Plano de Aula
Plano de aula: Desenhando com arame
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desenho com interferência
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para esta proposta as crianças precisam estar familiarizadas com o processo de desenho livre com diferentes suportes e riscantes, sendo essa uma atividade de seu cotidiano. Peça ajuda de um outro professor que esteja disponível para que seja possível o desenvolvimento da proposta em pequenos grupos. Converse antecipadamente com a equipe da escola para verificar em que espaços as obras das crianças podem ser colocadas.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Jogo de memória com desenhos autorais
Materiais:
Imagens das esculturas em arame do artista Gavin Worth ou de outro artista que também use esse tipo de material, previamente preparadas para ser possível sua exploração e manipulação. Pedaços de arame de diferentes espessuras e tamanhos para as crianças explorarem e com pontas protegidas para que os pequenos possam manipular o material com segurança. Pedaços de arame em comprimento diferentes, mas da mesma espessura, para a realização da atividade. Ganchos e fita barbante ou nylon para pendurar os desenhos como móbiles. Materiais para cantos de atividades como faz de conta (bonecas, carrinhos, utensílios de cozinha, mamadeiras, dentre outros), leitura e jogos. Folhas no tamanho A3 ou cartaz e A4 para convite às famílias, riscantes variados como giz de cera, lápis de cor, grafite, caneta permanente, caneta hidrográfica de ponta grossa. Material para observação e registro: câmera, caneta, papel.
Espaços:
A atividade se iniciará com todo o grupo em roda de conversa na própria sala, depois, para a divisão da proposta em pequenos grupos, esses se deslocarão para outro espaço disponível na escola enquanto outro professor ficará na sala com as demais crianças brincando nos cantos de atividades. Para pendurar os móbiles será necessário fixar ganchos no teto, nos espaços destinados para isso. Converse previamente sobre isso com o restante da equipe. Caso não seja possível fixar os ganchos no teto, uma alternativa é colocar um varal alto com pedaços de barbante na vertical, para que seja possível pendurar as criações. Para a exposição das atividades será necessário organizar um local dentro da escola.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que forma as crianças descrevem as obras e que hipóteses elas levantam sobre o material utilizado pelo artista e a forma da sua produção?
2. As crianças apresentam iniciativa, curiosidade e habilidade para manipular o material? Quais estratégias elas utilizam para isso?
3. Que características as crianças apontam para diferenciar os materiais e como elas se expressam ao realizar a atividade com eles?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Auxilie as crianças que necessitarem, aproximando o material delas, oferecendo sua ajuda ou instigando os colegas a se ajudarem enquanto fazem a atividade. Respeite as escolhas das crianças e suas ideias, valorizando hipóteses e sugestões. Perceba todas as formas de comunicação que elas possam usar para expressar suas vontades e opiniões.
O que fazer durante?
1
Com o grande grupo sentado em roda na sala, conte que a atividade da qual as crianças irão participar é a construção de desenhos tridimensionais explorando e usando alguns materiais diferentes e apreciando as obras de um artista que usa o mesmo material que elas utilizarão.
2
Disponibilize ainda na roda, com todo o grupo reunido, as imagens das obras do artista Gavin Worth ou de outros que trabalhem com o mesmo material, que foram previamente preparadas por você, e deixe que visualizem, conversem entre si e tentem identificar qual o material que ele usa e se sua produção pode ser considerada um desenho. Fique atento aos comentários, descobertas e relações que as crianças fazem ao visualizar as obras e, a partir disso, instigue-as a perceber as características das obras e da sua construção tridimensional.
Possíveis falas do professor neste momento: O que vocês veem nessas imagens? São desenhos? Esculturas? Quais são as características dessas obras? Quais materiais vocês acham que o artista usa?
3
Leve para a roda com todo o grupo ainda reunido, para que as crianças possam compartilhar descobertas coletivamente, pedaços de arames de espessuras e comprimentos diferentes, além dos que farão parte da atividade. Permita que elas os explorem, manuseiem e identifiquem qual é o melhor para ser usado na atividade. O arame escolhido para a atividade deve ser flexível e não pode ser muito fino, nem muito grosso, para que seja possível as crianças o manipularem sem dificuldades. O arame é um material que, ao ser manipulado por crianças, deve haver uma maior atenção por parte do professor para evitar possíveis contratempos. Converse com as crianças sobre o cuidado que precisam ter ao mexer nesse material. Também instigue-as a perceber de que maneira os desenhos feitos com o arame podem ser expostos: como as outras atividades de desenho no papel ou de maneiras diferentes? Sugira que os desenhos se tornem móbiles para pendurar na sala e em outros ambientes da escola, para terem o seu elemento tridimensional preservado.
Possíveis falas do professor neste momento: Vamos ver esses arames? Qual deles o artista das imagens usa? O mais fino? O mais grosso? Qual vocês acham que é mais adequado para o desenho? Como podemos desenhar usando o arame? Alguém tem alguma sugestão? Poderia mostrar aos colegas? Como podemos expor os desenhos com arame?
4
Sugira que as crianças escolham seus pares para os pequenos grupos. Então chame-os até um local previamente preparado, fora da sala, no qual seja possível realizar a atividade. Para as demais crianças sugira que organizem alguns cantos de atividades como faz de conta, jogos, leitura, para as crianças brincarem e interagirem. Peça também a ajuda de outro professor para que ele interaja com o grupo de crianças brincando com elas.
5
Com o pequeno grupo já no local da atividade, exponha os arames, que terão comprimentos diferentes mas a mesma espessura (nem muito finos, nem muito grossos), para que as crianças escolham qual irão utilizar para fazer o seu desenho. Elas podem usar mais de um pedaço para compor a sua obra, caso sua ideia de criação necessite. Deixe o material em local acessível para que elas possam manipulá-lo e fazer as próprias escolhas à vontade. Reforce a atenção sobre o cuidado com o material, fique por perto observando, conversando com as crianças sobre o que pensam em fazer, ajudando-as em suas dificuldades, registrando as conversas e o momento por meio de fotos, vídeos ou relatos. Se achar necessário, manipule o arame junto com elas, mostrando-lhes formas para manuseá-lo e, assim, pensar em sua produção. Se alguma criança não se interessar pela atividade ou pensar em desistir dela, incentive os próprios colegas a ajudá-la, mostrando suas obras a ela, despertando seu interesse, sempre se atentando para respeitar a escolha e a opinião das crianças.
6
Após o desenho ter ficado pronto, convide-as para mostrar umas às outras suas produções, apreciando assim o próprio trabalho e o dos colegas. Então leve as crianças até os locais preparados para pendurá-los, que podem ser a própria sala ou outros locais da escola, desde que combinados com a equipe. Esses ambientes precisarão ter alguns ganchos, por meio dos quais será possível fixar as produções. Sugira que escolham o local para colocar sua produção dentre os que tiverem preparados para isso. Ajude as crianças amarrando o fio e colocando-o no local. Então leve-as novamente até a sala para brincar e interagir nos cantos elaborados por elas e repita o momento com todos os grupos.
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Para finalizar:
Depois que todas as produções estiverem expostas, convide as crianças para apreciar a sua própria produção e a dos colegas, conversando sobre elas, incentivando que descrevam os materiais que utilizaram, como fizeram, se tiveram dificuldades para fazer, o que acharam da atividade e da produção dos amigos.
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