14799
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Diário: o efeito de sentido de verbos de enunciação no discurso direto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Diário: o efeito de sentido de verbos de enunciação no discurso direto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
Google Documentos (tutorial disponível aqui).

- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

- Material:
Resolução disponível aqui.

Introdução
Compartilhe as imagens pelo WhatsApp. Oriente os alunos a lerem a tirinha e enviarem áudios contando a história oralmente, acrescentando um título a ela.

Desenvolvimento
Crie um documento no Google, anexe novamente a tirinha e desafie os alunos a realizarem a tarefa proposta no plano: escrever uma página do diário do Franjinha. Crie um espaço parecido com uma página de diário. Acompanhe a produção dos alunos através de comentários no documento. Vá oferecendo direcionamentos e lançando as perguntas sugeridas nas orientações do plano sempre que sentir que os alunos precisam desse apoio.
Outra opção é organizar uma videochamada pelo Google Meet, compartilhar a tirinha e lançar o desafio proposto no plano. Para isso, crie um documento do Google para ir escrevendo as sugestões deles.
Em seguida, crie outro documento do Google e compartilhe com os alunos o quadro proposto no slide. Oriente-os a realizarem a substituição sugerida no plano.

Fechamento
Compartilhe o quadro sugerido no slide pelo WhatsApp ou pelo e-mail. Oriente os alunos a acrescentarem o que acharem necessário, a partir do que foi trabalhado na atividade.

Convite às famílias
Convide os familiares a incentivarem as crianças a iniciarem um diário. Envie áudios aos familiares, por WhatsApp ou e-mail, explicando a importância do incentivo e participação deles para a apropriação do gênero pela criança, e como eles poderão fazer isso nessa atividade.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02SQA08

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas