15251
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Produção de textos

Plano de aula - Elaborando mural de textos do gênero curiosidades

Atividade de alfabetização com a construção de um moral com o gênero curiosidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail;
Materiais selecionados pela turma na aula 3 desta sequência e textos produzidos na aula 9, já digitados.

- Opcional: canal para aula online, como Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio ao grupo de alunos, pelo WhatsApp (ou outro canal), compartilhando que esta aula é para planejamento do mural virtual combinado nas aulas anteriores. Lembre-os de que será um mural com as curiosidades sobre animais de jardim.
Retome os grupos pequenos do WhatsApp (cada grupo pesquisou o mesmo animal nas aulas anteriores) e pergunte o que teria no mural. É esperado que digam que deve ter informações e curiosidades sobre os animais que selecionaram, ilustrações e identificação.
Caso não apontem algum aspecto, ajude-os fazendo perguntas do tipo: “É preciso colocar um título no mural?”; “E identificar quem produziu o mural, será que é interessante?”. Acolha as sugestões.

Desenvolvimento
Defina com os grupos quantas curiosidades serão escritas no mural (pelo menos mais duas de cada animal). Lembre-os de que cada aluno já tem uma pronta e será preciso ter algumas ilustrações no mural.
Relembre a aula (3ª desta sequência) na qual selecionaram materiais (textos, sites, livros, revistas) e retome o texto produzido na aula 9, que você já digitou.
Explique que precisam definir que outras curiosidades irão compor o mural e quem pode escrevê-las, pode ser alguém do grupo ou ditar para um familiar. Ajude cada grupo nessas definições enviando áudio claros e curtos. Talvez algum grupo ou aluno precise de mais apoio para consultar os materiais, definir quais textos irão produzir e chegar a um consenso.

Fechamento
Combine que a tarefa será a ilustração, desenho ou imagem de revistas e livros, cada criança decide, todos fotografados e enviados a você. Estabeleça um prazo. Envie um áudio nos grupos pequenos, criados no WhatsApp, seguindo as orientações do slide Fechamento do plano de aula.

Convite às famílias
A família é convidada a acompanhar e auxiliar a criança em todas as etapas desta aula. Considere efetuar orientação à família para que a criança seja, de fato, a protagonista das situações.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_03SQA13

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas