto. Disponível em: <http://dalete.com.br/saber/origem.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.