15596
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Carta de leitor: Produção textual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Carta de leitor: Produção textual

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Escrita de algumas palavras; utilizar o esboço como base para o texto.

Referências sobre o assunto:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 16/11/2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwfV5wG97WnH76xw7fPBgXDf62FD3THyBn94pDRB3FMN4hj5Us3UAya6phYM/avaliacao-txt-escrito-oral.pdf (Acesso em 16/11/2018)

https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)

MACIEL, D. A. G. C. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

  • Projete ou leia para os alunos o slide.
  • Retome com os alunos algumas características principais da carta de leitor. Se você não estiver seguindo essa sequência ou os alunos apresentarem muitas dúvidas sobre a estrutura do gênero, acesse um exemplo de Carta de leitor na aula 2 ou na aula 4.
  • Peça para que os alunos observem a estrutura do texto, a pontuação e a ortografia.
  • Peça para que os alunos retomem o esboço produzido na aula anterior e observem se o esboço possui elementos suficientes para a produção de uma carta de leitor. Se os alunos perceberem que no esboço faltam informações, permita que reconsiderem, acrescentando as informações faltosas.

Materiais complementares:

Aula 02 - LPO3_06SQA02 - Carta de leitor: Encontrando informações - acesse aqui

Aula 04 - LPO3_06SQA04 - Carta de leitor: Conhecendo a estrutura do gênero - acesse aqui

Aula 13 - LPO3_06SQA13 - Carta de leitor: Planejando o texto - acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma.
  • Peça para que os alunos utilizem o esboço produzido na aula anterior para a produção da carta de leitor. Se você estiver utilizando esta aula isoladamente, sugerimos que retorne à aula anterior, para que os alunos sejam capazes de produzir o texto.

Materiais complementares:

Aula 13 - LPO3_06SQA13 - Carta de leitor: Planejando o texto - acesse aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia para a turma o enunciado.
  • Após a produção individual do texto, peça para que os alunos troquem suas produções com um colega, de forma que cada um possa analisar a produção do outro, dando dicas de melhorias.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Escrita de algumas palavras; utilizar o esboço como base para o texto.

Referências sobre o assunto:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 16/11/2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwfV5wG97WnH76xw7fPBgXDf62FD3THyBn94pDRB3FMN4hj5Us3UAya6phYM/avaliacao-txt-escrito-oral.pdf (Acesso em 16/11/2018)

https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)

MACIEL, D. A. G. C. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

  • Projete ou leia para os alunos o slide.
  • Retome com os alunos algumas características principais da carta de leitor. Se você não estiver seguindo essa sequência ou os alunos apresentarem muitas dúvidas sobre a estrutura do gênero, acesse um exemplo de Carta de leitor na aula 2 ou na aula 4.
  • Peça para que os alunos observem a estrutura do texto, a pontuação e a ortografia.
  • Peça para que os alunos retomem o esboço produzido na aula anterior e observem se o esboço possui elementos suficientes para a produção de uma carta de leitor. Se os alunos perceberem que no esboço faltam informações, permita que reconsiderem, acrescentando as informações faltosas.

Materiais complementares:

Aula 02 - LPO3_06SQA02 - Carta de leitor: Encontrando informações - acesse aqui

Aula 04 - LPO3_06SQA04 - Carta de leitor: Conhecendo a estrutura do gênero - acesse aqui

Aula 13 - LPO3_06SQA13 - Carta de leitor: Planejando o texto - acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma.
  • Peça para que os alunos utilizem o esboço produzido na aula anterior para a produção da carta de leitor. Se você estiver utilizando esta aula isoladamente, sugerimos que retorne à aula anterior, para que os alunos sejam capazes de produzir o texto.

Materiais complementares:

Aula 13 - LPO3_06SQA13 - Carta de leitor: Planejando o texto - acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia para a turma o enunciado.
  • Após a produção individual do texto, peça para que os alunos troquem suas produções com um colega, de forma que cada um possa analisar a produção do outro, dando dicas de melhorias.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano