Plano de aula: Griôs e suas histórias

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador, materiais impressos e fantoches.

Material complementar:

Para você saber mais: as tradições orais fazem parte de todas as culturas do mundo. É através dela que ficamos conhecendo fatos corriqueiros que constroem a história e a identidade cultural de um povo, afinal a história não é feita somente de heróis e grandes revoluções. As tradições orais enriquecem o conhecimento popular e o deixam mais forte. Dentro da oralidade surge um termo o griô, que em linhas gerais é o contador de histórias.

Para saber mais sobre os griôs acesse o site Processocom que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Acesse o link: http://www.processocom.org/2016/06/01/a-importancia-de-grios-na-socializacao-de-saberes-e-de-fazeres-da-cultura/. Acesso em 24 de janeiro de 2019.

Orientações: Projete o objetivo da aula para os alunos.

Durante o início da aula leia com os alunos o objetivo e faça algumas reflexões com eles:

• É possível verificar a veracidade das histórias contadas pelos mais velhos?
  • Como o conhecimento trazido por avós e avôs interfere na formação do indivíduo?
  • Você tem alguma história preferida?
  • É possível afirmar que as histórias ou causos são fontes históricas?

Durante as discussões, algum aluno pode sugerir que as fontes orais não podem ser consideradas fontes históricas porque não são escritas. Mesmo se não houver esse questionamento, lembre-os que as histórias orais e as tradições orais são uma fontes históricas importantes pois contam o cotidiano das sociedades humanas que nem sempre estão disponíveis nos livros. Lembrando que é apenas um questionamento a ser levantado para que o aluno se questione o porquê do estudo das fontes orais.

Para você saber mais: as tradições orais fazem parte de todas as culturas do mundo. É através dela que ficamos conhecendo fatos corriqueiros que constroem a história e a identidade cultural de um povo, afinal a história não é feita somente de heróis e grandes revoluções. As tradições orais enriquecem o conhecimento popular e o deixam mais forte. Dentro da oralidade das culturas africanas, surge um termo o griô que em linhas gerais é o contador de histórias. Um griô exerce um papel social importante para a preservação da memória e das tradições de determinada sociedade.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA