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Atividade - O desenho e o corpo

Nesta atividade, as crianças serão convidadas a registrar no papel movimentos realizados por elas e pelos colegas

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Adamari Rodolfo Depetris

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta proposta, as crianças precisam estar familiarizadas com o processo de desenho livre com diferentes suportes e riscantes, sendo essa uma atividade de seu cotidiano. Encontre e prepare antecipadamente obras de artistas da sua comunidade ou outros mais clássicos que retratam os movimentos do corpo. Como sugestão indicamos a artista Heather Hansen. Aproprie-se das características da obra da mesma antes de apresentá-las as crianças. Peça ajuda de um outro professor que esteja disponível para que seja possível o desenvolvimento da proposta em pequenos grupos.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Desenho com lápis grafite

Desenho e natureza

O desenho e o corpo

Jogo de memória com desenhos autorais

Desenhando com arame

Materiais:

Fotos de obras de artistas que representam movimentos com o corpo. Sugestão: Artista Heather Hansen, ou outro que você conhecer e preferir, em tamanho e material adequados para visualização e exploração. Corda e grampos para varal. Pedaços de fitas coloridas ou barbantes que possibilitem movimentos corporais. Músicas com qualidade sonora. Como sugestão ou para se inspirar: música de fundo do vídeo da artista fazendo sua produção. Materiais para cantos de atividades como faz de conta (bonecas, carrinhos, utensílios de cozinha, mamadeiras, dentre outros), leitura e jogos. Folhas no tamanho A3, A4, papel kraft e/ou outros modelos de papéis e tamanhos que tiver disponível, lápis grafite e caneta hidrográfica ponta grossa. Material para observação e registro: câmera, caneta, papel. Material para fixar as obras e deixá-las visíveis para apreciação das crianças e das famílias: fita adesiva, mural ou espaço de disponível para fixação. Papel A3 e caneta permanente para convite aos familiares.

Espaços:

A atividade se iniciará com todo o grupo em roda de conversa na própria sala, depois, para a divisão da proposta em pequenos grupos, as crianças se deslocarão para outro espaço disponível na escola, com esse ambiente previamente preparado para que seja propício para realizar a atividade lá. Enquanto isso, o restante do grupo permanece na sala brincando em diferentes propostas de cantos de atividades acompanhado de outro professor.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais características as crianças apontam nas obras que revelam seu conhecimento acerca do material utilizado pela artista e que demonstram sua capacidade de apreciar as imagens e conversar sobre elas?

2.De que maneira elas escolhem os materiais e definem o que irá compor suas obras e que características demonstram que elas possuem segurança e confiança para fazer o seu desenho?

3. De que forma elas demonstram suas idéias e expõem a sua opinião na hora de decidir como farão a atividade proposta?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Incentive todos a participar da proposta, respeitando o interesse de cada um. Respeite as escolhas das crianças e suas ideias, além de auxiliá-las a fazer a atividade da forma como pensaram. Perceba todas as formas de comunicação que elas possam usar para expressar suas vontades e opiniões. Ofereça as imagens e demais materiais de forma a facilitar a exploração das crianças.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide o grande grupo para se sentar em roda e conversar sobre a atividade da qual todos irão participar. Conte que eles irão apreciar imagens de um artista que usa os movimentos do corpo para criar várias obras de arte. Depois, vão explorar os movimentos do próprio corpo utilizando fitas ou barbantes, para então desenhá-los.


2

Coloque algumas imagens da artista previamente preparadas em um varal na altura das crianças na própria sala de atividades. Permita que elas se aproximem das fotos, toquem-nas, mostrem-nas aos colegas e acompanhem a sequência. Se você usar as obras da artista sugerida, o ideal é organizar primeiro as obras finalizadas no varal, para que criem possibilidades e indagações sobre como elas foram feitas, e na sequência as imagens da artista produzindo as obras com os movimentos do corpo, para então as crianças perceberem o processo que levou a artista a finalizar sua produção. Após acompanharem a sequência de imagens e conversarem entre si fazendo descobertas, incentive que percebam a natureza do desenho da artista, as especificidades da sua produção, que observem que movimentos que a artista faz, que materiais ela usa para fazer suas obras. Faça registros dessa conversa, anotando o que eles vão expondo entre eles e para você.

Possíveis falas do professor neste momento: Como a artista fez essa obra? Com que material? O que ela quis representar na sua produção? Vamos ver as imagens dela produzindo? Como ela desenha? Que movimentos faz?


3

Após observar as imagens, convide as crianças para explorar alguns movimentos, utilizando pedaços de fitas ou barbantes. Para isso, coloque uma música instrumental ou cantada, para que possam fazer os movimentos e dançar ao ritmo dela. Varie o repertório introduzindo vários ritmos musicais para as crianças dançarem nesse momento, enquanto exploram o seu corpo de diferentes formas utilizando o material.


4

Após esse momento, convide-as para desenhar, representando os movimentos que fizeram enquanto dançaram e se movimentaram. Para isso, organize a sala em alguns cantos de atividades como faz de conta, jogos, leitura, e peça a ajuda de um outro professor, para que ele fique com a turma realizando uma observação participativa enquanto você leva as crianças em pequenos grupos para fazer o desenho em outro espaço da escola.


5

Oriente que as próprias crianças escolham seus pares na divisão dos pequenos grupos para a atividade. Leve então um pequeno grupo a outro espaço da escola adequado e previamente preparado para a atividade, já com os materiais que as crianças poderão escolher.


6

Disponibilize várias folhas em branco de diferentes tamanhos como A3, A4, papel Kraft, que estejam disponíveis na escola para as crianças escolherem qual usarão para o desenho. Elas podem querer fazer o desenho igual a artista, no chão, por isso o papel kraft ou outro que seja grande o suficiente para isso, ou podem querer fazer na folha A3 ou A4, utilizando os elementos que usaram para dançar. Peça que escolham entre o lápis grafite e a caneta hidrográfica preta de ponta grossa para fazer o desenho. Deixe-as livres para, se quiserem, colar os barbantes ou fitas que utilizaram em pedaços menores ou no tamanho real, para a sua representação, dependendo do tamanho do papel que escolheram. Nesse momento, auxilie-as a escolher os materiais que irão utilizar, deixando-as livres para que façam seus desenhos de acordo com as próprias ideias e escolhas.


7

Enquanto desenham, converse sobre o que irão representar, sobre o porquê dos materiais escolhidos, quais as idéias que elas tiveram. Registre esse momento por meio de fotos ou vídeos curtos e aproveite para escrever relatos sobre o que as crianças vão expondo. Algumas vão priorizar as expressões faciais e corporais em vez da fala, então esteja atento a todo tipo de comunicação, para que elas possam se expressar livremente. Quando um grupo terminar, retorne para a sala para que outro grupo possa participar, até que todos tenham realizado a atividade. Pode ser que algumas crianças prefiram ficar na sala brincando. Instigue-a a participar, seja mostrando as produções dos colegas, seja conversando com ela, mas respeite o seu tempo e sua vontade.

Possíveis falas do professor neste momento: Que materiais você vai utilizar para fazer seu desenho? Porque escolheu esta folha? Se quiser trocar, temos vários outros materiais disponíveis. Já sabe o que vai representar? Vai colar a fita no papel? Como você quer que a fita fique quando estiver colada? Você quer que eu te ajude com a cola?


Para finalizar:

Na medida em que as crianças forem finalizando as produções, vá fixando, com a ajuda delas, as obras no mural previamente preparado para isso e que esteja de fácil acesso às crianças e aos familiares, para que apreciem o trabalho. Depois de todas as atividades expostas, leve o grande grupo no local e peça que, quem se sentir à vontade, mostre a sua produção e conte sobre ela, o que fez, representou, que material utilizou e o porquê. Dê voz às crianças, para que todas tenham a oportunidade de se expressar e se comunicar da forma que achar mais viável.

Desdobramentos

A criança pode mostrar a sua produção no mural para os demais colegas de outras turmas, seus familiares, amigos, e retornar para ver a sua obra enquanto ela estiver exposta, para apreciá-la. Os pequenos podem ainda assistir ao vídeo da artista Heather Hansen fazendo a sua produção e depois, ao se inspirarem, reproduzir os movimentos e criar novos livremente, usando carvão como riscante e tecidos grandes nos quais caibam as crianças e seus movimentos.

Engajando as famílias

Proponha às crianças que convidem os familiares para ir fazer um desenho na escola. Então faça um convite, escreva-o junto com elas, e coloque-o em um local visível para os responsáveis, além de enviar uma cópia para casa. No dia marcado, disponibilize diversos tipos e tamanhos de folhas em branco, além dos lápis grafite ou caneta hidrográfica ponta grossa. Para isso, deixe que os pais apreciem as produções das crianças e as obras da artista, para que tenham idéias e pensem em como fazer a atividade.

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