14972
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Oralidade

Plano de aula - Produzindo o texto oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Produzindo o texto oral

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: - Cópias dos textos para todas as duplas, de acordo com a crônica escolhida por elas (esta ou esta).

- Microfone, caixa de som.

- Recursos audiovisuais, de acordo com o planejamento de cada dupla (projetor, câmera etc.).

Informações sobre o gênero: A palavra crônica vem do grego chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por ser narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, as crônicas exploradas são textos orais; logo, o foco dar-se-á às peculiaridades desta prática de linguagem.

Dificuldades antecipadas: O processo de retextualização (neste caso, transformar um texto escrito em oral) não é tão simples, visto que exige estratégias e habilidades relacionadas a ambas as práticas de linguagem. Desta forma, é importante acompanhar a produção dos alunos, a fim de observar as dificuldades que se apresentarem e ajudá-los a saná-las.

Referências sobre o assunto:

Fonte: Avaliação em Língua Portuguesa - Contribuições para a prática pedagógica, Beth Marcuschi e Lívia Suassuna (orgs.), disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em: 4/11/2018.

Fonte: Variação linguística e ensino, Janice Helena Chaves Marinho e Maria da Graça Costa Val, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf . Acesso em: 10/11/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula, exposto na lâmina 2 para os alunos, explicando-o brevemente.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que hoje eles executarão o planejamento iniciado na aula anterior (Aula 11). Leia para o grupo a introdução exposta no slide 3 e, em seguida, solicite a um aluno que leia o primeiro tópico.
  • Chame outro aluno para realizar a leitura do segundo tópico e assim sucessivamente até que os cinco tópicos tenham sido contemplados. Após cada leitura, tire dúvidas e dê as explicações necessárias para garantir a compreensão de todos.
  • Enfoque com a turma o objetivo final da atividade (tópico 3 do slide) e relembre que suas apresentações comporão um sarau, do qual todos participarão.

Obs.: Se a escola dispuser de um espaço para apresentações, como um auditório, por exemplo, o evento pode ser realizado lá. Neste caso, podem ser convidados alunos de outros grupos para apreciação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 10 minutos para a preparação + 25 minutos para as apresentações.
  • Explique aos alunos que o tempo de preparação deve ser destinado a toda a organização da apresentação (elaboração de materiais, ensaio etc.). Durante este tempo, circule entre as duplas a fim de fazer intervenções e/ou ajustes necessários - no que se refere à preparação e aos objetivos e às características desta prática discursiva, tais como: a entonação e a articulação das palavras a fim de ser compreendidos por todos; as estratégias pensadas para substituir a função do narrador (no caso do texto dramatizado); o ritmo conferido ao texto, caso optem pela leitura deste; a complementação da linguagem verbal por meio de gestos e expressões faciais; a transmissão de emoções por meio da fala.
  • Você pode auxiliar na adequação do discurso, na articulação e no ritmo do texto, no repertório corporal a fim de complementar a linguagem verbal, na entonação mais adequada ao texto escolhido (já que são dadas uma crônica humorística e uma reflexiva) ou em outras questões que se façam presentes.
  • Dê início às apresentações. Todos os alunos da turma participarão do sarau, apreciando-o e se apresentando. Se a escola dispuser de um espaço para apresentações, reserve-o e convide outros alunos/turmas para assistir.

Materiais complementares:

- Caso deseje acessar as crônicas utilizadas para a retextualização, clique aqui e aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Leia a consigna exposta na lâmina 5 para o grupo e explique-a. Informe também que eles terão 2 minutos para o registro e destine os 5 minutos finais para a socialização com os colegas.
  • No momento em que as duplas expuserem suas aprendizagens, abra um espaço de fala para os demais. Pergunte-lhes se concordam, o que pensam sobre a colocação do colega, o que acharam da apresentação da dupla em questão etc.

Materiais complementares:

- Para imprimir os cartões de registro, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: - Cópias dos textos para todas as duplas, de acordo com a crônica escolhida por elas (esta ou esta).

- Microfone, caixa de som.

- Recursos audiovisuais, de acordo com o planejamento de cada dupla (projetor, câmera etc.).

Informações sobre o gênero: A palavra crônica vem do grego chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por ser narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, as crônicas exploradas são textos orais; logo, o foco dar-se-á às peculiaridades desta prática de linguagem.

Dificuldades antecipadas: O processo de retextualização (neste caso, transformar um texto escrito em oral) não é tão simples, visto que exige estratégias e habilidades relacionadas a ambas as práticas de linguagem. Desta forma, é importante acompanhar a produção dos alunos, a fim de observar as dificuldades que se apresentarem e ajudá-los a saná-las.

Referências sobre o assunto:

Fonte: Avaliação em Língua Portuguesa - Contribuições para a prática pedagógica, Beth Marcuschi e Lívia Suassuna (orgs.), disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em: 4/11/2018.

Fonte: Variação linguística e ensino, Janice Helena Chaves Marinho e Maria da Graça Costa Val, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf . Acesso em: 10/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula, exposto na lâmina 2 para os alunos, explicando-o brevemente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que hoje eles executarão o planejamento iniciado na aula anterior (Aula 11). Leia para o grupo a introdução exposta no slide 3 e, em seguida, solicite a um aluno que leia o primeiro tópico.
  • Chame outro aluno para realizar a leitura do segundo tópico e assim sucessivamente até que os cinco tópicos tenham sido contemplados. Após cada leitura, tire dúvidas e dê as explicações necessárias para garantir a compreensão de todos.
  • Enfoque com a turma o objetivo final da atividade (tópico 3 do slide) e relembre que suas apresentações comporão um sarau, do qual todos participarão.

Obs.: Se a escola dispuser de um espaço para apresentações, como um auditório, por exemplo, o evento pode ser realizado lá. Neste caso, podem ser convidados alunos de outros grupos para apreciação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 10 minutos para a preparação + 25 minutos para as apresentações.
  • Explique aos alunos que o tempo de preparação deve ser destinado a toda a organização da apresentação (elaboração de materiais, ensaio etc.). Durante este tempo, circule entre as duplas a fim de fazer intervenções e/ou ajustes necessários - no que se refere à preparação e aos objetivos e às características desta prática discursiva, tais como: a entonação e a articulação das palavras a fim de ser compreendidos por todos; as estratégias pensadas para substituir a função do narrador (no caso do texto dramatizado); o ritmo conferido ao texto, caso optem pela leitura deste; a complementação da linguagem verbal por meio de gestos e expressões faciais; a transmissão de emoções por meio da fala.
  • Você pode auxiliar na adequação do discurso, na articulação e no ritmo do texto, no repertório corporal a fim de complementar a linguagem verbal, na entonação mais adequada ao texto escolhido (já que são dadas uma crônica humorística e uma reflexiva) ou em outras questões que se façam presentes.
  • Dê início às apresentações. Todos os alunos da turma participarão do sarau, apreciando-o e se apresentando. Se a escola dispuser de um espaço para apresentações, reserve-o e convide outros alunos/turmas para assistir.

Materiais complementares:

- Caso deseje acessar as crônicas utilizadas para a retextualização, clique aqui e aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Leia a consigna exposta na lâmina 5 para o grupo e explique-a. Informe também que eles terão 2 minutos para o registro e destine os 5 minutos finais para a socialização com os colegas.
  • No momento em que as duplas expuserem suas aprendizagens, abra um espaço de fala para os demais. Pergunte-lhes se concordam, o que pensam sobre a colocação do colega, o que acharam da apresentação da dupla em questão etc.

Materiais complementares:

- Para imprimir os cartões de registro, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano