Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Especificamente para este plano, o objetivo é que o aluno compreenda a formação e distribuição do cerrado e sua importância ambiental
Materiais necessários: Projetor, cópias impressas, papel, tesoura, la?is e borracha.
Material complementar:
As imagens e atividades desta aula estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MXwgYBHV6DeHJMHAp8BQn5c8kJuUVvPCv47hRcY92p9RGnXutdAnQrFtXHwf/geo7-11und04-cerrado.pdf
Para você saber mais:
Depois da Floresta Amazônica, o cerrado é o maior bioma brasileiro. Ele abrange áreas do centro do Brasil, sendo presente nos estados de GO, MT, MS, MG, TO, BA, PI, MA e no DF. Ainda apresenta fragmentos em outros estados, como SP, PR, CE, PA e RO. O cerrado está sob a influência de um clima sazonal, com verões chuvosos e invernos secos, e uma temperatura média anual entre 22 e 23ºC. As máximas mensais podem atingir até 40ºC e as mínimas, em alguns casos, podem chegar a zero (efeito da continentalidade). Essa realidade climática, associada à características de solo e a um relevo suave, promovem a existência de uma vegetação de campo, com árvores esparsas, apresentando formações florestais nas áreas mais úmidas e próximas aos cursos d’águas.
Consulte a dissertação “Cerrado em Quadrinhos”:
ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) UFMG, Belo Horizonte - MG. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/IGCC-9NZTAZ>. Acesso em: 20 jan. 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Cerrado: a caixa d'água do Brasil. Brasil Escola. Disponível em:
TEIXEIRA, Victor. Os domínios morfoclimáticos do Brasil. Disponível em: <http://www.prevest.com.br/dados/editor/file/Os_Dom_nios_Morfoclim_ticos_do_Brasil.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Contextos prévios: É interessante que o aluno tenha noções de clima, como funcionam os fatores do clima.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos se já ouviram falar do cerrado. Se sim, quais são as suas principais características? Quer dizer, como ele é? É uma vegetação densa? Uma mata fechada? Um campo? Se não, explique que é um tipo de vegetação que será estudado.
Como adequar à sua realidade: Se você vive em área de cerrado, procure usar imagens e exemplos do local. Caso não exista projetor disponível, imprima as imagens desse slide ou use outras semelhantes no seu livro didático
Para você saber mais:
Depois da Floresta Amazônica, o cerrado é o maior bioma brasileiro. Ele abrange áreas do centro do Brasil, sendo presente nos estados de GO, MT, MS, MG, TO, BA, PI, MA e no DF. Ainda apresenta fragmentos em outros estados, como SP, PR, CE, PA e RO. O cerrado está sob a influência de um clima sazonal, com verões chuvosos e invernos secos, e uma temperatura média anual entre 22 e 23ºC. As máximas mensais podem atingir até 40ºC e as mínimas, em alguns casos, podem chegar a zero (efeito da continentalidade). Essa realidade climática, associada à características de solo e a um relevo suave, promovem a existência de uma vegetação de campo, com árvores esparsas, apresentando formações florestais nas áreas mais úmidas e próximas aos cursos d’águas.
ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) UFMG, Belo Horizonte - MG. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/IGCC-9NZTAZ>. Acesso em: 20 jan. 2019.
TEIXEIRA, Victor. Os domínios morfoclimáticos do Brasil. Disponível em: <http://www.prevest.com.br/dados/editor/file/Os_Dom_nios_Morfoclim_ticos_do_Brasil.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Contextos prévios: É interessante que o aluno tenha noções de clima, como funcionam os fatores do clima.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a imagem e questione os alunos sobre a paisagem.
- Como a vegetação se apresenta? Se a resposta for campo, pergunte o porquê, por que não é uma floresta como a Amazônica?
- De que a vegetação precisa para se desenvolver? Principalmente, água. Se a paisagem parece seca é porque a chuva não é abundante.
Explique isso aos alunos, que o clima em que o cerrado se desenvolve é dividido em duas estações bem marcadas, chuvosa e seca. Por isso, a vegetação não é tão diversa como a floresta Amazônica, nem tão escassa como na caatinga. Caso não possa projetar a imagem, use alguma disponível no livro didático.
Link para a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J7x9TJgWq6GGcSs6r2VnqUWUbkMAgyHW8psVRQshe2ajXBCUchBeHq6aUP6J/geo7-11und04-foto-contextualizacao.pdf
Contextualização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Agora, para aprofundar um pouco mais o tema, divida a turma em duplas e distribua a imagem do slide para cada uma delas. Se trata de uma história em quadrinhos. Repare que essa versão não contém as legendas. Pergunte aos alunos se eles são capazes de entender a história apenas pelas imagens. Pergunte o que vêem em cada quadrinho e o que está acontecendo neles.
Uma versão completa, com o texto das legendas, encontra-se no link abaixo, para você, professor, conhecer a história original, mas não apresentará essa versão pronta aos alunos. Também você terá, no link, um documento com as legendas separados de cada quadrinho. A ideia é que esses textos sejam também impressos e distribuídos para as duplas, fora de ordem.
Peça para que os alunos procurem identificar a que imagem pertence cada legenda, as recortem e as sobreponham, - sem colar - aos quadrinhos, completando, assim, a história. É importante que eles realizem essa etapa de maneira autônoma. Oriente-os de acordo com suas perguntas, sem dar respostas prontas. Terminado isso, quando todos chegarem a uma versão aceita, faça a leitura, junto com a turma. Procure demonstrar os motivos pelos quais eles fizeram as escolhas mais adequadas ou não. Após essa conclusão, os alunos podem colar os textos sobre os quadrinhos.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Nesta parte da aula, queremos provocar o aluno a pensar. Para tanto, projete a pergunta no quadro, apresente a imagem e converse com os alunos. A imagem responderia a pergunta? Como? Lembre que este momento é para provocar o aluno, permitir a sua reflexão, não necessariamente para responder a pergunta.
Link para a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MXwgYBHV6DeHJMHAp8BQn5c8kJuUVvPCv47hRcY92p9RGnXutdAnQrFtXHwf/geo7-11und04-cerrado.pdf
Escreva a pergunta no quadro, no caso de não for possível projetá-la.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Agora, começaremos a tentar encontrar uma saída para a problematização. Ainda divididos em duplas, peça para que os alunos escolham aquele quadrinho que mais representa a importância do cerrado e escreva um pequeno texto justificando sua escolha. Eles podem escolher qualquer um, com exceção dos dois primeiros. Pois, em um, consta apenas o título da história e o outro é só a introdução. Os demais, cada um deles, pode despertar discussões.
Deixe que escolham livremente e façam suas justificadas sem muita interferência do professor. Peça para que apresentem os quadrinhos escolhidos e leiam suas justificativas. Agora, você levantará as questões.
Por exemplo, quem escolher o terceiro quadrinho, pode levantar, como ponto importante, o fato de ser um bioma de grande extensão, encontrado em muitos estados brasileiros, fazendo contato com outros biomas, como floresta amazônica, caatinga e mata atlântica.
No quarto quadrinho, se for escolhido, é possível falar da ação das massas de ar sobre o clima, e, então, sobre a paisagem.
No caso do quinto quadrinho, a discussão pode ser maior, pois aí se encontra a importância da vegetação do cerrado, que tem o papel de manter a umidade no solo, e, assim, alimentar o lençol freático e as nascentes dos rios. Rios que banham grandes áreas do Brasil e do continente.
O sexto quadrinho, levanta a ação humana, que transforma a área do cerrado numa grande área de produção de grãos, que serão exportados. Esse fato pode representar uma ligação dessa região com outras mais distantes. Porém, se essa atividade for feita de maneira predatória, retirando toda a vegetação original, pode afetar o equilíbrio do bioma.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Imprima e distribua a seguinte atividade para os alunos. Acesse a atividade “Cerrado, a caixa d’água do Brasil” no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MXwgYBHV6DeHJMHAp8BQn5c8kJuUVvPCv47hRcY92p9RGnXutdAnQrFtXHwf/geo7-11und04-cerrado.pdf
Deixe que os alunos realizem a atividade, depois leia o texto completo junto com eles.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. Cerrado: a caixa d'água do Brasil. Brasil Escola. Disponível em: