Imagens para a atividade de contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Cada um na família tem seu papel
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI06, de História, que consta na BNCC. Esta habilidade visa conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste momento os alunos compreenderão que as pessoas que compõem as famílias podem ter diferentes papéis a depender da configuração de cada uma, por exemplo: em uma dada família é possível que diferentes sujeitos organizam a casa e contribuam para a educação das crianças, não somente a mãe; em outros casos a figura feminina pode ser a única pessoa que traz renda para a casa; e em outra ainda pode ser alguém que gerencia a casa delegando funções a terceiros, assim como também pode ser função masculina. Eles ainda precisam perceber que algumas famílias, por exemplo, podem ser chefiadas por uma avó, uma tia, a madrasta ou o pai.
Materiais necessários: Imagens de pessoas que podem compor a família, cola branca, tesoura sem ponta, cartolina ou papel kraft (madeira ou pardo), canetas hidrográficas, lápis grafite e fita adesiva.
Material complementar: Você poderá pesquisar imagens de membros familiares que representam sua realidade, ou utilizar um arquivo com imagens produzido para a atividade de Contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q5BzADtTXr3RMH9gbMfwm5EWDXb9rnHe3VJcGgV6UpxS84UnXwtXgj8muzZe/imagens-para-a-atividade-de-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Sobre os conceitos de família patriarcal, nuclear e atual você poderá ler este artigo. Fonte: “Família patriarcal e nuclear: conceito, características e transformações”, de Roosenberg Rodrigues Alves, disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/IISPHist09_RoosembergAlves.pdf. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a relevância de compreender o objetivo da aula e qual a importância dele para a aprendizagem.
O importante é que as crianças percebam que as famílias são formadas por pessoas diferentes que têm papéis e funções diferentes a depender da constituição de cada uma.
Para você saber mais: Existe uma técnica chamada “Deixe-claro” que consiste em explicitar para o aluno qual o objetivo da aula, fazendo-o compreender a qual ponto eles devem chegar. Para saber mais sobre esta técnica você poderá assistir a este vídeo. Fonte: “Deixe claro”, disponível em: http://youtu.be/4u-Jn9WFc4w . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Exibir imagens impressas dos diversos sujeitos que podem compor uma família: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, sujeitos de diferentes gêneros, etnias e classes sociais. Você poderá utilizar as imagens que constam neste arquivo, imprimindo-as, ou ainda poderá selecionar imagens em livros ou revistas que tenha disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q5BzADtTXr3RMH9gbMfwm5EWDXb9rnHe3VJcGgV6UpxS84UnXwtXgj8muzZe/imagens-para-a-atividade-de-contextualizacao.pdf
Debater com as crianças qual papel cada sujeito desempenha na família: pai, mãe, irmãos, tios, avós, primos, padrasto, madrasta, amigos que moram junto, dentre outros papéis que podem surgir ao longo do debate, buscando estabelecer o que cada um faz na família:
- Quem exerce o papel de mãe nas famílias?
- Todas as famílias têm mãe?
- Quem fica em casa cuidando dos filhos?
- Em todas as famílias os avós moram próximo ou na mesma casa?
- Todas as famílias têm a mesma quantidade de integrantes?
- Os integrantes das famílias exercem papéis semelhantes em famílias diferentes?
- É sempre o pai quem trabalha fora e traz dinheiro para a família?
- Todos têm irmãos?
- E demais perguntas que possam promover um debate que leve as crianças a refletir sobre a diversidade de famílias existentes e que estas famílias possuem membros diferentes ou que exercem papéis diferentes. O importante é que o debate transcorra de forma tal a evitar o reforço de estereótipos e preconceitos. Esteja preparado para intervir caso surja alguma declaração inadequada.
Como adequar à sua realidade: Caso este plano seja aplicado em comunidades com especificidades regionais, sinta-se livre para escolher imagens que representem o contexto familiar dos alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 60 minutos.
Orientações: Montar um painel com as figuras da atividade de Contextualização e elencar com as crianças quais papéis o sujeito representado pela figura pode exercer nas diferentes famílias.
- A mulher faz as mesmas coisas em todas as famílias?
- E os idosos, quais papéis eles podem exercer na família?
- Quais são as responsabilidades das crianças na família?
- Todas as famílias são formadas pelas mesmas pessoas?
- Aqui, você deverá ter a sensibilidade para levantar questões que gerem o debate entre as crianças, mas que não causem mal-estar em nenhuma delas.
- As crianças podem escrever no painel; ou o professor pode atuar como escriba. Por exemplo: abaixo da figura da criança pode-se escrever - filho(a), primo(a), sobrinho(a), irmão(a) etc. uma vez que estes são papéis que uma criança pode assumir na família, além das funções que ela pode exercer na comunidade: aluno, catequizando, praticante de karatê/capoeira/natação etc. Abaixo da figura da mulher as crianças podem escrever mãe, tia, madrasta, madrinha; como possíveis papéis que uma mulher pode ter na família; além de professora, dona de casa, médica, agente de saúde entre outras funções que ela pode exercer na sociedade. E assim deverá ser feito com as outras imagens que representam pessoas da família.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Solicitar que as crianças façam a leitura do cartaz, enquanto isso faça intervenções mostrando que um mesmo sujeito pode desempenhar vários papéis a depender da família em que está inserido e que existem muitas configurações de família, tomando cuidado para não reforçar estereótipos de famílias ideais ou perfeitas, trabalhando o sentido da diversidade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_06UND02
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube.
Contexto
Neste plano o objetivo é compreender funções e papéis na família. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento no Google Meet (como criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Compartilhe o arquivo de contextualização (acesse aqui) e compartilhe as questões abaixo:
- Todas as famílias têm mãe?
- Em todas as famílias os avós moram próximo ou na mesma casa?
- Todas as famílias têm a mesma quantidade de integrantes?
- Os integrantes das famílias exercem papéis semelhantes em famílias diferentes?
- É sempre o pai quem trabalha fora e traz dinheiro para a família?
- Todos têm irmãos?
Seja por arquivo de áudio, ou durante o momento síncrono, solicite que respondam às questões. Fique atento para evitar o reforço de estereótipos e preconceitos. Se necessário, adapte as imagens às suas demandas regionais.
Problematização
Ainda a partir do arquivo anterior, envie outros questionamentos:
- A mulher faz as mesmas coisas em todas as famílias?
- E os idosos, quais papéis eles podem exercer na família?
- Quais são as responsabilidades das crianças na família?
- Todas as famílias são formadas pelas mesmas pessoas?
Peça que os estudantes se reúnam em duplas nos chats privados para pensarem as questões propostas. Dê um tempo para que os estudantes possam realizar as atividades. Após isso, solicite que escolham um componente da família para desenharem exercendo diferentes papéis. Por exemplo, desenhar a mãe em diferentes situações: como filha, mãe e exercendo a sua profissão. Solicite que os desenhos sejam postados no grupo da turma ou na aula on-line. Você pode, ainda, elaborar um álbum no Padlet (veja como fazer um https://youtu.be/ahrXd0Kqwso).
Sistematização
Envie arquivo de áudio pedindo que os estudantes cometem os desenhos dos colegas. A partir disso, envie a questão: "Será que agimos sempre da mesma forma nos diferentes lugares?". Faça comentários via áudio para que os estudantes percebam as diferentes identidades que assumimos nos diferentes espaços que frequentamos.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Uma opção é o livro “Minha Família Colorida” que conta a história de uma família com traços físicos diferentes. Outra opção é “O livro da família”, via audiobook, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1_J8b_cRGGc. Outras opções são:
“Tudo é família": https://www.youtube.com/watch?v=ME7TYpoE_RY;
“Somos iguais mesmo sendo diferentes”: https://www.youtube.com/watch?v=g5Vj9Hr6wtc;
“Quintal da Cultura - minha família”: https://www.youtube.com/watch?v=1ZM5EUcv2js;
“Mundo BIta - Minha família”: https://www.youtube.com/watch?v=s48phnrkZ5w;
“As famílias do mundinho”: https://www.youtube.com/watch?v=PAq8OTpIqX8&t=76s.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06 e EF01ER01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto(s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Palavras-chave: Família, constituição familiar, papéis familiares, membros da família e suas responsabilidades.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA