Atividade para impressão - Fichas de revisão
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Um computador para cada grupo com acesso à internet (possivelmente em um laboratório de informática); fotocópias das fichas de revisão (1 maço de fichas para cada grupo da classe); entrevistas realizadas e textualizadas previamente pelos alunos; dicionários e gramáticas para eventuais consultas.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em verificar problemas ou necessidade de reformulação nos próprios textos; Os alunos podem desconhecer algumas regras gramaticais da norma culta.
Referências sobre o assunto:
RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.
SAUTCHUK, I. A produção dialógica do texto escrito: Um diálogo entre escritor e leitor interno. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Projete ou diga aos alunos o tema da aula.
- Esta aula pressupõe que os alunos já tenham planejado, realizado e textualizado uma entrevista, de modo que a fase será de revisão do texto anteriormente produzido. Prevê-se ainda que os alunos já sabem em que site ou plataforma os textos serão publicados. Caso não exista uma plataforma, site ou rede de preferência, sugerimos a publicação na plataforma www.storia.me (acesso em 19 dez 2018).
- Explique aos alunos que eles realizarão, nesta aula, a revisão do texto elaborado anteriormente. Esclareça que no processo de produção de um texto a revisão e a reescrita é um processo natural, do qual nem sempre nos damos conta ao ler o texto em sua versão final.
- Acrescente ainda que um distanciamento do texto (produzi-lo em um momento e lê-lo para revisar em outro, por exemplo) e um refinamento do olhar para um determinado objetivo de revisão podem favorecer um bom resultado.
Introdução
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Distribua as fichas de revisão a cada grupo de alunos. Cada ficha contém um direcionamento de olhar para a revisão.
- Explique que os alunos, em grupos, devem anotar em cada ficha, que aspectos devem observar para revisar o texto em cada um dos “olhares”.
- Caso os alunos não estejam familiarizados com o processo de revisão, explique que toda a classe fará esse procedimento juntos.
Materiais complementares: Para acessar as fichas de revisão, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Projete os títulos das fichas (presentes no slide) e comente cada um dos “olhares” (se necessário, consulte as sugestões mais adiante).
- Os elementos para a revisão serão selecionados por cada grupo de alunos. Circule na classe e auxilie os alunos nessa tarefa caso tenham dificuldades ou dúvidas.
- Caso os alunos não estejam familiarizados com o processo de revisão, opte por preencher no quadro (ou projetando o documento para a classe) cada uma das fichas, à medida que os alunos levantam os critérios. Acrescente ou modifique as questões elencadas, caso não as julgue adequadas ou suficientes.
- A seguir, apresentamos algumas sugestões e orientações para a construção das fichas de revisão:
- Ficha 1 (Elementos do gênero entrevista) - essa ficha se refere à construção composicional da entrevista. os alunos devem verificar se os elementos que caracterizam uma entrevista estão presentes no texto produzido. Há uma introdução do entrevistado? O texto se organiza em turnos de fala entre entrevistador e entrevistado? A imagem e o título apresentam o entrevistado? Dentre outras questões;
- Ficha 2 (escolhas visuais do texto) - Os alunos devem verificar se o texto está agradável quando visto de forma completa. É necessário alterar alguma fonte, tamanho da fonte, destaque (negrito, sublinhado ou itálico) ou cor do texto? Alguma imagem não ficou agradável e deveria ser trocada? As imagens escolhidas ou as frases em destaque poderiam estar em outra posição para melhorar o visual na página? É possível identificar todas as partes do texto (título, introdução, nome do entrevistado, perguntas e respostas) pelas marcas visuais?
- Ficha 3 (correção gramatical) - Os alunos devem verificar se o texto está gramaticalmente correto. Sugira a consulta a um dicionário ou a uma gramática. As palavras estão escritas corretamente (verifique especialmente acentos e letras que costumam ter os mesmos sons - c, ç, x, ss, z, s, g, j)? As palavras estão concordando? Verifique se uma palavra no plural não está acompanhada de um verbo ou um modificador no singular e vice-versa, por exemplo. As palavras escolhidas têm o sentido que se pretende no texto?;
- Ficha 4 (escrita adequada) - Os alunos devem verificar se é possível compreender o texto e se não é possível melhorar a escrita de algumas passagens. Há partes que poderiam ser eliminadas? Alguma passagem poderia ser invertida com outra? Procure deixar temas semelhantes juntos. Alguma parte do texto poderia não ser compreendida pelo leitor que não conhece o entrevistado ou o tema? Verifique se alguma explicação deve ser acrescentada.
A introdução está dividida em parágrafos para facilitar a leitura? As frases muito longas podem ser reduzidas ou divididas em frases menores?
- Ficha 5 (efeitos de sentido criados) - Os alunos devem verificar se algum efeito de sentido indesejado não foi criado. Alguma imagem passa uma imagem negativa sem ter sido percebida antes? Olhe as imagens com atenção, verifique os gestos, a expressão do rosto e as cores presentes, além de que parte do texto está próxima da imagem. Alguma passagem da introdução ao texto acabou transmitindo uma ideia indesejada sobre o entrevistado? Verifique se as palavras não podem ser trocadas para evitar efeitos não intencionais. Os títulos e frases em destaque estão coerentes com a intenção que se tinha sobre a entrevista?
- Construção composicional é a organização interna de um determinado gênero que nos permite rapidamente reconhecê-lo. A construção composicional, o conteúdo temático e o estilo são os pilares que constroem as características relativamente estáveis dos textos que nele se enquadram.
- Uma entrevista se organiza prioritariamente em duas partes: uma introdução e os turnos de fala. Na primeira parte, geralmente, se apresenta o entrevistado com uma breve biografia. Pode-se ainda descrever o lugar em que a entrevista se deu ou justificar sua realização. Na segunda parte, a estrutura consiste em intervenções do entrevistador (geralmente com perguntas) alternadas com aquelas do entrevistado (normalmente as respostas). Como elementos acessórios, mas bastante recorrentes na entrevista, podemos citar fotos (normalmente do entrevistado), frases em destaque (geralmente entre aspas, e com passagens que o autor da entrevista julgou mais relevantes), título, subtítulo, nome do entrevistado, local da entrevista, nome do entrevistador e nome da seção (geralmente “entrevista”).
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a construção das fichas, os alunos iniciam o processo de revisão de fato.
- Explique que cada grupo deve reler o texto 5 (cinco) vezes, cada uma orientando-se por uma das fichas, e verificar se há alterações a serem feitas. Em caso positivo, já devem realizar a alteração, conforme decisão do grupo.
- Circule pela classe para esclarecer eventuais dúvidas e orientar os trabalho, além de verificar se está sendo realizado satisfatoriamente.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Após os ciclos de revisão, os alunos acessam a plataforma onde o texto deverá ser publicado (que deve ter sido combinada e informada aos alunos previamente).
- Os alunos procedem com a publicação do texto conforme as especificidades da plataforma escolhida. Caso não exista uma plataforma de preferência, sugerimos a publicação no site www.storia.me. Acesso em 19 de dezembro de 2018. Para informações sobre como utilizar a plataforma, acesse https://storia.me/faq. Acesso em 19 de dezembro de 2018.
- Auxilie os alunos nas questões técnicas envolvidas, caso seja necessário.
- Oriente para que os alunos leiam as entrevistas produzidas pelos outros grupos de colegas posteriormente e as comente.
- Faça posteriormente também a leitura das entrevistas da classe e traga, se necessário, correções ou possíveis alterações como sugestão a cada grupo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste Plano, os alunos devem escrever uma entrevista. Para tanto, já devem estar organizados em trios (de forma remota) e ter em mãos a entrevista em áudio/vídeo, as anotações, as fotografias e a pesquisa sobre o entrevistado para elaborar uma primeira versão do texto. Compartilhe com a turma o esquema do slide de Introdução do Plano e também os itens do primeiro slide de Desenvolvimento (Plano de Aula - 6º ano - Língua Portuguesa - Produção de uma entrevista escrita, disponível aqui) para que façam uma primeira versão com base nessas orientações. Estabeleça um prazo para a escrita de um rascunho e acompanhe-os pelos canais combinados por vocês. O rascunho deve ser salvo em uma pasta compartilhada do Google Drive, na qual cada trio deve publicar um Google Doc com seu rascunho.
Desenvolvimento
Como o processo de transcrição pode ser complicado para os alunos, sugira a utilização desta ferramenta dos documentos Google: Digitar com sua voz (disponível aqui). Após o compartilhamento de todos os trios da primeira versão da entrevista online, oriente-os, por áudio ou por escrito, a visitar os rascunhos dos colegas e escolher um para comentar, sugerir, elogiar, questionar, verificar se a entrevista está de acordo com os elementos do gênero entrevista (escolhas visuais do texto, correção gramatical, escrita adequada, efeitos de sentido criados). Você pode consultar as Orientações do Plano para ter mais subsídios ao orientar seus alunos no link: Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita (disponível aqui). Estabeleça um prazo para os comentários e envie um áudio pedindo que os trios escrevam, com base nos comentários feitos, a versão final da entrevista para ser publicada.
Fechamento
Com todas as entrevistas prontas e revisadas, encaminhe com a turma (por áudio ou por escrito) uma força-tarefa para publicar as entrevistas nos canais de comunicação da escola e compartilhá-las nas redes sociais com familiares e amigos. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma, verificando as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
As famílias poderão envolver-se diretamente na atividade deste plano, já que membros de algumas delas serão os entrevistados. Podem auxiliar na escrita do texto, pensando em formas de descrever o entrevistado e de apresentá-lo na introdução, por exemplo. Depois, podem auxiliar no compartilhamento das entrevistas pelas redes sociais, momento importante de valorização afetiva do trabalho dos filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita
Finalidade da aula: Realizar a revisão/reescrita e edição do texto produzido por meio de fichas de revisão para posterior publicação das entrevistas na internet.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociaisTextualizaçãoRevisão/edição de texto informativo e opinativo
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP06, EF69LP07, EF69LP08
Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.