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Plano de aula - Preenchendo Fichas Técnicas

POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz 24/11/2018
Código: LPO1_03SQA06

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP24) Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição dos textos e adequação às normas de escrita.

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Livros, enciclopédias, encartes e revistas que trazem informações sobre as características e modo de vida dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram selecionados pelos alunos na aula 03. Fichas impressas, lápis e borracha.

Informações sobre o gênero: O gênero curiosidade será trabalhado na ficha técnica cujo texto apresenta informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizado em tópicos, de modo objetivo e sintético e num formato específico, geralmente uma tabela.

Dificuldades antecipadas: Definir os itens da ficha técnica, escrever ou ditá-los (para um colega ou professor) observando a adequação da escrita.

Referências sobre o assunto:

COSTA VAL, M. Graça e ROCHA, Gladys. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica. 2003.

DIONÍSIO, Ângela; MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Augusta (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

LEAL.; T.F.; BRANDÃO.;A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

MATERIAL PARA INTERVENÇÃO PRODUTIVA:

https://avisala.org.br/index.php/assunto/tempo-didadico/muitos-mundos-numa-unica-sala/

http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf

Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com os alunos que hoje é dia de elaborar as Fichas Técnicas que utilizarão para compartilhar com a comunidade escolar as informações importantes e interessantes sobre os animais que vivem ou visitam os jardins.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome com a turma o modelo de Ficha Técnica que elaboraram na aula anterior.
  • Lembre-se que a turma definiu os 6 itens da Ficha coletivamente portanto a ficha a ser impressa precisa conter, na 1ª coluna, os itens escolhidos por eles. Aqui tem um modelo de ficha com a 1ª coluna em branco que poderá ser preenchida por você ou, se possível elabore uma digitando os itens em letra arial maiúscula (aqui outra com possíveis itens).
  • Explique para a turma que no espaço maior, 1ª linha da tabela, escreverão o nome do animal e deve haver uma ilustração que o grupo decide se vai desenhar o animal ou colar uma imagem se encontrarem em revistas ou outro portador que possa ser recortado. As 6 linhas seguintes da coluna da esquerda estão os itens definidos pela turma e hoje irão preencher as linhas da coluna da direita.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente a turma que nesta aula cada grupo ficará responsável por pesquisar um animal, vão tornar-se “especialista nele” (Lerner, 2002). Atenção professor: este grupo será mantido em todas as aulas seguintes que tenha como objetivo elaborar textos sobre os animais. Nesse plano escolhemos, como sugestão, os seguintes animais: abelha, formiga, borboleta, caracol, grilo e sapo entre os animais que vivem ou visitam os jardins, mas o grupo de alunos pode ter escolhido outros na aula 01.
  • Lembre-se que o trabalho em grupo requer participação ativa dos alunos por isso é interessante você definir os participantes do grupo considerando os conhecimentos prévios de cada aluno, assim é possível organizar grupos com diferentes níveis de saberes para que possam aprender uns com os outros. Se houver alunos alfabéticos e silábicos-alfabéticos na turma distribua-os nos diferentes grupos para que sejam os escribas. Nos grupos cujos alunos são pré-silábicos ou silábicos o professor atuará como escriba. Uma organização possível é que tal atividade ocorra no momento de cantos (saiba mais sobre essa organização da turma) assim você, professor, estará com um grupo enquanto os demais realizam uma outra atividade que consigam fazer com autonomia como jogos ou atividades de desenho e pintura.
  • Defina, junto com a turma, qual animal cada grupo vai se responsabilizar. Será interessante que haja um consenso entre os alunos. Escreva os nomes dos animais no quadro e peça para os grupos escolherem, caso queiram o mesmo animal ajude-os a definir um critério de atribuição ou procure indicar a um dos grupos um outro animal mostrando o quão interessante será pesquisar sobre ele.
  • Disponha os materiais (livros, revistas, enciclopédias) que serão utilizados em local acessível para todos os grupos, entretanto se houver livros específicos de determinado animal entregue-o ao grupo responsável por ele.
  • Distribua os impressos da FICHA TÉCNICA. Entregue 1 por grupo e combine quem será o escriba de cada um.
  • Circule entre os grupos para orientar e auxiliar, efetuando intervenções para que o trabalho em grupo tenha uma participação ativa de todos os membros.
  • Oriente cada grupo a dividir as tarefas, enquanto 1 ou 2 alunos procuram as informações de um item outra dupla procura de outro e sempre ditam a informação localizada para quem for o escriba, que também pode ser definido por você.
  • Faça perguntas e sugestões que incentive aqueles menos atuante, por exemplo: “Vocês já encontraram a informação sobre a alimentação? João veja essa revista parece que aqui fala sobre isso.” ou “Maria que tal você ir olhando esse livro junto com a Joana para encontrar o item curiosidades enquanto eles estão procurando sobre alimentação?”.
  • Lembre cada grupo de combinar se utilizarão uma imagem ou farão o desenho ao final do trabalho.
  • Faltando cerca de 5 minutos para concluir essa etapa da aula avise os grupos.

Referência sobre o trabalho em grupos: http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf

Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Organize, junto com os alunos, as fichas prontas num mural ou no quadro de maneira que fiquem numa altura e disposição na qual todos possam visualizá-las. Caso algum grupo não tenha conseguido concluir o preenchimento da ficha técnica combine que poderão fazê-lo em outro momento mas mesmo assim podem expor o que foi feito.
  • Convide a turma a apreciar, no sentido de observar todas elas, ler os itens e ver o trabalho dos outros grupos. A proposta é que os alunos saiam de suas carteiras e se aproximem do mural ou do quadro onde estão as fichas que elaboraram.
  • Cada grupo apresenta sua ficha lendo os itens que elaboraram. Caso seja necessário o seu auxílio para a leitura procure envolver os participantes do grupo ajudando-os a relembrar o que foi escrito.
  • Conclua parabenizando a turma pelo trabalho realizado e antecipe que continuarão produzindo outros textos para então montar o mural que será compartilhado com a comunidade escolar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Livros, enciclopédias, encartes e revistas que trazem informações sobre as características e modo de vida dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram selecionados pelos alunos na aula 03. Fichas impressas, lápis e borracha.

Informações sobre o gênero: O gênero curiosidade será trabalhado na ficha técnica cujo texto apresenta informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizado em tópicos, de modo objetivo e sintético e num formato específico, geralmente uma tabela.

Dificuldades antecipadas: Definir os itens da ficha técnica, escrever ou ditá-los (para um colega ou professor) observando a adequação da escrita.

Referências sobre o assunto:

COSTA VAL, M. Graça e ROCHA, Gladys. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica. 2003.

DIONÍSIO, Ângela; MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Augusta (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

LEAL.; T.F.; BRANDÃO.;A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

MATERIAL PARA INTERVENÇÃO PRODUTIVA:

https://avisala.org.br/index.php/assunto/tempo-didadico/muitos-mundos-numa-unica-sala/

http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf

Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com os alunos que hoje é dia de elaborar as Fichas Técnicas que utilizarão para compartilhar com a comunidade escolar as informações importantes e interessantes sobre os animais que vivem ou visitam os jardins.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome com a turma o modelo de Ficha Técnica que elaboraram na aula anterior.
  • Lembre-se que a turma definiu os 6 itens da Ficha coletivamente portanto a ficha a ser impressa precisa conter, na 1ª coluna, os itens escolhidos por eles. Aqui tem um modelo de ficha com a 1ª coluna em branco que poderá ser preenchida por você ou, se possível elabore uma digitando os itens em letra arial maiúscula (aqui outra com possíveis itens).
  • Explique para a turma que no espaço maior, 1ª linha da tabela, escreverão o nome do animal e deve haver uma ilustração que o grupo decide se vai desenhar o animal ou colar uma imagem se encontrarem em revistas ou outro portador que possa ser recortado. As 6 linhas seguintes da coluna da esquerda estão os itens definidos pela turma e hoje irão preencher as linhas da coluna da direita.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente a turma que nesta aula cada grupo ficará responsável por pesquisar um animal, vão tornar-se “especialista nele” (Lerner, 2002). Atenção professor: este grupo será mantido em todas as aulas seguintes que tenha como objetivo elaborar textos sobre os animais. Nesse plano escolhemos, como sugestão, os seguintes animais: abelha, formiga, borboleta, caracol, grilo e sapo entre os animais que vivem ou visitam os jardins, mas o grupo de alunos pode ter escolhido outros na aula 01.
  • Lembre-se que o trabalho em grupo requer participação ativa dos alunos por isso é interessante você definir os participantes do grupo considerando os conhecimentos prévios de cada aluno, assim é possível organizar grupos com diferentes níveis de saberes para que possam aprender uns com os outros. Se houver alunos alfabéticos e silábicos-alfabéticos na turma distribua-os nos diferentes grupos para que sejam os escribas. Nos grupos cujos alunos são pré-silábicos ou silábicos o professor atuará como escriba. Uma organização possível é que tal atividade ocorra no momento de cantos (saiba mais sobre essa organização da turma) assim você, professor, estará com um grupo enquanto os demais realizam uma outra atividade que consigam fazer com autonomia como jogos ou atividades de desenho e pintura.
  • Defina, junto com a turma, qual animal cada grupo vai se responsabilizar. Será interessante que haja um consenso entre os alunos. Escreva os nomes dos animais no quadro e peça para os grupos escolherem, caso queiram o mesmo animal ajude-os a definir um critério de atribuição ou procure indicar a um dos grupos um outro animal mostrando o quão interessante será pesquisar sobre ele.
  • Disponha os materiais (livros, revistas, enciclopédias) que serão utilizados em local acessível para todos os grupos, entretanto se houver livros específicos de determinado animal entregue-o ao grupo responsável por ele.
  • Distribua os impressos da FICHA TÉCNICA. Entregue 1 por grupo e combine quem será o escriba de cada um.
  • Circule entre os grupos para orientar e auxiliar, efetuando intervenções para que o trabalho em grupo tenha uma participação ativa de todos os membros.
  • Oriente cada grupo a dividir as tarefas, enquanto 1 ou 2 alunos procuram as informações de um item outra dupla procura de outro e sempre ditam a informação localizada para quem for o escriba, que também pode ser definido por você.
  • Faça perguntas e sugestões que incentive aqueles menos atuante, por exemplo: “Vocês já encontraram a informação sobre a alimentação? João veja essa revista parece que aqui fala sobre isso.” ou “Maria que tal você ir olhando esse livro junto com a Joana para encontrar o item curiosidades enquanto eles estão procurando sobre alimentação?”.
  • Lembre cada grupo de combinar se utilizarão uma imagem ou farão o desenho ao final do trabalho.
  • Faltando cerca de 5 minutos para concluir essa etapa da aula avise os grupos.

Referência sobre o trabalho em grupos: http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf

Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Organize, junto com os alunos, as fichas prontas num mural ou no quadro de maneira que fiquem numa altura e disposição na qual todos possam visualizá-las. Caso algum grupo não tenha conseguido concluir o preenchimento da ficha técnica combine que poderão fazê-lo em outro momento mas mesmo assim podem expor o que foi feito.
  • Convide a turma a apreciar, no sentido de observar todas elas, ler os itens e ver o trabalho dos outros grupos. A proposta é que os alunos saiam de suas carteiras e se aproximem do mural ou do quadro onde estão as fichas que elaboraram.
  • Cada grupo apresenta sua ficha lendo os itens que elaboraram. Caso seja necessário o seu auxílio para a leitura procure envolver os participantes do grupo ajudando-os a relembrar o que foi escrito.
  • Conclua parabenizando a turma pelo trabalho realizado e antecipe que continuarão produzindo outros textos para então montar o mural que será compartilhado com a comunidade escolar.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Preenchendo Fichas Técnicas

Finalidade da aula: Elaboração, em pequenos grupos, da ficha técnica de um animal (itens definidos na aula anterior).

Ano:1º ano do Ensino Fundamental.

Gênero: Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição dos textos. Adequação às normas de escrita.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica.

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP24

Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa.  A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

 

Materiais necessários: Livros, enciclopédias, encartes e revistas que trazem informações sobre as características e modo de vida dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram selecionados pelos alunos na aula 03. Fichas  impressas, lápis e borracha.

 

Informações sobre o gênero:  O gênero curiosidade será trabalhado na ficha técnica cujo texto  apresenta informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizado em tópicos, de modo objetivo e sintético e num formato específico, geralmente uma tabela.

 

Dificuldades antecipadas: Definir os itens da ficha técnica, escrever ou ditá-los (para um colega ou professor) observando a adequação da escrita.

 

Referências sobre o assunto:  

COSTA VAL, M. Graça e ROCHA, Gladys. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica. 2003.

DIONÍSIO, Ângela; MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Augusta (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

LEAL.; T.F.; BRANDÃO.;A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

 

MATERIAL PARA INTERVENÇÃO PRODUTIVA:

https://avisala.org.br/index.php/assunto/tempo-didadico/muitos-mundos-numa-unica-sala/

http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf

Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.


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