16016
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Exposição de coleções feitas pelas crianças

Nesta atividade, as crianças irão organizar as coleções que reuniram para apresentá-las à comunidade escolar.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Evandro Tortora

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Proponha algumas atividades prévias com as crianças em que elas precisem juntar algumas coleções (pedras, folhas, figurinhas, potinhos, tampas, garrafas, flores, folhas etc.). Também organize momentos em que elas participem da contagem dos elementos dessas coleções. Uma sugestão é que vocês tenham pelo menos seis coleções para esta proposta (folhas, galhos, pedrinhas, penas, tampinhas, potinhos etc.). Você precisará deoutro adulto para te ajudar. Caso não disponha de alguém para te auxiliar, organize a exposição na própria sala, no caso, peça ajuda das crianças para escolher um canto para organizar a exposição ou a promovam na entrada da sala. Nos planos que compõem esta sequência você encontra várias ideias para construir coleções com as os pequenos .Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

1 . Construindo uma coleção com objetos do parque

2 . Explorações e classificações de coleções feitas pelas crianças

3. Construção de coleções a partir de materiais trazidos de casa

4. Contagem e registro a partir de coleções

5. Organizando de uma exposição de coleções feitas pelas crianças

Materiais:

Pelo menos seis coleções (podendo variar a quantidade de acordo com as explorações realizadas antes desta atividade) construídas pela turma, armazenadas em recipientes ou sacos plásticos transparentes. Imagens de exposições (fotos de exposições de quadros, esculturas, pinturas, bonecos, artesanato,etc. que são expostos nos museus, centros culturais etc.). Uma mesa na altura das crianças, etiquetas e fita adesiva para exporem e identificarem as coleções. Cartolina e pincel atômico. Caderno para os visitantes escreverem recados. Tintas guache de diferentes cores, caso deseje dividir a turma segundo a sugestão do passo 5. Materiais para as atividades de livre escolha, como cartolinas e giz de cera para desenhar, jogos de encaixe, brinquedos para faz de conta, a fim de que as crianças brinquem com autonomia enquanto você dá atenção ao pequeno grupo.

Espaços:

As discussões em roda e as atividades de livre escolha podem ser feitas na sala de referência das crianças. A exposição pode ser organizada na entrada da sala ou em outro local à escolha das crianças em que haja circulação de pessoas e que facilite a visitação pela comunidade.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças contam as coleções de objetos? Elas fazem correspondência termo a termo? Precisam de ajuda e colaboram entre si para fazer as contagens?

2. Quais são as colocações das crianças quando se remetem às atividades em que construíram as coleções? Quais foram os critérios para construção das mesmas? Elas se lembram das particularidades dos objetos que formam as coleções?

3. Como as crianças discutem sobre a organização da exposição? Elas consideram a opinião dos colegas? De que forma elas expressam suas opiniões sobre como a exposição será organizada?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Proponha que as crianças sempre trabalhem coletivamente nas ações de contagem dos objetos ou exposição das coleções: elas podem fazer as contagens juntas ou ter o apoio do adulto. Nas classificações elas podem agir em conjunto, considerando as opiniões dos colegas e manifestando seus próprios sentimentos com relação a elas. O importante é que todos possam participar desse momento e dar contribuições, em colaboração mútua.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Reúna as crianças em grande grupo e tenha consigo todas as coleções que conseguiram juntar. Inicie um diálogo no qual elas possam relembrar os momentos em que participaram da organização das coleções, expressando sentimentos, conhecimentos e impressões em relação a eles.

Possíveis falas do professor neste momento: Dessas coleções que temos aqui, qual vocês se lembram de termos construído no parque? Vocês gostaram daquele dia? Qual foi o objeto mais bonito que encontramos lá? Qual dessas coleções vocês construíram com objetos trazidos de casa? Quem ajudou vocês a achar esses objetos? Vocês têm alguma coleção preferida? Por que você escolheu essa coleção? Alguém prefere outra?

2

Aproveitando o diálogo, problematize com as crianças a quantidade de coleções que conseguiram juntar: Conseguimos juntas muitas coleções! Quantas coleções conseguimos juntar? Incentive-as a dar opiniões sobre essa quantidade: elas podem fazer estimativas, dizer algum número conhecido ou tentar iniciar uma contagem. Incentive essa última ação. Caso as crianças não tenham essa iniciativa, incentive-as e auxilie-as na contagem somente se for necessário.


3

Diga para as crianças que elas fizeram um bom trabalho ao reunir tantas coleções em tantas atividades e que juntos vocês vão poder organizar uma exposição na escola, a fim de apresentarem as coleções para toda a comunidade e para as famílias! Pergunte aos pequenos se eles sabem o que é uma exposição, para que serve e o que se faz nesse tipo de evento.

Possíveis falas da criança neste momento: Diversas hipóteses podem surgir! Desde as mais fantasiosas (como dizer exposição é um tipo de animal ou algo de comer) até algumas mais próximas do real (como dizer exposição é um museu). Nesse primeiro momento, incentive as crianças a conversar sobre suas hipóteses e a dialogar sobre as ideias que surgem com os colegas ,sempre entregando a elas o papel de analisar as respostas.


4

Agora diga que você trouxe algumas imagens de exposições e as coloque no centro da roda. Fale que se tratam de fotos que você trouxe elas crianças poderem conhecer alguns exemplos de exposição. Convide-as para observar os materiais e faça problematizaçõesa partir das observações feitas por elas. Ouça as falas e aproveite-as para dizer que uma exposição é um tipo que evento em que podemos mostrar coisas de que gostamos muito para outras pessoas. A partir dessa ideia, sugira às crianças que organizem uma exposição com as coleções da turma. Ouça as opiniões dos pequenos e diga que você vai precisar da ajuda de todos para montar a exposição e que, em pequenos grupos, todos poderão colaborar com a organização do espaço.

Possíveis falas do professor neste momento: Faça problematizações que levem as crianças a pensar sobre particularidades da exposição, como sua organização, cuidados, identificação das peças etc. Podem ser questões como: Vocês conhecem esses locais? O que tem nessas fotos? Que locais são esses? O que essas imagens têm em comum? São exposições. Como as peças estão expostas? Penduradas, colocadas no chão. Você consegue perceber se alguma peça é mais especial?


5

Continue o diálogo discutindo aspectos da exposição que vocês irão montar, a fim descobrir os interesses das crianças. Conforme elas forem se interessando pelas tarefas, vá anotando quais vão compor os pequenos grupos organizadoscom base nos interesses manifestados por cada uma.

Possíveis falas do professor neste momento: Faça questionamentos para que as crianças já possam se incubir das principais ações da organização da exposição:

Onde vamos expor nossas coleções? Quem vai fazer isso? Um pequeno grupo podeajudar a preparar um local para a exposição.Como vamos organizar nossas coleções? Quem quer participar dessa organização? Outro pequeno grupo ajuda a levar as coleções para o local e a criar critérios para exposição. Como vamos identificar as coleções? Outro pequeno grupo ajuda a escrever etiquetas para identificar as coleções.Como vai se chamar nossa exposição? Por quanto tempo vamos deixar as coleções aqui? Podemosconsultar o calendário.O que acham de uma semana? Então esse último grupo ajuda o professor a escrever um cartaz com o título da exposição.


6

Agora fale para as crianças que elas poderão brincar nas atividades pela sala enquanto os pequenos grupos vão organizar a exposição. Retome os participantes de cada agrupamento e chame os pequenos grupos aos poucos para se dirigir ao local que você reservou para exposição. Peça para que cada time, um por vez, tome decisões a partir de problematizações já discutidas na sala. Conforme combinado no passo anterior, cada pequeno grupo irá ajudar na organização de um detalhe da exposição. Acompanhe as equipes nas atividades e colabore com o necessário.

Possíveis ações do professor neste momento: Seja responsivo às falas e ações das crianças nos pequenos grupos e ajude-as no que for preciso. Ouça e estimule as interações entre os pequenos, sempre instigando a colaboração entre eles e ampliando ideias sobre as ações a serem desenvolvidas. Por exemplo, o grupo que quis fazer a escrita de etiquetas pode querer desenhar algo, nesse caso, estimule que decidam o que vão fazer, que ouçam as opiniões dos colegas e que façam os desenhos em conjunto ou sugira que tentem escrever algo no desenho.


Para finalizar:

Volte com último pequeno grupo para o espaço de livre escolha e diga para todos da turma que agora eles poderão visitar a exposição que ajudaram a organizar. Após chegarem ao local, incentive que as próprias crianças conversem sobre a organização, o que elas pensaram, discutiram, decidiram sobre o local, a forma que organizaram os materiais etc. Após as conversas, diga que vão retornar à sala para poderem brincar com as atividades que estavam desenvolvendo.

Desdobramentos

Caso queira repetir a atividade, organize outras exposições que possam ser abertas a um público, como funcionários, crianças de outras turmas ou famílias. Essas exposições podem ser formada por desenhos, modelagens, brinquedos preferidos etc. A organização dessas exposições podem seguir os mesmos passos desta atividade. Proponhas às crianças que organizem um caderno de visitantes, no qual eles poderão deixar recados aos pequenos, dizendo o que acharam das exposições. Leia os registros para turma quando todos estiverem reunidos em grande grupo.

Engajando as famílias

Confeccione junto com as crianças um convite para que as famílias visitem a exposição. Consulte o melhor horário para que os responsáveis venham conhecer a exposição, na presença da turma toda, para que os pequenos possam apresentar as coleções para seus familiares e explicar como as montaram, como decidiram expor os objetos, quantas coleções estão expondo etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02ET07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02ET01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano