16126
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Minha família e nossa história.

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Minha família e nossa história.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

É necessário compreender que neste momento os alunos são convidados a se perceber pertencentes a uma família e a uma comunidade que passam por mudanças no decorrer do tempo.

Materiais necessários: Fotografias dos familiares das crianças quando pequenos; folhas para desenho em quantidade suficiente para atender a demanda da turma. Caso deseje, imprima o modelo em anexo para que as crianças criem seus desenhos; além de lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Como a proposta do plano é construir através de desenhos um álbum de família, traga para a aula seu álbum de família para que as crianças possam visualizar o que é um álbum de família, uma vez que na atualidade fotos impressas estão se tornando cada vez mais raras.

Material complementar: Modelo para álbum de família: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nW7MYPpHAWuCUE5TKaESnrWu88jzuucs8SpQar8vkAQpVjPAYUzdmE7jK49c/his1-06und01-meu-album-de-familia.pdf

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

O importante nesta etapa é que as crianças percebam que a fotografia é uma fonte histórica importante para observar a passagem do tempo.

Para você saber mais: Sobre o uso da fotografia como fonte histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, consulte os seguintes textos.

Fonte: “Fotografia como Fonte Histórica para o Ensino de História: Uma Proposta para Intervenção nos Anos Iniciais” de Iris Priscila Lins de Andrade, Ana Paula de Siqueira Souza, Hannah Caroline Souza Barros e Danielle da Silva Ferreira, disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R0623-1.pdf . Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Fonte:”Usos e Funções da Fotografia Pública no Conhecimento Histórico Escolar” de Ana Maria Mauad, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v19n47/2236-3459-heduc-19-47-00081.pdf. Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Solicite com antecedência que as crianças tragam fotografias de seus pais e/ou familiares de convivência quando crianças. Inicie a aula propondo uma roda de conversa onde as crianças deverão descrever a fotografia que trouxeram. Para auxiliar o debate, instigue-os com algumas perguntas:

  • Quem é esta pessoa que está na fotografia?
  • O que mais chamou sua atenção nesta fotografia?
  • A pessoa da fotografia continua assim ou está diferente?
  • O que está diferente nesta pessoa?
  • Você conhece o lugar onde esta foto foi feita?
  • Em que este lugar se parece com os lugares onde você frequenta hoje?
  • O que este lugar tem de diferente?
  • Você conhece alguma história desta pessoa que está na foto? Gostaria de contar para a turma?
  • Você conhece a origem de sua família? Conte-nos um pouco sobre essa origem.

Como adequar à sua realidade: Se possível faça um levantamento de fotografias sobre a comunidade onde os familiares da turma apareçam e procure conhecer o nome dos principais pontos da comunidade para ampliar o debate. Pode ser que familiares das crianças sejam figuras conhecidas da comunidade ( pode haver dentre os familiares o dono da padaria, ou o agente de endemias por exemplo, pessoas que as outras crianças da turma possam conhecer). Essas características sobre pessoas da comunidade podem auxiliar na construção da história da família.

Essas fotografias e fatos poderão ser pesquisados em perfis públicos do município e/ou de associações comunitárias. Outra forma de conseguir fotografias e dados sobre a comunidade pode ser em jornais ou informativos do bairro (caso existam); ou no próprio acervo da escola, sobre momentos em que esta realiza atividades com a comunidade (passeatas, passeios, desfiles cívicos, dentre outra atividades).

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Proponha a seguinte atividade para a turma: “Vamos fazer um álbum de família?” Solicite que as crianças façam um desenho de outra pessoa que mora como elas em sua família quando estes ainda eram crianças (este desenho será feito à luz da fotografia utilizada na atividade de contextualização). Instigue-os a colocar no desenho detalhes que mostram que este desenho retrata um tempo que já passou:

  • Como era o local onde esta pessoa morava (havia muitos carros, prédios, árvores; haviam animais nas ruas, quais? etc.).
  • Pelo o que você conhece da história de sua família, como era esta outra pessoa quando criança?
  • Como será que eram as roupas quando esta pessoa era pequena?
  • O importante é que você auxilie as crianças neste exercício memorialístico para que elas representem através do desenho uma pessoa de sua família com alguns elementos que permitam perceber a passagem do tempo.
  • Complemente a atividade solicitando que os alunos façam um desenho deles no lugar onde mais gostam de ficar na comunidade.
  • Não se esqueça de pedir um desenho da família toda.
  • Solicite que as crianças escrevam legendas nos desenhos, caso ainda não dominem a escrita, você poderá atuar como escriba, por exemplo: meu pai, minha mãe, minha tia, etc, quando criança ( para o primeiro desenho; eu na escola, na praça, no campinho etc. (para o segundo desenho); e minha família (para o último desenho).
  • Para isso você poderá utilizar folhas em branco ou o modelo em anexo.

Modelo para álbum de família: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nW7MYPpHAWuCUE5TKaESnrWu88jzuucs8SpQar8vkAQpVjPAYUzdmE7jK49c/his1-06und01-meu-album-de-familia.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha trago seu álbum de família, utilize este momento para mostrá-lo à turma, fazendo descrições das fotografias. Isto poderá auxiliá-los com elementos para compor seus desenhos. Além disso, é possível produzir um álbum junto com as crianças ou fazê-lo previamente para que as crianças tenham noção do resultado.

Para você saber mais: A história da família da criança é um assunto que precisa ser estudado, pois a família é o primeiro grupo de convívio que a criança tem contato, logo para ela este é o primeiro referencial sócio-cultural.

Caso deseje se aprofundar na temática da família, leia o livro "História Social da Criança e da Família" de Philippe Aries.

Há também um vídeo sobre a produção da árvore genealógica pelas crianças. Fonte: “A Família e a Árvore Genealógica - Vídeos educativos para crianças”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=o7ezVBaQBmM . Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Solicite que as crianças exponham suas produções para a turma explicando como representaram seus familiares no desenho.
  • A partir destes desenhos conte um pouco da história de sua família para os colegas.
  • Faça observações a fim de enriquecer o debate:
  • Quais as diferenças que vimos nas famílias entre os colegas?
  • Quais as semelhanças?
  • As histórias de cada família são todas iguais?
  • E os lugares onde cada família vive, são todos iguais?
  • Quais as diferenças?

O importante nesse momento é que as crianças percebam que cada família tem uma história diferente e que neste aspecto não existem histórias mais importantes do que as outras, que não há um modelo ideal de família a seguir. Ao final do debate as crianças precisam compreender que há uma diversidade de famílias e que cada uma merece respeito por ser especial e única para seus membros.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

É necessário compreender que neste momento os alunos são convidados a se perceber pertencentes a uma família e a uma comunidade que passam por mudanças no decorrer do tempo.

Materiais necessários: Fotografias dos familiares das crianças quando pequenos; folhas para desenho em quantidade suficiente para atender a demanda da turma. Caso deseje, imprima o modelo em anexo para que as crianças criem seus desenhos; além de lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Como a proposta do plano é construir através de desenhos um álbum de família, traga para a aula seu álbum de família para que as crianças possam visualizar o que é um álbum de família, uma vez que na atualidade fotos impressas estão se tornando cada vez mais raras.

Material complementar: Modelo para álbum de família: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nW7MYPpHAWuCUE5TKaESnrWu88jzuucs8SpQar8vkAQpVjPAYUzdmE7jK49c/his1-06und01-meu-album-de-familia.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

O importante nesta etapa é que as crianças percebam que a fotografia é uma fonte histórica importante para observar a passagem do tempo.

Para você saber mais: Sobre o uso da fotografia como fonte histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, consulte os seguintes textos.

Fonte: “Fotografia como Fonte Histórica para o Ensino de História: Uma Proposta para Intervenção nos Anos Iniciais” de Iris Priscila Lins de Andrade, Ana Paula de Siqueira Souza, Hannah Caroline Souza Barros e Danielle da Silva Ferreira, disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R0623-1.pdf . Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Fonte:”Usos e Funções da Fotografia Pública no Conhecimento Histórico Escolar” de Ana Maria Mauad, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v19n47/2236-3459-heduc-19-47-00081.pdf. Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Solicite com antecedência que as crianças tragam fotografias de seus pais e/ou familiares de convivência quando crianças. Inicie a aula propondo uma roda de conversa onde as crianças deverão descrever a fotografia que trouxeram. Para auxiliar o debate, instigue-os com algumas perguntas:

  • Quem é esta pessoa que está na fotografia?
  • O que mais chamou sua atenção nesta fotografia?
  • A pessoa da fotografia continua assim ou está diferente?
  • O que está diferente nesta pessoa?
  • Você conhece o lugar onde esta foto foi feita?
  • Em que este lugar se parece com os lugares onde você frequenta hoje?
  • O que este lugar tem de diferente?
  • Você conhece alguma história desta pessoa que está na foto? Gostaria de contar para a turma?
  • Você conhece a origem de sua família? Conte-nos um pouco sobre essa origem.

