Plano de aula: Cada um na família tem seu papel

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI06, de História, que consta na BNCC. Esta habilidade visa conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste momento os alunos compreenderão que as pessoas que compõem as famílias podem ter diferentes papéis a depender da configuração de cada uma, por exemplo: em uma dada família é possível que diferentes sujeitos organizam a casa e contribuam para a educação das crianças, não somente a mãe; em outros casos a figura feminina pode ser a única pessoa que traz renda para a casa; e em outra ainda pode ser alguém que gerencia a casa delegando funções a terceiros, assim como também pode ser função masculina. Eles ainda precisam perceber que algumas famílias, por exemplo, podem ser chefiadas por uma avó, uma tia, a madrasta ou o pai.

Materiais necessários: Imagens de pessoas que podem compor a família, cola branca, tesoura sem ponta, cartolina ou papel kraft (madeira ou pardo), canetas hidrográficas, lápis grafite e fita adesiva.

Material complementar: Você poderá pesquisar imagens de membros familiares que representam sua realidade, ou utilizar um arquivo com imagens produzido para a atividade de Contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q5BzADtTXr3RMH9gbMfwm5EWDXb9rnHe3VJcGgV6UpxS84UnXwtXgj8muzZe/imagens-para-a-atividade-de-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre os conceitos de família patriarcal, nuclear e atual você poderá ler este artigo. Fonte: “Família patriarcal e nuclear: conceito, características e transformações”, de Roosenberg Rodrigues Alves, disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/IISPHist09_RoosembergAlves.pdf. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a relevância de compreender o objetivo da aula e qual a importância dele para a aprendizagem.

O importante é que as crianças percebam que as famílias são formadas por pessoas diferentes que têm papéis e funções diferentes a depender da constituição de cada uma.

Para você saber mais: Existe uma técnica chamada “Deixe-claro” que consiste em explicitar para o aluno qual o objetivo da aula, fazendo-o compreender a qual ponto eles devem chegar. Para saber mais sobre esta técnica você poderá assistir a este vídeo. Fonte: “Deixe claro”, disponível em: http://youtu.be/4u-Jn9WFc4w . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA