15602
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Contos populares - Produção textual - Planejamento.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Contos populares - Produção textual - Planejamento.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui),

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que nesta aula irão planejar, em duplas, um roteiro de escrita em que o personagem Pedro Malasartes passa por algo em sua vida que gera um conflito e ela precisa criar “situações” que acabarão o envolvendo em encrencas, tendo que usar a esperteza para se livrar delas. O ideal é que os alunos já conheçam esse personagem; porém, para que se apropriem mais dessa figura clássica do cancioneiro brasileiro, aproveite os ricos materiais disponibilizados pelo Plano e envie aos alunos: Dicionário de Nordestinês (disponível aqui), Paisagem Nordestina (disponível aqui), Contos de Malasartes (disponível aqui), e o vídeo disponível aqui. Peça que leiam e façam anotações, já pensando na história que escreverão. Diga que as demais orientações serão compartilhadas em uma pasta do Google Drive (se possível; caso não, utilize os meios possíveis para compartilhamento de textos). Estabeleça um prazo para que as duplas realizem essas leituras.

Desenvolvimento
Envie aos alunos, por escrito, o Roteiro para o planejamento (disponível aqui) e peça que o façam em formato Google Docs (se possível) e salvem na pasta do Google Drive já compartilhada. Estabeleça um prazo. Auxilie-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Aproveite as Orientações do Plano em suas intervenções nos Planejamentos dos alunos. Após todos entregarem, peça que cada dupla leia o planejamento de outra dupla (organize para que todas as duplas participem). Peça que as duplas comentem os Planejamentos umas das outras, dizendo o que não está claro, o que precisa melhorar, dando ideias e destacando aspectos positivos. Defina um prazo para esses comentários.

Fechamento
Leia os Roteiros e comentários da turma e faça uma compilação com as aprendizagens, dúvidas e ideias mais interessantes; depois, envie à turma. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano de Aula.

Convite às famílias
Convide as famílias a conhecerem Pedro Malasartes e suas peripécias, ofertando contos e vídeos sobre o personagem. Você pode criar, caso seja possível, um concurso da melhor caracterização desse personagem para que as famílias enviem fotos ou vídeos de um dos membros caracterizado. Crie um júri virtual para a escolha do melhor Malasartes, para divertir as famílias. A cultura, o riso e a busca por atividades lúdicas é uma forma de vencermos esse período de isolamento social.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares 


Código: LPO6_08SQA13

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas