Modelo de rubrica para texto dramático
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de texto dramático escrito: textualização
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático (esquetes, peças curtas) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Computador e projetor; materiais impressos (planejamento e rubrica de avaliação).
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas). O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em utilizar o planejamento do texto para a produção, percebendo a necessidade de modificar o que foi pensado anteriormente, o que não é um problema, mas pode ser visto por eles como falha; neste sentido, deixe claro que o processo de escrita é assim, o planejamento é um apoio para a produção, um ponto de onde partir, e que pode ser revisto. Além disso, os alunos também podem apresentar dificuldades no processo de textualização em relação aos itens de rubrica de avaliação; peça que observem os itens da rubrica a fim de orientar a produção escrita.
Referências sobre o assunto:
CHANDRASEGARAN, Antonia. A intervenção como recurso no processo da escrita. São Paulo: SBS Livraria, 2003. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia.
COBRA, Rubem Queiroz. Como escrever uma peça de teatro. Disponível em: <http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Gênero dramático. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Texto teatral. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em: 29 nov. 2018.
FORMAGIO, Amélia Zenir Coral. Transposição do conto para a peça teatral. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_portugues_md_amelia_zenir_coral.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2ª edição.
NOVA ESCOLA. Adaptação de conto para peça teatral. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5407/adaptacao-de-conto-para-peca-teatral>. Acesso em: 3 dez. 2018.
VASCONCELOS, Ângela do Céo Gonzaga. Produção textual e encenação com base em histórias infantis. Disponível em: <http://teatronaescola.com/index.php/noticias/item/114-producao-textual-e-encenacao-com-base-em-historias-infantis>. Acesso em: 3 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Informe aos alunos que nesta aula eles colocarão em prática a produção de um texto dramático com base em um planejamento previamente elaborado da adaptação de um Conto de fadas para texto dramático. Sugere-se que este planejamento seja realizado anteriormente a esta aula a fim de que os alunos já disponham dos itens planejados para textualizar. Recomendamos, por isso, que as aulas deste módulo de produção de texto dramático sejam usadas na sequência a fim de que se siga o percurso da produção de texto. Na aula anterior a esta, já está disponível um exemplo de planejamento a ser realizado em duplas pelos estudantes.
- É importante que, no momento da textualização, os alunos disponham de livros sobre os Contos de fadas que serão adaptados por eles, a fim de que possam inspirar-se em alguns trechos, personagens, cenários etc., facilitando o processo de escrita.
- Para motivá-los, pergunte: O que é necessário para escrever um texto dramático? Por meio desta pergunta, retomam-se os conhecimentos que os alunos já desenvolveram sobre o tema, como a necessidade de apresentar o texto em discurso direto e a presença das rubricas, além de retomar as informações que os alunos já descreveram no planejamento do texto, previamente elaborado.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Na introdução da aula, é importante apresentar a rubrica de avaliação, que poderá orientar o processo de escrita e autoavaliação dos estudantes.
- As rubricas devem ser construídas junto com os estudantes, com base na elaboração de itens que podem variar do que seria uma produção insatisfatória, satisfatória, ótima, por exemplo, e abarcar pontos importantes de caracterização do gênero em questão e até mesmo questões voltadas para a revisão do texto.
- Construir a rubrica com os estudantes é importante, pois eles estariam cientes da avaliação a que seria submetido o texto produzido por eles, com critérios que eles mesmos poderiam ajudar a elaborar. Uma sugestão para tornar este processo lúdico seria dar nomes, escolhidos por eles, para cada etapa, por exemplo: se a sala é fã de videogame, existem vários tipos deles, assim, um texto que cumpriu o que se considera insatisfatório poderia ser um “atari” (videogame antigo), um texto satisfatório poderia ser um PlayStation e um texto ótimo um Xbox. Esta escolha dos nomes para as “fases” do texto são motivadoras e ajudam na construção dos critérios.
- Obviamente, esta construção dos critérios leva tempo, e sugere-se que, neste momento, a rubrica já esteja pronta, e seja apenas reapresentada aos estudantes.
- Para auxiliar no processo de construção das rubricas de avaliação, recomenda-se a leitura dos Materiais complementares.
- Para acessar um modelo de rubrica específico para o texto dramático, clique aqui. Este é apenas um modelo, pois aconselhamos a construção de uma rubrica com os estudantes. Importante: evitar o termo “rubrica” ao se referir aos critérios de avaliação, pois, como o texto dramático também tem rubricas, o aluno pode se confundir.
- Após a leitura da rubrica/critérios, organize os alunos em duplas para prosseguir com a atividade (se estiver utilizando o módulo de produção de texto em sequência, devem ser as mesmas duplas formadas na primeira aula e que elaboraram juntas o planejamento).
Materiais complementares:
A seguir, materiais sobre rubricas de avaliação:
BIAGIOTTI, Luiz Cláudio Medeiros. Conhecendo e aplicando rubricas de avaliações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. Anais. Florianópolis, ABED, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.
MATHEUS, Aline dos Reis. Rubrica como ferramenta para a avaliação de habilidades. Disponível em: <http://site.primeiraescolha.com.br/blog-educacao/rubrica-como-ferramenta-para-a-avaliacao-de-habilidades>. Acesso em: 5 dez. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:.
- Reserve os 5 minutos iniciais para a elaboração das frases de apresentação da personagem escolhida. O objetivo é mobilizar a criatividade na elaboração do perfil das personagens e colocar à prova a seleção das frases a ser dita, a fim de que se verifique a possibilidade de elas ser encenadas futuramente.
- Aqui também é interessante que os alunos pensem a respeito de como a personagem irá se expressar, a relação entre a linguagem e a época da história. Por isso, é importante retomar conceitos de variação linguística, aproveitando o momento para relembrar os diferentes tipos de variação (regional, histórica, sociocultural) e a especificidade do texto dramático, em que a fala da personagem deve retratar o jeito que a personagem se expressa, como é ela é, sem preocupar-se tanto com questões normativas do padrão escrito da língua. Por exemplo, se trouxeram um conto de fadas para a atualidade, como isto estará refletido na forma de falar das personagens? (Por exemplo, por meio de gírias e expressões atuais).
- Além da fala, que outros aspectos são importantes para caracterizar esta personagem? (Figurino, modo de andar, voz… estas são indicações que estarão nas rubricas e podem fazer parte desta pequena “encenação”.)
- Assim que as duplas realizarem a escrita das “frases” desse minimonólogo, no tempo estipulado para o desafio, solicite que se apresentem, e verifique se os colegas conseguiram descobrir ou não as personagens. Em caso de não ser descobertas, pergunte por que foi difícil saber quem era, e oriente a dupla a observar os aspectos apresentados pelos colegas (informações que faltaram, por exemplo características importantes da personagem que não foram exploradas nas falas, ou não indicação da posição social ocupada pela personagem - princesa, criada, lenhador etc., para que fosse facilmente identificada).
- Terminada a rodada de apresentações, solicite que as duplas retomem o planejamento e iniciem a escrita propriamente dita da adaptação.
Desenvolvimento
Orientações:
- O tempo previsto nesta aula é insuficiente para a conclusão deste processo de adaptação de Conto de fadas para uma versão teatral. Por isso, recomenda-se que sejam destinados pelo menos mais dois tempos de aula para completar a produção escrita.
- Acompanhe o trabalho das duplas e verifique se estão observando as informações tanto do planejamento quanto da rubrica avaliativa.
- Faça intervenções, caso perceba dificuldades dos alunos em realizar a textualização; oriente-os a voltar ao planejamento sempre que necessário, e repassar os critérios de avaliação.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Conforme tratado no slide anterior, é necessário que os alunos tenham mais tempo para finalizar a produção escrita.
- Pensando no momento de finalização da primeira versão do texto, sugere-se abrir espaço para a discussão coletiva das duas questões do slide.
- Para a questão 1, imagina-se que os alunos respondam que o planejamento colaborou para que eles não se “perdessem” no momento da escrita; para aqueles que disserem que tiveram de “mudar o planejamento, que não adiantou de nada”, reforce que o planejamento é um importante ponto de partida, mas que também é flexível e pode ser alterado.
- Em relação à questão 2, espera-se que os alunos respondam que, ao saber dos critérios, fica mais fácil escrever a fim de atingi-los.
- Diga para eles que reconhecer os processos que envolvem a escrita do texto torna a tarefa de escrever mais fácil e prazerosa.
- Parabenize a turma por esta primeira etapa concluída.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste Plano, os alunos farão a primeira versão de um Texto Dramático, adaptando um Conto de Fadas escolhido por eles; portanto, já devem ter escolhido o Conto e feito um Planejamento dessa escrita. Envie um áudio dizendo que irá lhes lançar um desafio. Solicite que cada dupla escolha um personagem de seu Conto de Fadas e imagine uma frase que ele ou ela diriam no Texto Dramático. Essa fala a ser produzida tem que ser bem “a cara” da personagem, algo que só ela poderia dizer. Peça que as duplas escrevam essa frase e a enviem a você, no privado. Estabeleça um prazo para esse envio.
Depois que todos tiverem enviado, misture as frases de forma que as duplas recebam frases de outras duplas. Diga que os primeiros que acertarem os personagens representados nas falas vencem esse desafio. Após essa atividade, faça um apanhado de como os alunos escreveram essas frases para avaliar como está o entendimento da turma em relação aos aspectos que envolvem esta adaptação: caracterização dos personagens, variação linguística, rubricas e pontuação. Caso necessário, reforce esses aspectos com as duplas que precisarem, pelo WhatsApp ou outro canal rápido de comunicação.
Desenvolvimento
Envie um novo áudio solicitando que comecem a escrever seus textos dramáticos. Para tanto, encaminhe a Rubrica de Qualidade disponível aqui, sugerida no Plano, e explique (por áudio ou por escrito) que devem seguir os critérios ali estabelecidos. Explique cada ponto, caso necessário, e auxilie-os durante a adaptação dos Contos de Fadas pelos canais mais acessíveis para vocês. Estabeleça um prazo e peça que todas as duplas publiquem suas primeiras versões em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive (sugestão).
Fechamento
Finalize a aula enviando um comentário por escrito a todos, retomando brevemente as atividades desenvolvidas e destacando o papel do Planejamento e da Rubrica de Qualidade para apoiar a escrita de um bom texto. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem brincar com um jogo semelhante ao da Introdução utilizando filmes e séries: cada um imagina um personagem e escreve uma frase que seja típica dele, como, por exemplo, “Eu sou seu pai” (Darth Vader) ou “Vou assoprar, assoprar, e sua casa vou derrubar!” (Lobo Mau). Depois, podem cortar as frases e sorteá-las para ver quem adivinha mais (também podem utilizar um Sorteador Online, disponível aqui). Incentive as famílias que toparem fazer a brincadeira a publicar fotos ou vídeos desse momento no grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Wania Silva
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção de texto dramático escrito: textualização
Finalidade da aula: Com base no planejamento do texto, produzir a adaptação de um Conto de fadas para texto dramático a fim de engajar-se nos processos de textualização, colocando em prática os recursos linguísticos do gênero em questão.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas)
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre textos/consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP50/EF69LP51
Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.