Como adequar à sua realidade: Se possível faça um levantamento de fotografias sobre a comunidade onde os familiares da turma apareçam e procure conhecer o nome dos principais pontos da comunidade para ampliar o debate. Pode ser que familiares das crianças sejam figuras conhecidas da comunidade ( pode haver dentre os familiares o dono da padaria, ou o agente de endemias por exemplo, pessoas que as outras crianças da turma possam conhecer). Essas características sobre pessoas da comunidade podem auxiliar na construção da história da família.

Essas fotografias e fatos poderão ser pesquisados em perfis públicos do município e/ou de associações comunitárias. Outra forma de conseguir fotografias e dados sobre a comunidade pode ser em jornais ou informativos do bairro (caso existam); ou no próprio acervo da escola, sobre momentos em que esta realiza atividades com a comunidade (passeatas, passeios, desfiles cívicos, dentre outra atividades).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Proponha a seguinte atividade para a turma: “Vamos fazer um álbum de família?” Solicite que as crianças façam um desenho de outra pessoa que mora como elas em sua família quando estes ainda eram crianças (este desenho será feito à luz da fotografia utilizada na atividade de contextualização). Instigue-os a colocar no desenho detalhes que mostram que este desenho retrata um tempo que já passou:

  • Como era o local onde esta pessoa morava (havia muitos carros, prédios, árvores; haviam animais nas ruas, quais? etc.).
  • Pelo o que você conhece da história de sua família, como era esta outra pessoa quando criança?
  • Como será que eram as roupas quando esta pessoa era pequena?
  • O importante é que você auxilie as crianças neste exercício memorialístico para que elas representem através do desenho uma pessoa de sua família com alguns elementos que permitam perceber a passagem do tempo.
  • Complemente a atividade solicitando que os alunos façam um desenho deles no lugar onde mais gostam de ficar na comunidade.
  • Não se esqueça de pedir um desenho da família toda.
  • Solicite que as crianças escrevam legendas nos desenhos, caso ainda não dominem a escrita, você poderá atuar como escriba, por exemplo: meu pai, minha mãe, minha tia, etc, quando criança ( para o primeiro desenho; eu na escola, na praça, no campinho etc. (para o segundo desenho); e minha família (para o último desenho).
  • Para isso você poderá utilizar folhas em branco ou o modelo em anexo.

Modelo para álbum de família: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nW7MYPpHAWuCUE5TKaESnrWu88jzuucs8SpQar8vkAQpVjPAYUzdmE7jK49c/his1-06und01-meu-album-de-familia.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha trago seu álbum de família, utilize este momento para mostrá-lo à turma, fazendo descrições das fotografias. Isto poderá auxiliá-los com elementos para compor seus desenhos. Além disso, é possível produzir um álbum junto com as crianças ou fazê-lo previamente para que as crianças tenham noção do resultado.

Para você saber mais: A história da família da criança é um assunto que precisa ser estudado, pois a família é o primeiro grupo de convívio que a criança tem contato, logo para ela este é o primeiro referencial sócio-cultural.

Caso deseje se aprofundar na temática da família, leia o livro "História Social da Criança e da Família" de Philippe Aries.

Há também um vídeo sobre a produção da árvore genealógica pelas crianças. Fonte: “A Família e a Árvore Genealógica - Vídeos educativos para crianças”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=o7ezVBaQBmM . Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Solicite que as crianças exponham suas produções para a turma explicando como representaram seus familiares no desenho.
  • A partir destes desenhos conte um pouco da história de sua família para os colegas.
  • Faça observações a fim de enriquecer o debate:
  • Quais as diferenças que vimos nas famílias entre os colegas?
  • Quais as semelhanças?
  • As histórias de cada família são todas iguais?
  • E os lugares onde cada família vive, são todos iguais?
  • Quais as diferenças?

O importante nesse momento é que as crianças percebam que cada família tem uma história diferente e que neste aspecto não existem histórias mais importantes do que as outras, que não há um modelo ideal de família a seguir. Ao final do debate as crianças precisam compreender que há uma diversidade de famílias e que cada uma merece respeito por ser especial e única para seus membros.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano