15498
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Caça-palavras na sala de aula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Caça-palavras na sala de aula

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

-Impressão do material disponível em:

https://docs.google.com/document/d/1klFTsPEf4Uw-aSRM6ukhBt16hknom_6EIgHvatd76-Q/edit

-Cadernos e lápis.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: O primeiro ano envolve a aprendizagem tanto das convenções da língua escrita bem como do uso adequado do caderno e de outros instrumentos típicos da organização escolar. Essa característica demanda que sejam observados, com atenção, os procedimentos relacionados ao ensino da cópia de modo que ocorram, ao longo do desenvolvimento da aula, de maneira organizada e sequencial.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos

Orientações:

  • Organize as carteiras em um ou dois semi-círculos voltados para o quadro ou tela de projeção. Na parede para a qual os alunos estão dando as costas, deixe afixadas as fichas com as palavras disponíveis no link abaixo. Neste momento, não chame atenção para as palavras: https://docs.google.com/document/d/1klFTsPEf4Uw-aSRM6ukhBt16hknom_6EIgHvatd76-Q/edit
  • Anuncie aos alunos que, com o objetivo de conhecer mais brincadeiras para a composição do álbum, nesta aula e nas próximas vocês irão explorar o site “Mapa do brincar”.

Materiais complementares:

Mapa do Brincar, disponível em https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/. Acesso em 03 de janeiro de 2019

Atividade para impressão disponível aqui

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Caso esteja usando um projetor multimídia conectado à internet, clique no link do mapa do brincar (https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/) e exiba a página indicada.
  • Se não tiver acesso à internet, imprima pesquisa imagens semelhantes com os nomes das brincadeiras e as leve para a sala de aula. Escreva o nome da brincadeira embaixo de cada imagem com letras maiúsculas.
  • Explique aos alunos que essa página organiza diferentes tipos de brincadeiras (categorias) por meio de ícones (desenhos) e links (ligação com outra página). Quando clicamos no ícone ou no nome, encontramos uma descrição da brincadeira e podemos saber como ela varia de região para região do Brasil.
  • Clique no link de uma das brincadeiras e mostre como a página está organizada. Certamente vão se interessar em saber as variações da brincadeira pelas diferentes regiões do Brasil. Caso você não tenha acesso à internet na sala, fale sobre as brincadeiras oralmente.
  • Navegue um pouco mais na página, selecionando algumas brincadeiras do interesse das crianças.
  • Anuncie que, a partir desse mapa, foram selecionadas sete brincadeiras. Seus nomes e respectivos icônes estão espalhados pela sala de aula. São elas: BOLA, CANTADAS, ELÁSTICO, PEGAR, PIÃO, CORDA, PIPA.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Mostre aos alunos as sete fichas (disponível em https://docs.google.com/document/d/1klFTsPEf4Uw-aSRM6ukhBt16hknom_6EIgHvatd76-Q/edit), contendo nomes de algumas das brincadeiras disponíveis no site “Mapa do brincar”, que foram afixadas nas paredes, espalhadas em diferentes pontos da sala de aula. (É importante que o tamanho da fonte e da imagem não seja discriminado claramente de nenhuma posição em que as crianças estão sentadas.)
  • Combine um sinal (um assobio, ‘valendo’, ‘já’) para que, a partir dele, os alunos se dirijam a uma das fichas (a ordem é aleatória) de mãos vazias (caderno e lápis devem estar em suas mesas), pois o intuito principal dessa atividade é fazer com que as crianças exercitem a memorização da forma gráfica das palavras para registrá-las com correção, isto é, aprendam o procedimento da cópia.
  • Assim que acharem que já sabem como escrever a palavra, oriente que retornem aos seus lugares e registrem-na no caderno. Cada criança pode permanecer o tempo que julgar necessário diante da palavra em questão. Se necessário, pode retornar à palavra para conferir se o modo com que a grafou está idêntico ao modelo.
  • Circule pelas mesas verificando se todos concluíram a cópia das sete palavras, auxiliando os que demandarem maior ajuda.
  • De acordo com o desempenho da turma, os alunos que já tiverem finalizado a cópia podem auxiliar os colegas que apresentarem maior dificuldade.
  • Concluída a atividade, recolha as fichas afixadas nas paredes.
  • Escreva as palavras no quadro para que as crianças verifiquem se escreveram cada uma delas com correção.
  • Caso alguma criança não tenha conseguido escrever a palavra corretamente, empreste a ficha com a palavra em questão para facilitar os ajustes necessários.

Materiais complementares?

Fichas para impressão aqui

Fechamento ou conclusão select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Pergunte às crianças como se saíram na atividade: Conseguiram copiar corretamente as sete palavras?
  • Em seguida, apresente a elas a seguinte situação:

Levando em conta a experiência que tiveram, que dicas dariam a uma criança que comete muitos erros ao copiar?

  • Registre as sugestões em um cartaz para que possam retornar a elas sempre que necessário. Convidar as crianças a refletirem a respeito dos procedimentos que empregam para realizar uma determinada tarefa é um importante exercício metacognitivo, pois permite que se conscientizem sobre seus próprios conhecimentos e sua capacidade de compreender, controlar e manipular suas habilidades para aprender.
  • Para terminar, explore o verbete “CANTADAS”. Leia a lista de cantigas citadas e escolha uma conhecida para terminar a aula numa alegre cantoria. Clique aqui para acessar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

-Impressão do material disponível em:

https://docs.google.com/document/d/1klFTsPEf4Uw-aSRM6ukhBt16hknom_6EIgHvatd76-Q/edit

-Cadernos e lápis.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: O primeiro ano envolve a aprendizagem tanto das convenções da língua escrita bem como do uso adequado do caderno e de outros instrumentos típicos da organização escolar. Essa característica demanda que sejam observados, com atenção, os procedimentos relacionados ao ensino da cópia de modo que ocorram, ao longo do desenvolvimento da aula, de maneira organizada e sequencial.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos

Orientações:

  • Organize as carteiras em um ou dois semi-círculos voltados para o quadro ou tela de projeção. Na parede para a qual os alunos estão dando as costas, deixe afixadas as fichas com as palavras disponíveis no link abaixo. Neste momento, não chame atenção para as palavras: https://docs.google.com/document/d/1klFTsPEf4Uw-aSRM6ukhBt16hknom_6EIgHvatd76-Q/edit
  • Anuncie aos alunos que, com o objetivo de conhecer mais brincadeiras para a composição do álbum, nesta aula e nas próximas vocês irão explorar o site “Mapa do brincar”.

Materiais complementares:

Mapa do Brincar, disponível em https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/. Acesso em 03 de janeiro de 2019

Atividade para impressão disponível aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Caso esteja usando um projetor multimídia conectado à internet, clique no link do mapa do brincar (https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/) e exiba a página indicada.
  • Se não tiver acesso à internet, imprima pesquisa imagens semelhantes com os nomes das brincadeiras e as leve para a sala de aula. Escreva o nome da brincadeira embaixo de cada imagem com letras maiúsculas.
  • Explique aos alunos que essa página organiza diferentes tipos de brincadeiras (categorias) por meio de ícones (desenhos) e links (ligação com outra página). Quando clicamos no ícone ou no nome, encontramos uma descrição da brincadeira e podemos saber como ela varia de região para região do Brasil.
  • Clique no link de uma das brincadeiras e mostre como a página está organizada. Certamente vão se interessar em saber as variações da brincadeira pelas diferentes regiões do Brasil. Caso você não tenha acesso à internet na sala, fale sobre as brincadeiras oralmente.
  • Navegue um pouco mais na página, selecionando algumas brincadeiras do interesse das crianças.
  • Anuncie que, a partir desse mapa, foram selecionadas sete brincadeiras. Seus nomes e respectivos icônes estão espalhados pela sala de aula. São elas: BOLA, CANTADAS, ELÁSTICO, PEGAR, PIÃO, CORDA, PIPA.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Mostre aos alunos as sete fichas (disponível em https://docs.google.com/document/d/1klFTsPEf4Uw-aSRM6ukhBt16hknom_6EIgHvatd76-Q/edit), contendo nomes de algumas das brincadeiras disponíveis no site “Mapa do brincar”, que foram afixadas nas paredes, espalhadas em diferentes pontos da sala de aula. (É importante que o tamanho da fonte e da imagem não seja discriminado claramente de nenhuma posição em que as crianças estão sentadas.)
  • Combine um sinal (um assobio, ‘valendo’, ‘já’) para que, a partir dele, os alunos se dirijam a uma das fichas (a ordem é aleatória) de mãos vazias (caderno e lápis devem estar em suas mesas), pois o intuito principal dessa atividade é fazer com que as crianças exercitem a memorização da forma gráfica das palavras para registrá-las com correção, isto é, aprendam o procedimento da cópia.
  • Assim que acharem que já sabem como escrever a palavra, oriente que retornem aos seus lugares e registrem-na no caderno. Cada criança pode permanecer o tempo que julgar necessário diante da palavra em questão. Se necessário, pode retornar à palavra para conferir se o modo com que a grafou está idêntico ao modelo.
  • Circule pelas mesas verificando se todos concluíram a cópia das sete palavras, auxiliando os que demandarem maior ajuda.
  • De acordo com o desempenho da turma, os alunos que já tiverem finalizado a cópia podem auxiliar os colegas que apresentarem maior dificuldade.
  • Concluída a atividade, recolha as fichas afixadas nas paredes.
  • Escreva as palavras no quadro para que as crianças verifiquem se escreveram cada uma delas com correção.
  • Caso alguma criança não tenha conseguido escrever a palavra corretamente, empreste a ficha com a palavra em questão para facilitar os ajustes necessários.

Materiais complementares?

Fichas para impressão aqui

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Pergunte às crianças como se saíram na atividade: Conseguiram copiar corretamente as sete palavras?
  • Em seguida, apresente a elas a seguinte situação:

Levando em conta a experiência que tiveram, que dicas dariam a uma criança que comete muitos erros ao copiar?

  • Registre as sugestões em um cartaz para que possam retornar a elas sempre que necessário. Convidar as crianças a refletirem a respeito dos procedimentos que empregam para realizar uma determinada tarefa é um importante exercício metacognitivo, pois permite que se conscientizem sobre seus próprios conhecimentos e sua capacidade de compreender, controlar e manipular suas habilidades para aprender.
  • Para terminar, explore o verbete “CANTADAS”. Leia a lista de cantigas citadas e escolha uma conhecida para terminar a aula numa alegre cantoria. Clique aqui para acessar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano