15604
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Contos populares - Produção textual - Reescrita e socialização

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Contos populares - Produção textual - Reescrita e socialização

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo
Produção textual.

OBS: Para que esta aula aconteça é necessário que os alunos já tenham estudado o gênero Conto popular, além de já terem planejado e produzido a primeira versão de seu conto.
Veja sugestões de atividades com o gênero Conto popular na sequência de 15 aulas presentes no site da Nova Escola.

Materiais necessários:

Materiais para escrita (caderno, lápis, borracha, caneta), data show.

Dificuldades antecipadas:

Possíveis dificuldades em reescrever uma narrativa coesa e coerente com base em observações previamente pontuadas pelo fato de os alunos estar iniciando suas produções textuais no gênero. É normal que os textos não fiquem absolutamente perfeitos, nem é este o propósito: os alunos irão fazer uma experiência de produção e revisão de texto buscando aproximar-se ao máximo da rubrica de qualidade com critérios exigidos para o gênero em foco; só ganharão proficiência na medida que este trabalho sistematizado de produção textual siga ao longo de todo seu percurso escolar. Mesmo assim, qualquer texto carece sempre de revisão, mesmo textos de pessoas com altos níveis de escolaridade. O foco aqui é que consigam produzir um texto que se aproxime, em diversos pontos, do gênero Conto popular.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

ARCOVERDE, M. e ARCOVERDE,R. A escrita como processo. UEPB. Campina Grande: Natal, 2007. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A10_J_1_.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Tema da Aula select-down

Slide Plano Aula

Introdução: 5 minutos.

Orientações:

  • Receba os alunos com as classes organizadas em quartetos, para que possam auxiliar-se mutuamente na revisão e reescrita dos textos criados na aula anterior e já completos.

  • Explique aos alunos que a aula em questão tem como foco a revisão de um Conto popular com a temática As peripécias de Pedro Malasartes e sua socialização. (Espera-se que tenham estudado sobre o personagem em aulas anteriores e realizado previamente o planejamento e a primeira versão de seu texto. Veja nos planos de aula desta sequência.)

  • Peça aos alunos que leiam a frase do slide e a interpretem, relacionando-a à tarefa de produção textual. Em seguida, peça que um aluno voluntário explique-a aos demais colegas, conforme sua interpretação. Estimule os colegas a auxiliá-lo, se necessário. (Espera-se que compreendam que a frase pode ter múltiplas interpretações se inserida em contextos distintos, porém, que a mesma, no contexto de produção textual, refere-se à persistência quanto à escrita coerente e coesa, o saber aceitar o erro, percebendo-o como parte do processo, até chegar à produção final. É importante que percebam que uma primeira versão de um texto nunca é excelente: são as diversas revisões e reescritas que vão tornando o texto cada vez melhor. (É tarefa do professor promover esta reflexão, caso os alunos não a alcancem.)

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a rubrica de qualidade, já de seu conhecimento (utilizada na aula anterior, no momento da escrita do texto), para que releiam. Veja-a aqui .
  • Apresente aos educandos contos ou trechos de Contos populares criados na aula anterior e peça que estes trechos sejam analisados, visualmente e oralmente, conforme os critérios da rubrica. O trecho projetado no slide é hipotético, ou seja, criado para que você compreenda como proceder na hora da análise com os alunos. No momento da reescrita, apresente aos educandos trechos reais, produzidos em aula. (É possível que os alunos, ao confrontar o texto lido com a rubrica de qualidade, percebam que não há adjetivações suficientes para caracterizar bem os personagens, que há a repetição de palavras, causando assim interrupções no fluxo da leitura, tornando-a cansativa. Além disso, não foram utilizadas expressões que indiquem tempo, somente os verbos no passado. O referente “Malasartes” não foi apresentado anteriormente, por isso, os interlocutores provavelmente não o reconhecerão. Outra possibilidade de análise é quanto à linguagem, que não está tão próxima da oralidade como costuma ocorrer em Contos populares.)

OBS: Pontos positivos também devem ser analisados na produção textual dos colegas que aqui serão apresentadas. No trecho hipotético, por exemplo, os alunos provavelmente perceberão que há paragrafação, que os aspectos gramaticais seguem uma estrutura adequada, que há um título (que poderão considerar criativo ou não) assim como também que existe uma progressão, ocasionada por expressões verbais no tempo passado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente, em seguida, a sua análise previamente organizada quanto aos trechos lidos para que os discentes possam compará-la à própria percepção. Veja um exemplo de análise e o passo a passo da utilização das barras do Word para revisão nos links dos Materiais complementares.

Materiais complementares:

Veja aqui o passo a passo da inserção de comentários em textos com a utilização da barra de Revisão do Word.

Você também pode inserir comentários em textos via Google Drive. Veja aqui.

Clique aqui também para ver o exemplo de rubrica de qualidade preenchida hipoteticamente para a presente proposta de produção textual.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique aos alunos que seria interessante que colocassem, à margem, observações claras, para que o colega possa compreender o que tem de equivocado em sua produção.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações:

  • Avise aos educandos que este momento é destinado a análise e revisão do próprio texto e também ao auxílio aos colegas.
  • Peça aos alunos que releiam seus textos para os colegas de grupo. Proponha que, juntos, possam analisar, em cada texto, seu início, sua progressão e sua conclusão, tecendo comentários, fazendo sugestões, sempre que necessário.
  • Lembre-os que deverão revisar os textos dos colegas conforme a Rubrica de qualidade já produzida. (É necessário que estejam com esta Rubrica em mãos para seguir avaliando os textos dos colegas.) Veja em Materiais complementares. Sugira que façam anotações ao lado, nas margens dos textos dos colegas, assim como viram no texto analisado na introdução da aula.
  • Proponha um momento de refacção, quando cada aluno deverá sentar-se individualmente, em posse da revisão dos colegas e assim reescrever seu texto. (Neste momento, retome o primeiro slide com a frase de Chaplin, quanto à importância do rascunho. Explique que não deverão descartar o que escreveram antes e sim utilizar a primeira versão como modelo a ser aprimorado.)
  • Coloque músicas calmas de fundo, para que possam inspirar-se e concentrar-se.

Materiais complementares:

Para relembrar o esquema/rubrica criado para esta aula, clique aqui .

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que retornem aos grupos e que façam a leitura oral de todos os textos, finalizando assim o momento de reescrita.
  • Diga que, mesmo que os textos tenham sido reescritos, ainda pode haver coisas a melhorar. Questione cada grupo quais textos ainda devem passar por mais uma reescrita e quais já estão satisfatórios, segundo a Rubrica de qualidade. Para os textos que ainda precisam de mais uma reescrita, recomende que os alunos refaçam em casa.
  • Recolha as produções para fazer uma exposição na sala com As variadas peripécias de Malasartes ou também, se considerar interessante, monte um livro de contos populares da turma com a temática Malas Artes da turma...

OBS: É provável que os alunos não consigam planejar, escrever, revisar, reescrever e ainda socializar suas produções em apenas 3 horas. Para isso, proponha que terminem a primeira escrita em casa e, se possível, possibilite mais horas aula para a realização desta atividade, pois desta forma, você pode acompanhar de perto o progresso da escrita dos educandos, além de proporcionar ricos momentos de escrita colaborativa.

Caso queira, você pode também criar um livro de Contos populares da turma. Seria uma forma de valorizar as produções dos educandos e levá-las a uma socialização real, fora das quatro paredes da sala de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo
Produção textual.

OBS: Para que esta aula aconteça é necessário que os alunos já tenham estudado o gênero Conto popular, além de já terem planejado e produzido a primeira versão de seu conto.
Veja sugestões de atividades com o gênero Conto popular na sequência de 15 aulas presentes no site da Nova Escola.

Materiais necessários:

Materiais para escrita (caderno, lápis, borracha, caneta), data show.

Dificuldades antecipadas:

Possíveis dificuldades em reescrever uma narrativa coesa e coerente com base em observações previamente pontuadas pelo fato de os alunos estar iniciando suas produções textuais no gênero. É normal que os textos não fiquem absolutamente perfeitos, nem é este o propósito: os alunos irão fazer uma experiência de produção e revisão de texto buscando aproximar-se ao máximo da rubrica de qualidade com critérios exigidos para o gênero em foco; só ganharão proficiência na medida que este trabalho sistematizado de produção textual siga ao longo de todo seu percurso escolar. Mesmo assim, qualquer texto carece sempre de revisão, mesmo textos de pessoas com altos níveis de escolaridade. O foco aqui é que consigam produzir um texto que se aproxime, em diversos pontos, do gênero Conto popular.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

ARCOVERDE, M. e ARCOVERDE,R. A escrita como processo. UEPB. Campina Grande: Natal, 2007. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A10_J_1_.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Introdução: 5 minutos.

Orientações:

  • Receba os alunos com as classes organizadas em quartetos, para que possam auxiliar-se mutuamente na revisão e reescrita dos textos criados na aula anterior e já completos.

  • Explique aos alunos que a aula em questão tem como foco a revisão de um Conto popular com a temática As peripécias de Pedro Malasartes e sua socialização. (Espera-se que tenham estudado sobre o personagem em aulas anteriores e realizado previamente o planejamento e a primeira versão de seu texto. Veja nos planos de aula desta sequência.)

  • Peça aos alunos que leiam a frase do slide e a interpretem, relacionando-a à tarefa de produção textual. Em seguida, peça que um aluno voluntário explique-a aos demais colegas, conforme sua interpretação. Estimule os colegas a auxiliá-lo, se necessário. (Espera-se que compreendam que a frase pode ter múltiplas interpretações se inserida em contextos distintos, porém, que a mesma, no contexto de produção textual, refere-se à persistência quanto à escrita coerente e coesa, o saber aceitar o erro, percebendo-o como parte do processo, até chegar à produção final. É importante que percebam que uma primeira versão de um texto nunca é excelente: são as diversas revisões e reescritas que vão tornando o texto cada vez melhor. (É tarefa do professor promover esta reflexão, caso os alunos não a alcancem.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a rubrica de qualidade, já de seu conhecimento (utilizada na aula anterior, no momento da escrita do texto), para que releiam. Veja-a aqui .
  • Apresente aos educandos contos ou trechos de Contos populares criados na aula anterior e peça que estes trechos sejam analisados, visualmente e oralmente, conforme os critérios da rubrica. O trecho projetado no slide é hipotético, ou seja, criado para que você compreenda como proceder na hora da análise com os alunos. No momento da reescrita, apresente aos educandos trechos reais, produzidos em aula. (É possível que os alunos, ao confrontar o texto lido com a rubrica de qualidade, percebam que não há adjetivações suficientes para caracterizar bem os personagens, que há a repetição de palavras, causando assim interrupções no fluxo da leitura, tornando-a cansativa. Além disso, não foram utilizadas expressões que indiquem tempo, somente os verbos no passado. O referente “Malasartes” não foi apresentado anteriormente, por isso, os interlocutores provavelmente não o reconhecerão. Outra possibilidade de análise é quanto à linguagem, que não está tão próxima da oralidade como costuma ocorrer em Contos populares.)

OBS: Pontos positivos também devem ser analisados na produção textual dos colegas que aqui serão apresentadas. No trecho hipotético, por exemplo, os alunos provavelmente perceberão que há paragrafação, que os aspectos gramaticais seguem uma estrutura adequada, que há um título (que poderão considerar criativo ou não) assim como também que existe uma progressão, ocasionada por expressões verbais no tempo passado.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente, em seguida, a sua análise previamente organizada quanto aos trechos lidos para que os discentes possam compará-la à própria percepção. Veja um exemplo de análise e o passo a passo da utilização das barras do Word para revisão nos links dos Materiais complementares.

Materiais complementares:

Veja aqui o passo a passo da inserção de comentários em textos com a utilização da barra de Revisão do Word.

Você também pode inserir comentários em textos via Google Drive. Veja aqui.

Clique aqui também para ver o exemplo de rubrica de qualidade preenchida hipoteticamente para a presente proposta de produção textual.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique aos alunos que seria interessante que colocassem, à margem, observações claras, para que o colega possa compreender o que tem de equivocado em sua produção.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações:

  • Avise aos educandos que este momento é destinado a análise e revisão do próprio texto e também ao auxílio aos colegas.
  • Peça aos alunos que releiam seus textos para os colegas de grupo. Proponha que, juntos, possam analisar, em cada texto, seu início, sua progressão e sua conclusão, tecendo comentários, fazendo sugestões, sempre que necessário.
  • Lembre-os que deverão revisar os textos dos colegas conforme a Rubrica de qualidade já produzida. (É necessário que estejam com esta Rubrica em mãos para seguir avaliando os textos dos colegas.) Veja em Materiais complementares. Sugira que façam anotações ao lado, nas margens dos textos dos colegas, assim como viram no texto analisado na introdução da aula.
  • Proponha um momento de refacção, quando cada aluno deverá sentar-se individualmente, em posse da revisão dos colegas e assim reescrever seu texto. (Neste momento, retome o primeiro slide com a frase de Chaplin, quanto à importância do rascunho. Explique que não deverão descartar o que escreveram antes e sim utilizar a primeira versão como modelo a ser aprimorado.)
  • Coloque músicas calmas de fundo, para que possam inspirar-se e concentrar-se.

Materiais complementares:

Para relembrar o esquema/rubrica criado para esta aula, clique aqui .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que retornem aos grupos e que façam a leitura oral de todos os textos, finalizando assim o momento de reescrita.
  • Diga que, mesmo que os textos tenham sido reescritos, ainda pode haver coisas a melhorar. Questione cada grupo quais textos ainda devem passar por mais uma reescrita e quais já estão satisfatórios, segundo a Rubrica de qualidade. Para os textos que ainda precisam de mais uma reescrita, recomende que os alunos refaçam em casa.
  • Recolha as produções para fazer uma exposição na sala com As variadas peripécias de Malasartes ou também, se considerar interessante, monte um livro de contos populares da turma com a temática Malas Artes da turma...

OBS: É provável que os alunos não consigam planejar, escrever, revisar, reescrever e ainda socializar suas produções em apenas 3 horas. Para isso, proponha que terminem a primeira escrita em casa e, se possível, possibilite mais horas aula para a realização desta atividade, pois desta forma, você pode acompanhar de perto o progresso da escrita dos educandos, além de proporcionar ricos momentos de escrita colaborativa.

Caso queira, você pode também criar um livro de Contos populares da turma. Seria uma forma de valorizar as produções dos educandos e levá-las a uma socialização real, fora das quatro paredes da sala de aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano