15586
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando uma fábula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Planejando uma fábula

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábula e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: A sala deve estar com as carteiras organizadas em duplas, com as mesas posicionadas de modo que todos vejam o quadro.

  • O professor pode montar um cartaz com uma lista de provérbios que poderão ser usados como moral das fábulas a serem criadas.
  • O professor pode levar um livro de fábula para cada dupla poder folhear durante o trabalho.
  • Sugira que leiam algumas fábulas antes dessa aula, a fim de relembrar o conteúdo composicional e o estilo, já trabalhados nos planos 7, 8 e 9 no módulo de análise linguística.

Informações sobre o gênero: Se necessário, compartilhe referências e uma breve descrição com os professores usuários sobre o gênero priorizado neste plano de aula.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em criar uma situação concreta a partir do provérbio. Para isso, é interessante que o professor explore o sentido de cada um de acordo com seus usos na vida cotidiana. Essa contextualização ajudará na montagem do enredo.

Referências sobre o assunto:

BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente seus alunos de que a finalidade deste plano é planejar a escrita de uma fábula em duplas para a confecção de um livro para a biblioteca da escola.
  • Questione:
  • Que faixa etária se interessaria pela leitura do nosso livro? Alunos mais novos ou mais velhos? (Acreditamos que alunos do fundamental I se interessariam em conhecer o livro).
  • Como seria a divulgação do livro? (Uma sugestão é que cada dupla faça um convite para uma sala diferente da escola, a fim de que compareçam ao Sarau ou que compareçam à biblioteca da escola no dia marcado para a entrega do livro. Outra possibilidade é que façam cartazes e coloquem em pontos estratégicos da escola. Nesse caso, é importante salientar sobre o uso da linguagem, as imagens, público alvo, delimitação do objetivo: Sarau e entrega do livro ou apenas a entrega?).
  • Pode ser feito em sala ou no computador, dependendo da disponibilidade da escola.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça que observem as imagens
  • Questione seus alunos:
  • As características atribuídas aos animais nas fábulas condiz com a realidade? (Esperamos que digam que não, que a eles são atribuídas características humanas, para representar algo que possa ser vivenciado pelos homens)
  • E por que escolhem animais como personagens? (Esperamos que possam recuperar a época de Esopo, na qual esse tipo de atribuição evitava o confronto direto com alguém que pudesse sentir-se ofendido com a história; em segundo lugar, porque há nos costumes dos povos o hábito de comparar características dos animais com a dos humanos: “vaidoso como um pavão”, “esperto como uma raposa” etc.)
  • Projete o slide 4 para que relacionem o animal às características que cada um costuma representar nas fábulas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione:
  • Para a moral “O mais belo despreza o feio”, que animais poderiam ser representados na história? (Esperamos que digam o pavão e o corvo, respectivamente)
  • E para a moral “O esperto geralmente vence o ingênuo”? (Esperamos que digam a raposa e a ovelha, respectivamente)
  • E a que conclusão podemos chegar a respeito da caracterização das personagens durante a narrativa? (Esperamos que percebam que na fábula não há a necessidade de muita descrição, pois as características já estão no imaginário das pessoas. As descrições só aparecem quando é importante para o leitor/ ouvinte compreender melhor a situação vivida pela personagem, por exemplo, o leão que vive na caverna está velho, fraco e doente, por isso não consegue mais sair para caçar. Entretanto uma boa escolha das personagens será crucial para a construção da fábula).

Materiais complementares:

Para acessar o quadro “Que características cada um desses animais tem?” , clique aqui

Para acessar o gabarito do quadro “Que características cada um desses animais tem?”, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique que agora farão em dupla o roteiro da fábula do livro a ser doado para a biblioteca. Dirija oralmente e os alunos a montarem em dupla a ficha de roteiro (disponível em materiais complementares).
  • Entregue uma folha de roteiro II a cada dupla.
  • Explique que poderão usar as sugestões do slide: escrever sobre a amizade ou então escolher uma das sugestões do slide 6.
  • Questione durante o trabalho das duplas:
  • Que personagens podem ser usadas para desenvolver e representar melhor o problema contado na fábula? (É importante que os alunos percebam que precisam ligar as características dos animais aos fatos: como a tartaruga com a sabedoria, com a paciência por exemplo).
  • Quais serão os acontecimentos possíveis para desenvolver o problema? (É importante que percebam que a fábula é uma narrativa curta, objetiva, o fato precisa ter ligação direta, caracterizar diretamente o problema);
  • Que acontecimentos podem ser a consequência das ações? (É importante que façam a relação causa/consequência, para que o texto tenha verossimilhança).
  • Qual a reação das personagens diante do problema e de sua consequência?
  • Rascunhe uma frase que resuma a intenção ao criar a fábula. (A frase está diretamente ligada ao problema que se quer resolver/ discutir?)

Materiais complementares:

Para imprimir o roteiro I da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao slide 5)

Para imprimir o roteiro II da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao que vão escrever no roteiro).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique que agora farão em dupla o roteiro da fábula do livro a ser doado para a biblioteca. Dirija oralmente e os alunos a montarem em dupla a ficha de roteiro (disponível em materiais complementares).
  • Entregue uma folha de roteiro II a cada dupla.
  • Explique que poderão usar as sugestões do slide: escrever sobre a amizade ou então escolher uma das sugestões do slide 6.
  • Questione durante o trabalho das duplas:
  • Que personagens podem ser usadas para desenvolver e representar melhor o problema contado na fábula? (É importante que os alunos percebam que precisam ligar as características dos animais aos fatos: como a tartaruga com a sabedoria, com a paciência por exemplo).
  • Quais serão os acontecimentos possíveis para desenvolver o problema? (É importante que percebam que a fábula é uma narrativa curta, objetiva, o fato precisa ter ligação direta, caracterizar diretamente o problema);
  • Que acontecimentos podem ser a consequência das ações? (É importante que façam a relação causa/consequência, para que o texto tenha verossimilhança).
  • Qual a reação das personagens diante do problema e de sua consequência?
  • Rascunhe uma frase que resuma a intenção ao criar a fábula. (A frase está diretamente ligada ao problema que se quer resolver/ discutir?)

Materiais complementares:

Para imprimir o roteiro I da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao slide 5)

Para imprimir o roteiro II da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao que vão escrever no roteiro).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha que uma dupla apresente seu roteiro para apreciação dos colegas.
  • Proponha que os colegas façam comentários a fim de sanar dúvidas, conferir verossimilhança e/ou sugerir novas ideias para o texto.
  • Dar mais 5 minutos para que cada dupla releia e acrescente/ modifique alguma etapa de seu roteiro.
  • Se houver tempo, compartilhar com o grupo as mudanças.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábula e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: A sala deve estar com as carteiras organizadas em duplas, com as mesas posicionadas de modo que todos vejam o quadro.

  • O professor pode montar um cartaz com uma lista de provérbios que poderão ser usados como moral das fábulas a serem criadas.
  • O professor pode levar um livro de fábula para cada dupla poder folhear durante o trabalho.
  • Sugira que leiam algumas fábulas antes dessa aula, a fim de relembrar o conteúdo composicional e o estilo, já trabalhados nos planos 7, 8 e 9 no módulo de análise linguística.

Informações sobre o gênero: Se necessário, compartilhe referências e uma breve descrição com os professores usuários sobre o gênero priorizado neste plano de aula.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em criar uma situação concreta a partir do provérbio. Para isso, é interessante que o professor explore o sentido de cada um de acordo com seus usos na vida cotidiana. Essa contextualização ajudará na montagem do enredo.

Referências sobre o assunto:

BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente seus alunos de que a finalidade deste plano é planejar a escrita de uma fábula em duplas para a confecção de um livro para a biblioteca da escola.
  • Questione:
  • Que faixa etária se interessaria pela leitura do nosso livro? Alunos mais novos ou mais velhos? (Acreditamos que alunos do fundamental I se interessariam em conhecer o livro).
  • Como seria a divulgação do livro? (Uma sugestão é que cada dupla faça um convite para uma sala diferente da escola, a fim de que compareçam ao Sarau ou que compareçam à biblioteca da escola no dia marcado para a entrega do livro. Outra possibilidade é que façam cartazes e coloquem em pontos estratégicos da escola. Nesse caso, é importante salientar sobre o uso da linguagem, as imagens, público alvo, delimitação do objetivo: Sarau e entrega do livro ou apenas a entrega?).
  • Pode ser feito em sala ou no computador, dependendo da disponibilidade da escola.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça que observem as imagens
  • Questione seus alunos:
  • As características atribuídas aos animais nas fábulas condiz com a realidade? (Esperamos que digam que não, que a eles são atribuídas características humanas, para representar algo que possa ser vivenciado pelos homens)
  • E por que escolhem animais como personagens? (Esperamos que possam recuperar a época de Esopo, na qual esse tipo de atribuição evitava o confronto direto com alguém que pudesse sentir-se ofendido com a história; em segundo lugar, porque há nos costumes dos povos o hábito de comparar características dos animais com a dos humanos: “vaidoso como um pavão”, “esperto como uma raposa” etc.)
  • Projete o slide 4 para que relacionem o animal às características que cada um costuma representar nas fábulas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione:
  • Para a moral “O mais belo despreza o feio”, que animais poderiam ser representados na história? (Esperamos que digam o pavão e o corvo, respectivamente)
  • E para a moral “O esperto geralmente vence o ingênuo”? (Esperamos que digam a raposa e a ovelha, respectivamente)
  • E a que conclusão podemos chegar a respeito da caracterização das personagens durante a narrativa? (Esperamos que percebam que na fábula não há a necessidade de muita descrição, pois as características já estão no imaginário das pessoas. As descrições só aparecem quando é importante para o leitor/ ouvinte compreender melhor a situação vivida pela personagem, por exemplo, o leão que vive na caverna está velho, fraco e doente, por isso não consegue mais sair para caçar. Entretanto uma boa escolha das personagens será crucial para a construção da fábula).

Materiais complementares:

Para acessar o quadro “Que características cada um desses animais tem?” , clique aqui

Para acessar o gabarito do quadro “Que características cada um desses animais tem?”, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique que agora farão em dupla o roteiro da fábula do livro a ser doado para a biblioteca. Dirija oralmente e os alunos a montarem em dupla a ficha de roteiro (disponível em materiais complementares).
  • Entregue uma folha de roteiro II a cada dupla.
  • Explique que poderão usar as sugestões do slide: escrever sobre a amizade ou então escolher uma das sugestões do slide 6.
  • Questione durante o trabalho das duplas:
  • Que personagens podem ser usadas para desenvolver e representar melhor o problema contado na fábula? (É importante que os alunos percebam que precisam ligar as características dos animais aos fatos: como a tartaruga com a sabedoria, com a paciência por exemplo).
  • Quais serão os acontecimentos possíveis para desenvolver o problema? (É importante que percebam que a fábula é uma narrativa curta, objetiva, o fato precisa ter ligação direta, caracterizar diretamente o problema);
  • Que acontecimentos podem ser a consequência das ações? (É importante que façam a relação causa/consequência, para que o texto tenha verossimilhança).
  • Qual a reação das personagens diante do problema e de sua consequência?
  • Rascunhe uma frase que resuma a intenção ao criar a fábula. (A frase está diretamente ligada ao problema que se quer resolver/ discutir?)

Materiais complementares:

Para imprimir o roteiro I da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao slide 5)

Para imprimir o roteiro II da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao que vão escrever no roteiro).

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique que agora farão em dupla o roteiro da fábula do livro a ser doado para a biblioteca. Dirija oralmente e os alunos a montarem em dupla a ficha de roteiro (disponível em materiais complementares).
  • Entregue uma folha de roteiro II a cada dupla.
  • Explique que poderão usar as sugestões do slide: escrever sobre a amizade ou então escolher uma das sugestões do slide 6.
  • Questione durante o trabalho das duplas:
  • Que personagens podem ser usadas para desenvolver e representar melhor o problema contado na fábula? (É importante que os alunos percebam que precisam ligar as características dos animais aos fatos: como a tartaruga com a sabedoria, com a paciência por exemplo).
  • Quais serão os acontecimentos possíveis para desenvolver o problema? (É importante que percebam que a fábula é uma narrativa curta, objetiva, o fato precisa ter ligação direta, caracterizar diretamente o problema);
  • Que acontecimentos podem ser a consequência das ações? (É importante que façam a relação causa/consequência, para que o texto tenha verossimilhança).
  • Qual a reação das personagens diante do problema e de sua consequência?
  • Rascunhe uma frase que resuma a intenção ao criar a fábula. (A frase está diretamente ligada ao problema que se quer resolver/ discutir?)

Materiais complementares:

Para imprimir o roteiro I da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao slide 5)

Para imprimir o roteiro II da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao que vão escrever no roteiro).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha que uma dupla apresente seu roteiro para apreciação dos colegas.
  • Proponha que os colegas façam comentários a fim de sanar dúvidas, conferir verossimilhança e/ou sugerir novas ideias para o texto.
  • Dar mais 5 minutos para que cada dupla releia e acrescente/ modifique alguma etapa de seu roteiro.
  • Se houver tempo, compartilhar com o grupo as mudanças.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano