Atividade para impressão - leitura prévia - LPO8_05SQA07
Plano de Aula
Plano de aula: Articuladores textuais no gênero resumo: coesão referencial
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor, caderno, lápis, borracha e cópias das atividades.
O texto analisado nesta aula é um resumo da área de história. Para garantir uma boa condição de análise dos elementos coesivos propostos para essa aula, é interessante que seja feita uma leitura prévia com os alunos. Essa leitura antecipada poderá contar, se possível, com a presença do professor de história, a fim de que o conhecimento histórico abordado no texto seja compreendido pelos alunos.
Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas: Percepção dos alunos sobre os sentidos dos usos de pronomes referenciais no contexto textual.
Referências sobre o assunto:
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. 11.ed. São Paulo : Ática, 2009.(Princípios).
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g>. Acesso em: 16 jan. 2019.
KOCH, Ingedore G. Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1993.
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que, nas próximas aulas, o trabalho será analisar o entrelaçamento de ideias em um resumo. Na introdução da aula, próximo slide, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.
Material complementar
Para acessar o resumo na íntegra, clique aqui.
O texto-fonte do resumo pode ser encontrado no link: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v25n62/0104-4478-rsocp-25-62-0063.pdf - acesso em 13/01/2018.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o esquema no quadro e questione os alunos o que eles sabem sobre coesão. O esquema já foi mostrado na aula 03 desta sequência, retome-o para que os alunos reflitam sobre o que sabem sobre coesão.
- Ouça as respostas dadas e conduza a conversa para que todos compreendam que “coesão” é o mecanismo estrutural que garante a relação de sentido entre as diversas ideias abordadas em um texto. Ela está ligada à estrutura do texto.
- Acompanhando o esquema, mostre aos alunos que há diversos elementos que são responsáveis pela coesão de um texto: pronomes, advérbios, preposições, conjunções, sinônimos e antônimos.
- O propósito da aula não é se estender na teoria sobre coesão, mas possibilitar aos alunos um momento em que eles possam direcionar o olhar para esse aspecto do texto; por isso, não há a necessidade de aprofundar na explicação sobre os diferentes tipos de coesão. Caso sua turma precise de uma explicação aprofundada, considere se há tempo disponível para isso.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- A atividade deve ser feita individualmente, a fim de que cada aluno tenha oportunidade de trabalhar com o texto no seu ritmo.
- Entregue aos alunos uma cópia de um trecho do resumo lido previamente, que apresenta palavras sublinhadas, e peça para que eles encontrem os referentes de cada um dos termos sublinhados. Informe que entendemos por “referente” a palavra ou expressão que é retomada pelos termos grifados.
- Ao terminarem, peça para que eles confiram com um colega o quadro e comparem as respostas, discutindo as divergências, se houver.
- Para muitos alunos pode ser dificultoso o trabalho de retomada do referente, por isso, durante a atividade, circule pela sala para acompanhá-los trabalhando e dar o suporte necessário àqueles que apresentarem mais dificuldade.
Materiais complementares:
Para acessar o texto a ser distribuído aos alunos, acesse: texto grifado.
Para acessar a tabela a ser distribuída aos alunos, acesse: tabela para impressão.
Para acessar a resolução da tabela, acesse: resolução da tabela.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a as três primeiras linhas da tabela com a correção e peça para que os alunos confiram suas respostas.
- Pergunte aos alunos se na estrutura “sua principal contribuição”, o pronome “sua” poderia retomar “política imperial” e qual seria o sentido atribuído ao texto com essa hipótese de leitura. Ela seria válida para esse contexto? Por quê? Espera-se que os alunos percebam que, nessa nova relação, a contribuição seria da política imperial, como se essa política fosse delinear uma alternativa para a dinâmica do parlamentarismo e não o artigo. Essa leitura é, portanto, incoerente, já que é o artigo que estuda a política imperial e apresenta uma alternativa para o que se sabe sobre o assunto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete o restante da tabela com a correção e peça para que os alunos confiram suas respostas.
- Peça para que eles relacionem “instabilidade governamental no Segundo Reinado” a outras expressões presentes no quadro. Eles devem perceber que “episódios de substituição de gabinetes” são os fatos relacionados à “instabilidade governamental”.
- Peça para eles levantarem hipótese: Por que há muitos elementos que retomam “substituição de gabinetes” e, por consequência, remetem à ideia-macro de “instabilidade governamental”? Espera-se que eles percebam que o resumo fala, num primeiro momento, sobre essa questão, por isso a retomada de ideias através dos elementos coesivos é importante.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Projete o slide e peça para que os alunos digam o que eles compreenderam, mediante o que foi trabalhado em aula.
- Ouça a resposta e construa, no quadro, uma frase única, a partir das considerações dos alunos.
- Certifique-se de que eles compreenderam que os elementos coesivos servem, muitas vezes, para retomar ideias já ditas anteriormente, garantindo a manutenção temática do que está sendo dito.
- Diga aos alunos que, para a próxima aula, eles trabalharão com o mesmo texto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcionais: PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui); plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).
Tema
Encaminhe aos alunos o slide da Introdução (plano original) e diga-lhes que, nas próximas aulas, o trabalho será analisar o entrelaçamento de ideias em um resumo (o resumo na íntegra está disponível aqui). Na introdução da aula, serão levantados os conhecimentos prévios dos alunos.
Introdução
Faça uma breve apresentação, no PowerPoint com narração ou em outra plataforma de apresentações da sua escolha, com a imagem do mapa mental presente no slide da Introdução, no plano original. O esquema já foi mostrado na aula 03 desta sequência, então, retome-o para que os alunos reflitam sobre o que sabem a respeito de coesão. Junto ao mapa, informe-lhes que “coesão” é o mecanismo estrutural que garante a relação de sentido entre as diversas ideias abordadas em um texto. Ela está ligada à estrutura do texto e pode ser representada por diversos mecanismos: pronomes, advérbios, preposições, conjunções, sinônimos e antônimos. Compartilhe este material com os alunos via WhatsApp.
Desenvolvimento
A atividade deve ser feita individualmente, a fim de que cada aluno tenha oportunidade de trabalhar com o texto no seu ritmo. Encaminhe aos alunos a cópia de um trecho do resumo lido previamente, que apresenta palavras sublinhadas, e peça que eles encontrem os referentes de cada um dos termos sublinhados. Informe que entendemos por “referente” a palavra ou expressão que é retomada pelos termos grifados. Ao terminarem, peça que eles confiram o quadro com um colega e comparem as respostas, discutindo as divergências, se houver. Para isso, peça que escolham um colega e que já combinem de fazer a troca pelo WhatsApp. Para muitos alunos, pode ser difícil o trabalho de retomada do referente; por isso, questione-os, no grupo da turma, de tempos em tempos, durante o período previsto para a atividade, se há alguma dúvida (o texto a ser compartilhado com os alunos está disponível aqui; a tabela a ser distribuída aos alunos está disponível aqui). Encaminhe aos alunos, em seguida, a resolução da tabela (disponível aqui). Em seguida, pergunte a eles, por meio de um material gráfico (sugerimos que seja feito no Canva; veja em Recursos Opcionais) se, na estrutura “sua principal contribuição”, o pronome “sua” poderia retomar “política imperial” e qual seria o sentido atribuído ao texto com essa hipótese de leitura. Ela seria válida para esse contexto? Por quê? Espera-se que os alunos percebam que, nessa nova relação, a contribuição seria da política imperial, como se essa política fosse delinear uma alternativa para a dinâmica do parlamentarismo e não o artigo. Essa leitura é, portanto, incoerente, já que é o artigo que estuda a política imperial e apresenta uma alternativa para o que se sabe sobre o assunto. Projete o restante da tabela com a correção e peça que os alunos confiram suas respostas e relacionem “instabilidade governamental no Segundo Reinado” a outras expressões presentes no quadro. Eles devem perceber que “episódios de substituição de gabinetes” são os fatos relacionados à “instabilidade governamental”. Peça para eles levantarem hipótese: por que há muitos elementos que retomam “substituição de gabinetes” e, por consequência, remetem à ideia-macro de “instabilidade governamental”? Espera-se que eles percebam que o resumo fala, num primeiro momento, sobre essa questão, por isso a retomada de ideias através dos elementos coesivos é importante.
Fechamento
Peça que os alunos digam o que eles compreenderam mediante o que foi trabalhado em aula. Sugira que encaminhem áudios no grupo da turma (WhatsApp). Certifique-se de que eles compreenderam que os elementos coesivos servem, muitas vezes, para retomar ideias já ditas anteriormente, garantindo a manutenção temática do que está sendo dito. Diga aos alunos que, para a próxima aula, eles trabalharão com o mesmo texto.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a pesquisar, em livros, revistas e na internet, frases em geral, ditas no dia a dia, para analisar os recursos coesivos utilizados. Será que eles conseguem perceber juntos alguma substituição de palavras? Lance o desafio. Peça que os alunos compartilhem no grupo da turma o que eles encontraram.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Carolina Alecrim Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Articuladores textuais no gênero resumo: coesão referencial
Finalidade da aula: Reconhecer os elementos de coesão referencial e analisar sua função na construção de sentidos em resumo na área de ciências humanas
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe/ Semântica / Fono-ortografia
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP13/ EF08LP14 / EF08LP04.
Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor, caderno, lápis, borracha e cópias das atividades.
O texto analisado nesta aula é um resumo da área de história. Para garantir uma boa condição de análise dos elementos coesivos propostos para essa aula, é interessante que seja feita uma leitura prévia com os alunos. Essa leitura antecipada poderá contar, se possível, com a presença do professor de história, a fim de que o conhecimento histórico abordado no texto seja compreendido pelos alunos.
Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas: Percepção dos alunos sobre os sentidos dos usos de pronomes referenciais no contexto textual.
Referências sobre o assunto:
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. 11.ed. São Paulo : Ática, 2009.(Princípios).
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g>. Acesso em: 16 jan. 2019.
KOCH, Ingedore G. Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1993.
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.