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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - A carta de solicitação e a publicidade infantil: levantamento de justificativas e argumentos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A carta de solicitação e a publicidade infantil: levantamento de justificativas e argumentos

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Projetor multimídia e computador. Cadernos individuais e quadro. Cópias de textos de apoio das aulas anteriores, disponíveis também aqui.

Informações sobre o gênero: Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes não enxerguem, inicialmente, de que maneira uma lista de motivos possa se tornar argumentos para uma solicitação.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 4 jan. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Peça aos estudantes que relembrem as discussões das aulas anteriores sobre os problemas da publicidade infantil no Brasil. Se você, professor, desenvolver apenas esta aula, reserve um tempo para que os alunos conheçam a temática e conduza a discussão de modo que os alunos percebam os possíveis problemas em relação à publicidade infantil no Brasil porque as crianças, muitas vezes, por estar em formação, podem ser manipuladas pelos recursos de persuasão utilizados nas propagandas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Relembre com os estudantes que, nas aulas anteriores, foram identificados problemas entre o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda e a propaganda do produto Trakinas Recheião. Se necessário, relembre-os com o apoio do material, já utilizado nas aulas 11 e 12, disponível novamente aqui.
  • Explique-lhes que, nesta aula, eles planejarão uma Carta de solicitação à agência de publicidade responsável pela Trakinas Recheião. A ideia é solicitar à agência que repense os termos de suas propagandas e que realize ações compensatórias aos prováveis danos causados pela propaganda em questão. Uma ação possível é a produção e veiculação de uma campanha de educação alimentar direcionada ao público infantil.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que releiam as anotações que fizeram na aula 11. As anotações provavelmente focaram o desrespeito da propaganda ao terceiro e ao quarto tópicos do trecho do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda. Em relação ao terceiro trecho do código, é esperado que os alunos associem a propaganda da Trakinas à “condução ao erro” em razão de a bolacha não ser de fato saudável e não auxiliar no desempenho escolar. Estas mesmas questões também podem se relacionar à inverdade e à desonestidade previstas no Código de Ética. Em relação ao quarto tópico do Código de Ética, a propaganda fere a questão de trazer benefícios à sociedade: ela não faz isso, visto que leva ao consumo de produto não saudável e que pode gerar problemas de saúde (obesidade, diabetes, cáries etc.). Entre soluções possíveis apontadas por eles também poderia estar a criação de leis, que regulamentem ou proíbam publicidade infantil, e/ou ainda a maior fiscalização de publicidades pelo governo; a melhor educação da população sobre a questão por parte de pais, escolas, universidades etc. O objetivo final da redação da Carta de solicitação é impedir que crianças sejam manipuladas por propagandas que as levem a consumir produtos supérfluos e prejudiciais à saúde.
  • Solicite aos estudantes que relembrem as características formais da Carta de solicitação, estudadas na aula 3. Se necessário, relembre a atividade aqui.
  • Solicite aos estudantes que relembrem o conteúdo esperado em uma Carta de solicitação, estudado na aula 4. Se necessário, relembre a atividade aqui. Para cumprir as três orientações acima, sugerem-se 10 minutos.
  • Pensando nas três orientações acima, peça aos estudantes que encontrem, na situação-problema analisada aqui, todos os elementos indicados no quadro projetado. Sugerem-se 25 minutos para esta atividade, cuja proposta pode ser encontrada nos Materiais complementares.
  • Por fim, peça-lhes que organizem os elementos encontrados, conforme estudado na aula 6. Sugerem-se 5 minutos para esta atividade.

Materiais complementares: A proposta de produção você encontra aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Após a ordenação das partes, se achar interessante, projete ou escreva no quadro uma REFERÊNCIA de resposta para os elementos solicitados, disponível aqui.
  • Explique aos estudantes que a próxima aula será destinada à redação propriamente dita da Carta de solicitação a ser enviada à agência de publicidade responsável pela campanha do produto Trakinas Recheião.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Projetor multimídia e computador. Cadernos individuais e quadro. Cópias de textos de apoio das aulas anteriores, disponíveis também aqui.

Informações sobre o gênero: Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes não enxerguem, inicialmente, de que maneira uma lista de motivos possa se tornar argumentos para uma solicitação.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 4 jan. 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Peça aos estudantes que relembrem as discussões das aulas anteriores sobre os problemas da publicidade infantil no Brasil. Se você, professor, desenvolver apenas esta aula, reserve um tempo para que os alunos conheçam a temática e conduza a discussão de modo que os alunos percebam os possíveis problemas em relação à publicidade infantil no Brasil porque as crianças, muitas vezes, por estar em formação, podem ser manipuladas pelos recursos de persuasão utilizados nas propagandas.

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Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Relembre com os estudantes que, nas aulas anteriores, foram identificados problemas entre o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda e a propaganda do produto Trakinas Recheião. Se necessário, relembre-os com o apoio do material, já utilizado nas aulas 11 e 12, disponível novamente aqui.
  • Explique-lhes que, nesta aula, eles planejarão uma Carta de solicitação à agência de publicidade responsável pela Trakinas Recheião. A ideia é solicitar à agência que repense os termos de suas propagandas e que realize ações compensatórias aos prováveis danos causados pela propaganda em questão. Uma ação possível é a produção e veiculação de uma campanha de educação alimentar direcionada ao público infantil.
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Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que releiam as anotações que fizeram na aula 11. As anotações provavelmente focaram o desrespeito da propaganda ao terceiro e ao quarto tópicos do trecho do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda. Em relação ao terceiro trecho do código, é esperado que os alunos associem a propaganda da Trakinas à “condução ao erro” em razão de a bolacha não ser de fato saudável e não auxiliar no desempenho escolar. Estas mesmas questões também podem se relacionar à inverdade e à desonestidade previstas no Código de Ética. Em relação ao quarto tópico do Código de Ética, a propaganda fere a questão de trazer benefícios à sociedade: ela não faz isso, visto que leva ao consumo de produto não saudável e que pode gerar problemas de saúde (obesidade, diabetes, cáries etc.). Entre soluções possíveis apontadas por eles também poderia estar a criação de leis, que regulamentem ou proíbam publicidade infantil, e/ou ainda a maior fiscalização de publicidades pelo governo; a melhor educação da população sobre a questão por parte de pais, escolas, universidades etc. O objetivo final da redação da Carta de solicitação é impedir que crianças sejam manipuladas por propagandas que as levem a consumir produtos supérfluos e prejudiciais à saúde.
  • Solicite aos estudantes que relembrem as características formais da Carta de solicitação, estudadas na aula 3. Se necessário, relembre a atividade aqui.
  • Solicite aos estudantes que relembrem o conteúdo esperado em uma Carta de solicitação, estudado na aula 4. Se necessário, relembre a atividade aqui. Para cumprir as três orientações acima, sugerem-se 10 minutos.
  • Pensando nas três orientações acima, peça aos estudantes que encontrem, na situação-problema analisada aqui, todos os elementos indicados no quadro projetado. Sugerem-se 25 minutos para esta atividade, cuja proposta pode ser encontrada nos Materiais complementares.
  • Por fim, peça-lhes que organizem os elementos encontrados, conforme estudado na aula 6. Sugerem-se 5 minutos para esta atividade.

Materiais complementares: A proposta de produção você encontra aqui.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Após a ordenação das partes, se achar interessante, projete ou escreva no quadro uma REFERÊNCIA de resposta para os elementos solicitados, disponível aqui.
  • Explique aos estudantes que a próxima aula será destinada à redação propriamente dita da Carta de solicitação a ser enviada à agência de publicidade responsável pela campanha do produto Trakinas Recheião.

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