Plano de Aula

Plano de aula: Falando com as mãos

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: computador, projetor, impressora, fichas impressas para cada aluno.

Material complementar:

Imagens para impressão. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EMaRuAEUpRVjDHTzS6N5UHV5SR2zRfMvYxGE2VPFBY5DqMq8vEHM9mnH4NRe/his5-06und04-imagens-contexto-maos-que-falam.pdf

Alfabeto e números em Libras. Acesse e imprima. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CJJk65AaAS9GRadRqBkxVwCstFkJt9XZhU8EMqFHG4m9vH4Pwz69Zv7tBwvQ/his5-06und04-alfabeto-e-numeros-em-libras.pdf

Imagens Braille. Acesse e imprima. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wHuCGSVxQ3mVj9SctcudDbH38D4dqaGkPYWqA2qFt4yjS5fRSC6xKtWamAZj/his5-06und04-imagens-braille.pdf

Para você saber mais:

Libras é a língua de sinais utilizada pelos surdos brasileiros. Cada país tem sua própria língua de sinais assim como seu idioma. Então não é possível utilizar os gestos da libras como se fossem universais. Assim como qualquer outro idioma a melhor forma de aprender a língua é a prática. Explique aos alunos a diferença entre mímica e a libras.

  • Mímica: maneira de expressar o pensamento por meio de gestos, expressões corporais e fisionômicas. A arte de assim se expressar; pantomima.
  • Libras: é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

Para se preparar para essa aula utilize um dicionário de libras para que você saiba gestualizar os comandos da forma mais próxima do correto. Mini Dicionário SAT. Disponível em: http://www.faders.rs.gov.br/uploads/Dicionario_Libras_CAS_FADERS1.pdf. Acesso em 22 de dezembro de 2018.

Min e as mãozinhas. Trata-se do primeiro desenho animado para crianças surdas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zNCczm3jzgo&feature=youtu.be&app=desktop. Acesso em 22 de dezembro de 2018. (Se houver a possibilidade é uma ótima opção para passar para os alunos, não havendo disponibilidade de internet, existem sites e aplicativos onde é possível fazer o download do vídeo).

O Instituto Nacional de Educação dos Surdos - INES disponibiliza um dicionário para aprendizado de como fazer corretamente cada gesto ou palavra em libras. Para isso acesse http://www.acessibilidadebrasil.org.br/libras/. Acesso em 22 de dezembro de 2018. (É necessário executar o Adobe Flash Player para execução correta).

Lei 10436/2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm. Acesso em 24 de dezembro de 2018.

Essa aula é bastante desafiadora então é importante que o professor esteja preparado para o tema. Leia com atenção os artigos sugeridos bem como explore a página do INES e do IBC.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula apenas gesticulando, alterne entre gestos habituais de sua região e algumas letras do alfabeto em Libras. Não use palavras nesse momento. Deixe que os alunos levantem possíveis questionamentos sobre a sua postura em sala. Sinalize que está sem voz e peça que eles se mantenham em silêncio para tentar entender as suas instruções. Siga esse roteiro:

  • Aponte para o primeiro aluno da fila da esquerda e peça que ele se levante, em seguida peça que ele se sente.
  • Escolha o aluno mais tímido da turma e peça que ele dance.
  • Peça um copo de água para qualquer um dos alunos.

Nesse momento é importante usar a linguagem corporal, você pode utilizar mímicas. Mas também é importante gestualizar as ordens dentro da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Depois de 2 minutos de gestualização pergunte aos alunos se eles sabem ou entenderam os significados dos seus gestos.

  • No momento das mímicas ficou fácil entender as ordens?
  • Quando houve apenas gestualização com as mãos ficou mais fácil ou mais difícil compreender?
  • Você sabe a diferença entre mímica e a libras?
  • Se não conseguisse ver seria possível entender o que estava acontecendo?

Explique de maneira simplificada o que é mímica e o que é libras. E fale sobre o sistema de escrita para cegos: o braille.

Para você saber mais: Libras é a língua de sinais utilizada pelos surdos brasileiros. Cada país tem sua própria língua de sinais assim como seu idioma. Então não é possível utilizar os gestos da libras como se fossem universais. Assim como qualquer outro idioma a melhor forma de aprender a língua é a prática. Explique aos alunos a diferença entre mímica e a libras.

  • Mímica: maneira de expressar o pensamento por meio de gestos, expressões corporais e fisionômicas. A arte de assim se expressar; pantomima.
  • Libras: é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

Para se preparar para essa aula utilize um dícionário de libras para que você saiba gestualizar os comandos da forma mais próxima do correto. Mini Dicionário SAT. Disponível em: http://www.faders.rs.gov.br/uploads/Dicionario_Libras_CAS_FADERS1.pdf. Acesso em 22 de dezembro de 2018.

Braille é um tipo de escrita criado por Louis Braille no século XIX na França. Louis era um jovem cego que desenvolveu esse tipo de escrita para padronizar a leitura e a escrita de pessoas cegas. Para mais informações acesse a Apostila de Introdução ao Sistema Braille. Disponível em: http://www.lapeade.com.br/publicacoes/documentos/Apostila%20Braille.pdf. Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados