15161
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de um roteiro de entrevista oral para coleta de dados

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre produção de textos jornalísticos orais/ Planejamento e produção de textos jornalísticos orais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Planejamento de um roteiro de entrevista oral para coleta de dados

Finalidade da aula: Planejar o roteiro de uma entrevista oral, definindo quem será entrevistado, os meios de registro e o papel de cada um na execução da tarefa, a fim de reunir informações importantes para a produção de um capítulo de sua  biografia romanceada.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Biografia romanceada/Entrevista oral

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais/ Planejamento e produção de textos jornalísticos orais

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP10), (EF69LP11), (EF69LP12).

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

 

Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado por meio do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Por meio das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.

 

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, materiais de uso diário: papel e caneta.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades para priorizar os aspectos a serem abordados na entrevista. Nesse caso, é importante orientá-los quanto à relevância dos dados a serem coletados e também sobre a possibilidade de se fazer perguntas sobre fatos curiosos e de caráter emocional, para instigar a curiosidade dos leitores; orientá-los também sobre a adequação da escolha do biografado e da seleção do episódio a ser narrado, que precisará despertar o interesse do leitor e garantir o caráter literário do gênero.

 

Referências sobre o assunto:

CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.

DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora  (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali. Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: Atividades de retextualização. 7a ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em:

<https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.


Código: LPO9_04SQA10

(EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.

(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas